O LOBO MÍOPE REGRESSA... MAIS MÍOPE!


A pedido de muitas familias mas, também, para lamento de muitas outras, o Lobo Míope está de volta!

Afazeres pessoais e profissionais impediram-me de dar o contributo que a excelência que este blog exige. Afinal de contas, este é "O" Blog.

Ora bem, a época está a acabar e o mercado de transferências vai, paulatinamente, ganhando vida.

Acabei de ver a final da Champions e, apesar de, estranhamente, ter torcido pelo United (não entendo mas é verdade) fiquei contente com a vitória da equipa que praticou o mais belo futebol dos últimos anos. Eficácia, eficiência e beleza em conjunto! Muito próximos da perfeição. Já agora, não quero deixar de fazer uma referência ao Wolfsburg que fez uma época espantosa e conta com um ataque fabuloso!

Voltando aos culés (o Pis já explicou a origem do termo), quero destacar Andrés Iniesta. Tenho a certeza que se este jogador estivesse envolvido numa transferência a rondar os 30 Milhões de euros (e bem que os vale) passaria a ser indicado como um dos melhores jogadores do Mundo. Assim , é "só" um dos miúdos da cantera culé que joga muito bem. Para mim, é o jogador da época. Uma mistura de Deco e Messi... Ok, um pouco menos... :)

Falei do Barça porque hoje fez um jogo soberbo. O Barcelona mostrou hoje como uma equipa deve (ou devia, caso pudesse) defender. Tendo a posse da bola! É obviamente a melhor maneira e a forma mais eficaz de se defender. Ter a bola, circulá-la com qualidade e fazer os nabos da SportTv ficarem espantados com a passividade do United, cujos jogadores se limitavam a ver o Barcelona jogar... A PASSO!!! Como já estou habituado às pérolas que as aves raras da nossa TV costumam proferir não fiquei espantado. No futebol do Barcelona é a bola que corre. Os jogadores movem-se de um modo perfeitamente harmonioso na criação de linhas de passe, o que faz com que até o Puyol pareça jogador de futebol!!!! É claro que isto exige um pequeno pormenor: ter "11" jogadores que saibam jogar à bola.

E quem é que também "11" jogadores que sabem jogar à bola? O Futebol Clube do Porto, carago!

Indo de encontro ao que motiva este texto, creio que é possível e, relativamente, fácil antecipar o plantel para a época 2009/10.

Quanto à equipa técnica, sinto-me perfeitamente à-vontade. Jesualdo Ferreira. Não sou nem nunca fui admirador do Prof. Jesualdo Ferreira. De qualquer modo, o Jesualdo mudou muito depois do inferno de Outubro e Novembro de 2008. Abdicou de dogmas que o guiavam e o caminho da vitória e do título foi naturalmente atingido. Acho, contudo, que continua a pecar nos jogos em que tem que assumir claramente as despesas do jogo. O jogo contra os vasquinhos no Dragão foi um exemplo claro disso. Jogar em casa contra um rival de sempre, 2 ou 3 semanas depois de termos levado 4 no Mictório XXI, e não conseguir montar a equipa de modo a fazer pelo menos um verdadeiro remate à baliza é muito mau... Por outro lado, conseguiu estruturar a equipa de forma quase perfeita para quando podia abordar o jogo em contra-ataque. Madrid e Manchester são os exemplos mais óbvios.

Há quem opine que tal se deve à falta de médios que possam assumir a condução do jogo. Lucho não é o melhor espécime neste tipo de jogo, mas é fantástico no passe ao primeiro toque. No fundo, actualmente, só Hulk e Rodriguez e, eventualmente, o Licha podem causar desequilibrios em acções individuais. A ver vamos se algum retoque é dado relativamente a este assunto...

Se a questão do treinador está resolvida, na baliza é preciso assumir se Ventura terá a sua oportunidade ou não. Se a resposta for negativa e optar-se pelo seu empréstimo, entendo que devemos contratar um guarda-redes. Hélton não oferece a segurança que ofereceu quando o Baía estava no banco e o Nuno... bem, quem me conhece sabe o que penso... Assim, e contrariamente ao que entendi ao longo de grande parte da época, o Eduardo não é solução. Além de falhar nos momentos chave, é mais um que padece do vírus da Selecção. Depois do Baía, qualquer guarda-redes que vá à selecção "estraga-se"... ou revela-se! Para mim, o melhor guarda-redes do campeonato foi Rafael Bracalli do Nacional da Madeira. Terá capacidades para assumir a nossa baliza?

Na defesa, prevêm-se algumas alterações.

