… Mas não convencidos!
Lá está a velha expressão: Vencidos mas… De facto, não deu para perceber grande diferença entre o crónico campeão nacional e o campeão da Europa e do Mundo. Pelo menos a única diferença aparente foi um lampejo de génio do melhor jogador do mundo (uns acharão que é o Messi e terão as suas razões). De resto tudo foi semelhante. Ambas as equipas provaram jogar sem complexos em qualquer campo, ambas as equipas demonstraram um poder ofensivo tal, que nunca as defesas tiveram um momento de descanso nesta eliminatória e ambas provaram ter futebol para estar nas meias finais da Champions. Não era possível. Mas seguindo este raciocínio, não podemos deixar de questionar se deveria ter sido assim tão equilibrado dadas as conhecidas e brutais discrepâncias entre orçamentos, valor do plantel e nível competitivo da Liga doméstica (basta ver que este ano na Champions ninguém conseguiu eliminar um clube inglês a não ser o Chelsea…). A verdade é que o resultado foi o que vimos e de pouco nos serve a consolação de termos lutado de igual para igual. Aceito. Tal como se teria de aceitar o empate e consequente apuramento do FCPorto. Por muito que ontem não tenhamos controlado o jogo como seria necessário, criámos oportunidades suficientes para passar esta eliminatória. E o Manchester também as teve. Terá faltado a estrelinha de 2004. Mas a consciência que temos de ter é a de que falhámos e perdemos a eliminatória e foi em nossa casa (que continua a ser o nosso calcanhar de Aquiles). Para o ano há mais e só a presença constante nestas fases avançadas da prova manterá vivo e cada vez mais concretizável o sonho de voltar a levantar o caneco.
Quanto ao jogo, tal como seria de prever o Manchester apareceu melhor. É uma diferença abismal a presença de Anderson no meio-campo e é de bradar aos céus o facto de nem sempre ser titular. Também Berbatov traz muito mais cérebro aquele ataque e tudo isto também contribuiu para que o Manchester tivesse tido o controlo do jogo na primeira parte. Mas não podemos esquecer que o Manchester beneficiou, e muito, de ter podido passar a respirar melhor muito cedo no jogo, graças a Ronaldo. Aqui destacaria algo que achei estranho. Porque raio se assobiou e insultou o Ronaldo. Por nos marcar um golo? Por não marcar pela Selecção? Por ser arrogante? Tenham juízo. Chegámos ao ridículo de estar eu com as mãos na cabeça enquanto percebia que o Lucho ia ter de sair por lesão e grande parte do estádio estava preocupado em insultar o madeirense. E terá sido esse mesmo o ponto final da eliminatória. Ao perdermos Lucho perdemos aquele trio maravilha do meio-campo que tem sido fundamental na nossa caminhada na Champions. Perdemos também o nosso construtor de jogo prioritário. Por muito que Mariano tenha estado bem, a partir daí tudo o que criamos de perigo foi mais com coração que com técnica. E desta vez não chegou. Individualmente gostei do Lisandro que assumiu todo o jogo da equipa na segunda parte com a ajuda de Mariano que continua em boa forma. Bruno Alves continua o seu caminho de redenção e voltou a ser dos melhores. Também gostei bastante de Sapunaru que parece outro jogador. Do outro lado, não percebo como é que Rodriguez e Hulk não conseguiram aproveitar o facto de o lateral do Manchester ser o O’Shea… Hulk foi mesmo a desilusão da eliminatória. Servirá para reflectir sobre o que lhe falta para atingir a elite do futebol. Não será por falta de potencial. Se assim continuar, então prevejo uma relação com os adeptos de amor e ódio ao bom estilo de Ricardo Quaresma. Para terminar, achei que Jesualdo deveria ter mais opções de ataque no banco. Estou-me a lembrar de Tarik, por exemplo. Não havendo essa hipótese porque é que não se arriscou mais cedo no avanço do Bruno Alves ou mesmo na saída de um jogador da defesa? Tínhamos medo do 2-0? Para o ano há mais…
E é assim o futebol. Hoje é tempo de avançar para novos objectivos numa época que poderá ser considerada boa, desde que seja concretizada a possível dobradinha à moda do FCPorto. Esta frustração terá de ser paga pelo próximo que é a Académica. Não convém esquecer que é uma equipa que tem quase tantos pontos em casa como nós…
E esperemos que a lesão de Lucho não seja grave…
Equipa para Coimbra:
Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Meireles, Lucho (ou Tommy) e Rodriguez; Lisandro e Hulk.