A permanência do Benitez é duvidosa e mesmo indesejável. No centro, Pedro Emanuel deverá pendurar as botas e Bruno Alves está de saída e acaba por revelar-se uma excelente mais valia quando, há 3 ou 4 anos, eu era gajo para pagar para vê-lo longe do Dragão! - isto não abona muito a meu favor... - Confio no Stepanov e tenho muita fé no Nuno André Coelho. Faz-me lembrar o Ricardo Carvalho, é veloz e também marca livres!!! Com a contratação do Miguel Lopes (grandes expectativas!) ou Fucile será aposta definitiva na esquerda ou, então, Fucile ou Sapu serão transferidos. Se isto acontecer, um defesa esquerdo terá de ser contratado e, em Portugal, só Evaldo me parece uma aposta credível. O Duda seria uma solução interessante. Tripeiro, portista e, com certeza, não se importaria muito de ser a sombra do "Só-ao-soco".

No meio campo, Fernando e Madrid são mais do que suficientes. O Fernando teve um crescimento espectacular e o seu potencial é imenso! Madrid sabe jogar à bola e não defraudará se tiver de assumir a posição. Não falo do Pelé porque não me parece que caiba no plantel do Jesualdo. El Capitán e Meireles são inquestionáveis e acredito que seremos o último clube de Lucho Gonzalez! Guarín foi uma desilusão e Tomás Costa é uma boa alternativa. Confio nele. Sobra uma vaga e todos sonhamos com DECO! Não é preciso descrevê-lo, pois não??? Do Deco até um míope fala bem!

Lá na frente, Mariano, Farías, Hulk e CR10 estão certos. Licha fará o contrato da vida dele. Adorava vê-lo em Itália ou Inglaterra. Varela pode ser uma boa alternativa e Rabiola e Orlando Sá serão segundas linhas.

Espero que o Rentería seja reintegrado. Rentería é um jogador quase perfeito em tudo o que envolve o jogo menos na finalização, onde está bem longe da perfeição... Ironicamente, é capaz de marcar grandes golos. Acredito, inclusivé, que será uma óptima solução para os jogos em casa. Rentería e Farias no meio podem fazer miséria. Rentería é óptimo a criar oportunidades de golo e Farías tem aquilo que falta a Rentería! É, pois, um caso em que o conjunto é bem melhor do que a soma do valor individual das partes.

Já escrevi muito e pouco ou nada disse que motivasse este post. Nesse sentido, volto a insistir naquela que eu entendo que é a grande pecha do plantel. Um ponta de lança forte e que não seja o Rentería. Neste momento, e mesmo tendo excelentes espectativas em relação ao Rabiola - não espero grande coisa do Orlando - gostava que contratássemos um "nome".

O Nenê do Nacional já é sobejamente conhecido e parece-me que seria uma excelente aposta, dependendo do dinheiro que o imitador rasca do Pinto da Costa pedisse.

No estrangeiro, Gignac (já foi aqui apresentado) está a caminho do futebol inglês, Dzeko já está avaliado acima dos 20 Milhões de Euros e, portanto, sobram 2 alternativas: Marc Janko e Gomis.

Marc Janko fez uma época espantosa e marcou golos para todos os gostos e feitios. Acho que se enquadrava de forma perfeita na nossa equipa. Deduzo que o seu passe esteja avaliado em cerca de 10 Milhões de Euros e podíamos tentar, numa primeira fase, adquirir 50% do passe. O FCPorto é um dos clubes mais apeteciveis do Mundo para os craques da 2ª linha do futebol Mundial, senão mesmo o mais apetecível. Fazemos, consecutivamente, belas figuras na Europa do Futebol e somos a melhor ponte mundial de jogadores. Quem rende no FCP dá dinheiro, faz dinheiro, transfere-se para um tubarão da Europa e faz o contrato da vida!

Quanto a Gomis é uma excelente oportunidade de negócio. As suas qualidades são inegáveis mas fez uma época desastrada no Saint-Ettiéne onde quem se destacou foi Ilan. 5 milhões de euros serão suficientes...

Bem, muito mais haveria para escrever mas, para já chega!

P'ra semana há mais! Aúúúúúúú!

Comentários

Pispis disse…
Welcome back, riskolas!

Contratações só dp de avaliar as saídas (esperemos q no máximo 2), mas para já tenho gostado, só é pena q todos se lesionem: Orlando Sá no joelho, Miguel Lopes no braço... Grande época de Varela, tou c fortes expectativas neste miúdo embora o lugar dele esteja (teoricamente) tapado...
Anónimo disse…
O riskolas já gosta do Jesualdo... a julgar pelo histórico pagava mais uma cadeira anual para vê-lo treinar na Coreia do Centro.

O riskolas vê o Bruno Alves como um central de luxo... Bom a jogador com os dois cotovelos, ninguém vai de super-besta a super-bestial assim... Era fraquinho e burro, continua fraquinho e burro...