Comentários
- Tenho muito orgulho em ser portista!
- A equipa técnica está de parabéns pelo crescimento sustentado e notório de vários jogadores e da equipa ao longo da época!
- A equipa técnica preparou muito bem o jogo em Manchester!
- O Utd é, no mínimo, 12 vezes mais rico do que nós!
- O Utd não é 12 vezes mais forte do que nós!
Quanto ao jogo de ontem, nos primeiros 20' levamos um "cheirete" de bola como nunca tínhamos levado! Aquele Anderson e o Berbatov dão muita classe ao jogo do Utd.
Acho que entramos muito na expectativa de ver como eles iam encarar o jogo. Como se isso não bastasse, notou-se não haver um plano para a eventualidade de sofrermos um golo cedo...
A lesão do Lucho foi decisiva. Perdemos o nosso cérebro!
Toda a defesa esteve impecável.
Ainda não estou convencido que o Helton não tinha hipóteses no golo. Foi um remate fabuloso mas foi de muito longe!!
O Fernando está um belo jogador!
No ataque, curiosamente, para mim, o CR10 estava a ser o melhor e o mais perigoso. A sua saída foi muito má!
O Hulk foi vítima da sua inexperiência e do primeiro árbitro que eu vi a não marcar uma única falta ao defesa que se encosta ao avançado que vai receber a bola.
Não percebi porque razão um dos centrais não subiu para o ataque nós últimos 10 ou 15 minutos!
Eles não tinham avançado centro!
É a grande crítica que aponto à equipa técnica.
A partir dos 75', perder por 1 ou por 5 era a mesma merda!
Até porque o Farias não ganhou uma única bola!! Pelo ar, o Vidic é insuperável! Só o Bruno Alves poderia fazer mossa!
Só criamos duas verdadeiras oportunidades de golo. O cabeceamento do Rolando e o remate fraquissimo do Licha dentro da área.
No entanto, saímos de cabeça bem erguida e somos a melhor equipa do mundo entre os clubes médios e mesmo até do que muitos tubarões!
Bibó PUORTO!
Ele merece pelo carácter de merda que tem.
No Utd é mais um a trabalhar, enquanto na selecção insulta adeptos, colegas e vomita baboseiras.
Até 2006, antes de virar vedeta, jogava muito na selecção!
Artur, eu gosto do Farias, mas ele não pode entrar para disputar bolas no ar com os centrais do Utd.
Era importante termos um gajo mais forte a disputar as bolas porque o Farias é bom nas sobras.
Eu pedi a entrada dele logo aos 55'! :)
1.O porto entrou a medo
2.Helton, como sempre, pouco concentrado
3.Substituições de merda
Sobre o post:
"Mas a consciência que temos de ter é a de que falhámos e perdemos a eliminatória e foi em nossa casa..."
Não concordo totalmente com isto, porque foi na 1ª mão que oferecemos um golo ao Manchester, além de termos tido o azar de não ganhar, que era o resultado ajustado á exibição das 2 equipas nesse jogo.
Comparando com o ano passado, perdemos a eliminatória no jogo fora por falta de coragem, enquanto q este ano fizemos o mais dificil (entrar forte e com coragem em Manchester) e falhamos no menos dificil (assumir a vantagem em casa).
Ventura; Sapu (Fucile),Rolando, B.Alves,Aly; Madrid; Tommy, Meireles; Tarik, Lisandro,Cebola.
E sim, o azeiteiro da madeira merece todos os insultos e mais alguns.
Melhor do mundo??? eles que ponham os olhos num puto chamado Anderson e vejam a diferença.
TENHO MTO ORGULHO NO CLUBE QUE ESCOLHI MAL SAI DO VENTRE DA MINHA MÃE!!!!
Tudo o resto não interessa....
PORTOOOOOOO!!!!!!
São dois, três dias de ressaca até que chegue o próximo jogo... as palavras, simplesmente, não saem...
Mais que estar apagado, o que me custou foi não ver o empenhamento de Hulk em assumir o jogo... as coisas até podiam sair mal, mas pelo menos tentava e o que custou foi isso... foi o não tentar...
Para mim o jogo acabou quando o Lucho se lesionou... senti, claramente, que a partir daí dificilmente encontraríamos rumo para a reviravolta...
Tirando o Hulk, houve esforço, vontade para tentar chegar lá... o Tommy entrou no jogo com o coração a 300%... a vontade de ganhar era bem patente nele...
Para o ano é mais...
A alma está destroçada porque ELES fizeram crer que o SONHO afinal não era impossível...
Estou contigo Tony...
PPPOOOOORRRRTTTOOOOOOO!!!
P.S. Acho que os insultos para o Ronaldo foram fruto do gesto obsceno que ele fez para o Icas em 2004... :)
O Hulk é novato nisto e a pressão para ser o herói da eliminatória, bem como, as sucessivas comparações com o CR7 foram demais para ele.
Como se isto já não fosse suficiente, levou com um árbitro que, logo no inicio, lhe disse que podia sossegar e devia ficar caladinho já que não iria assinalar qualquer falta sobre ele.
O Evra e o Vidic fizeram questão de lhe dar a devida porrada.
Ele tem 21 anos e está a estrear-se no futebol a sério.
Quanto ao estar destroçado, nem pensar!
Caimos de pé, fomos uns dignos vencidos e crescemos muito!
Obrigamos o campeão da Europa e do Mundo a jogar nos limites.
Lá, menosprezaram-nos. Cá, levaram-nos muito a sério.
Por tudo isto, eu não estou destroçado..
Eu estou ORGULHOSO!
sem mais comentários
Vamos dar mais um aninho ao Hulk e depois tripamos à-vontade!
Dp fazem o 2-0 aos 30m qd o Lucho teve q sair... por mt q o Mariano tenha estado bem (dos melhores senão o melhor só pela maneira cm brincou c o Evra), a lesão do Lucho deu a estocada até pk nakela altura parecia q estavamos a inverter o rumo dos acontecimentos...
Lisandro mt grande mas Hulk e Rodríguez mt apagados... Grande momento do Porto, menor fulgor do United, vantagem na eliminatória c o empate em Old Trafford, pensei q tínhamos as portas escancaradas, só n pensei na excelente exibição q os cabrões pudessem fazer no Dragão, de resto nada a apontar à ekipa (é claro q podíamos falar do erro do B. Alves, do Helton ter feito mais, do Hulk não ter jogado os 2 jogos, mas isso era ser perfeito em 180 minutos... e a perfeição n existe).
Por exemplo, o Mariano... esquecendo o jogo de ontem e os mais recentes... é trapalhada atrás de trapalhada... mas busca a bola... tem vontade... quer mostrar algo... fazia sempre isto nos jogos, mesmo as coisas correndo mais... mostrava vontade... por exemplo em Alvalade na Taça da Liga... foi buscar a bola atrás, tentou fazer algo... o que critico no Hulk foi o facto de não ter mostrado vontade... pelo menos a mim não mostrou... e muitas vezes olhava para ele quando a bola não estava lá para ver se ele pedia a bola, se ele se mexia para a ir buscar, se ele mostrava a tal "gana" de fazer algo... e isso ele não mostrou...
O rapaz levou muita pancada e estava "ameaçado".
Acho natural que se tenha sentido intimidado.
É um miúdo, ainda...
FORÇA FCP
Superheroi, de cor azul,
Marca um golo, pra curva sul.
Ele é o Hul, o incrível Hulk!!!!
Apenas disse o que senti dele no jogo... queria que tivesse tido mais atitude...
Mas ainda há três jogos atrás fez um jogo assombroso contra o Vitória...
Tem tudo para ser um fora de série... vamos deixá-lo crescer...