Riskolas, CR10? Que bonito! Este só não é flop porque deixou as lamparinas para ingressar no Porto. Fosse comprado a um clube qualquer uruguaio e já estava na vossa lista de dispensas...

Riskolas é fã do Renteria... mas nisso é coerente. Sempre foi e continua a ser. Agora que o Postiga é o melhor ponta-de-lança (avançado-centro, vá) Português, posso afiançar que Renteria é, seguramente, uma fraude. Não é tão fraude como era (há-de ser) o Grande Postiga, isto porque pelo Renteria ainda o Tottenham não ofereceu uns quantos milhões... mas, meus amigos, o rapaz é tão tão fraquinho...

Cumprimentos,

Desta vez sou anónimo.
"amigo do anónimo" aka "riskolas" disse…
Anónimo, pela tua conversa, deves ser dali dos lados da Sé de Braga...

Eu não gosto do Jesualdo. Simplesmente, o homem cumpriu e bem os objetivos (assumindo que a saladeira vem para o Dragão).

Ora, se cumpriu, merece continuar. Independentemente, de eu gostar ou não.

O "teu" Paulo Bento é premiado pelos 2os lugares!

Relativamente ao Bruno Alves, ainda deves ter azia da batata que vos meteu no Mictório XXI.

ATÉ LOGO!
prata disse…
Pah. Acho vamos precisar de duas vendas consideráveis para que se possa pensar em contratar algum desses para a frente. Ou então teriamos de tentar vender mais jogadores que não sejam tão importantes para a equipa como por exemplo o Renteria, o Ibson o Vieirinha, etc. Também concordo que será necessário um investimento para a baliza mas não me parece que Bracali seja a solução. Talvez um tema para abordar num proximo artigo do Lobo.

Ps: Ontem não torci pelo Barça porque acho que não deveriam ter jogado a final. Mas foram muito superiores.
miguel87 disse…
Continuo sem gostar do Jesualdo, e ainda estou á espera que ele saia para re-comprar o meu lugar anual. Afinal a quantas equipas acima do mediocre ganhamos jogos em casa este ano??? poucas ou nenhumas:(braga,lagartos,lamparinas,atletico madrid,manchester,etc..) Podemos dizer que ganhamos as segundas linhas do Arsenal e ao Nacional. Muito pouco!
Quanto ao plantel vou esperar para ver, apesar das poucas contratações anunciadas darem bons indicios, não estou nada convencido que sejam o B.Alves e o Licha os únicos sair. Ainda tenho bem presente a tranferencia de Anderson, que ninguem estava á espera.
Gostava de ver o Gomis e tb acho q o Renteria pode ser reforço, como acredito no Ibson, P.Machado, Vierinha e H.Barbosa pelo menos...mas já sei que o Prof não vai á bola com esta juventude.

Mas pronto, a gente não faz como o Barça, prefere distribuir a cantera pelos 4 cantos do mundo e investir em suplentes de equipas do fundo tabela (Lanus, St. Ettiene, anyone??)...
Valdes, Puyol, Pique, Busquets, Xavi, Iniesta, Messi, Bojan, tudo gajos que se fartaram de rodar...na primeira equipa do BARÇA! (excepto o Piqué, que rodou no... MANCHESTER UNITED)

Gostei da vitória de ontem, mas soube a pouco. POr outro lado nunca tinha visto nenhuma equipa a ganhar uma final jogando a PASSO!!
Como se diz "podem soltar os fógos" em catalão?? :)BARÇA,BARÇA,BARÇA!! CAMPIONS!
Riskolas, se o Gomis só custa 5 milhões eu compro e depois ganho muito dinheiro.

Um abraço
riskolas disse…
Vila Pouca, terá sido esse o montante que pediram por ele ao cska moskow em janeiro.
Obviamente, vale mais mas... ele também quer sair...
Lamas disse…
Riskas, bom regresso...

Acho que fizeste uma boa análise do plantel da baliza à frente...

Tendo em conta as prováveis saídas de Licha e Bruno Alves, as minhas contratações seriam...

Um redes... inicialmente para fazer sombra e depois assumir o lugar de Helton... Eduardo têm me desiludido ultimamente, Beto defende muito para a fotografia, preferia alguém menos espalhafatoso, mas seguro... não sei quem ao certo e quanto ao Ventura colocava-o a rodar para o testar a sério...

Defesa-Esquerdo: Evaldo... para rodar com Cissokho...

Meio Campo - Luís Aguiar, considerando que Deco não é hipótese...

Avançado - é o outro lugar crítico... Nené penso que será difícil... e também não sei quem sugerir...

Regressos: Renteria para ver o que vai dar...

Outras opções: Paulo Machado e Duda... jogadores da cidade que envergariam a camisola com outro sentimento e que seriam sempre úteis...