Yes, WE can!


O novo presidente dos Estados Unidos fez desta simples e célebre frase o símbolo da sua vitória de ontem. Pode muito bem ser a nossa! Se repararam o WE está em destaque. Não é por acaso, visto que a vitória de ontem é mais fruto do colectivo e da entreajuda do que da confiança da equipa. Como seria possível os jogadores acreditarem na equipa e nas suas possibilidades perante tamanhas contrariedades. Vínhamos de três derrotas perante adversários que face à nossa apatia foram letais e, para ajudar, mais um golo ao primeiro remate quanto já havíamos elevado para onze o número de bolas aos ferros esta época. Tinha tudo para dar em desgraça e os jogadores tinham tudo para estarem inseguros das suas capacidades, tal como os adeptos estavam. A verdade é que a equipa reagiu com uma serenidade que até me estava a deixar revoltado. Perante isto queria uma reacção enérgica por muito atabalhoada que fosse. Mas eles fizeram melhor. Jogada a jogada foram mostrando ao Dínamo que aquele jogo e a passagem afinal não estavam no papo e a cada 5 minutos tivemos uma jogada perigosa só para os relembrar. É óbvio que a procura do golo por vezes resultou em problemas lá atrás mas a sorte que tivemos em alguns desses lances não é nada comparada com a que o adversário tinha tido no Dragão e até aí. Vi os últimos minutos do jogo em pé. Estava ansioso porque percebia que a equipa merecia mais e que mais uma vez estava na eventualidade de não conseguir. Felizmente a fúria da entrada de Rolando no primeiro golo, a garra de Meireles e de Fernando, a perseverança de Rodriguez e Lisandro, a vontade de Hulk o espírito de campeão de Pedro Emanuel e Bruno Alves foram recompensados pelo esforço final de um Lucho que mesmo quando foi herói conseguiu arranjar maneira de fazer asneira. As lágrimas de Meireles no final foram o símbolo de uma vitória que lhes saiu lá do fundo. Saiu do colectivo! Mas não há tempo para saborear. No Domingo há outro troféu em jogo e no qual o Sporting teve mesmo muito azar no sorteio…

Será este o ponto de viragem?

Equipa para Alvalade:

Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile, Pélé, Raul e Lucho; Rodriguez, Lisandro e Hulk.

Comentários

Anónimo disse…
Só me apetece dizer isto:Puta k pariu!!
Ninguém nos vai parar!!Nem com o Jesualdo a deixar o Pelé no banco!!
Anónimo disse…
De repente lembrei-me disto:será k a velhice do Jesualdo e os problemas de visão que daí advêem fazem com k ele confunda o Fernando e o Pelé pondo o primeiro a jogar achando k estava a colocar o segundo??
Anónimo disse…
Queria apenas saudar o regresso do Pedro Emanuel à nossa equipa. Já pensaram porque é que o Maldini, mesmo quase de bengala, ainda joga no Milan? Ter pernas para correr dá jeito mas ter alma, garra e vontade genuína de vencer é muito mais importante. Será este o ponto de viragem? Desconfio que ainda é cedo mas também confesso que nunca pensei que conseguíssemos dar a volta ao jogo ontem. Espero que no post de rescaldo do jogo em Alvalade o título seja "YES WE DID".
Anónimo disse…
O melhor "onze" que neste momento podemos apresentar:

Helton

Fernando alves Rolando fucile

pele

rodriguez meireles

lucho

lisandro Hulk


É mesmo assim com o losango no meio campo, porque o rodriguez nunca pode ser extremo(colado a linha).....
Lamas disse…
Espero que aquele golo tenha sido o Golo do Renascimento... do renascimento de uma equipa, do renascimento de um jogador...

A Vitória de ontem não foi Grande, foi ENORME... importantíssima para os jogadores se recarregarem da confiança perdida...

Só há Campeões com aquela pontinha de sorte que ontem, finalmente, voltou a sorrir para nós...

É como dizes, nem vai dar muito para saborear... Domingo vem aí e outro teste de fogo que pode deitar a perder toda a confiança ganha neste jogo...

Como diria um habitual comentador deste blog, JUNTOS VENCEREMOS...
Anónimo disse…
RAÇA!

Rolando marcou o golo ontem, tem de ser titular ao lado de B. Alves Pedro emanuel e Fucile.

Grande jogada a do 2º golo.

É preciso ter calma, nem 8 mem 80.

Vitória do colectivo e do treinador.
prata disse…
Eu não gostei muito da adaptação do Pedro Emanuel. Acho que defensivamente consegue fazer bem melhor que os outros que por lá andaram mas ofensivamente não há milagres e a equipa fica um pouco coxa. Já agora, Maldini tem jogado quase sempre a central onde realmente se consegue disfarçar o peso da idade, no caso dele com classe.

É difícil tirar a titularidade a Rolando, sobretudo agora, mas já venho ainsistir nesse ponto há muito e não vai ser agora que vou mudar. Falta liderança e experiência à equipa. Falta um capitão e ele é o Pedro Emanuel.

Faltou dizer que gostei mais uma vez do Pelé. Só por razões disciplinares se pode explicar a sua ausência até agora. E se Pelé ganhar o lugar, julgo que Sapunaru não está nada seguro no lugar de defesa direito. Fernando já provou fazer bem o lugar quando é preciso defender bem pelos flancos. A rever...
Anónimo disse…
Não apareceu nenhum comentário ainda do senhor riskolas.
Começo por dizer que foi uma grande vitoria do colectivo. Grande atitude de quem queria realmente demosntrar que a equipa esta unida e em conformidade com a equipa técnica.
3 grandes monetos de união:
1- o cumprimento de todos os jogadores no tunel de acesso. O cumprimento de beijo que reflecte um estado de empatia e uniao entre eles. Mostraram ali que estavam todos por um e um por todos.
2- a preocupação de pele em vestir a camisola ao Lucho. Fantástica a imagem. Sabia que tinha amarelo e sabia que podia ser expulso. preocupou-se com o outro companheiro de equipa. Para mim é isto a cooperação e entreajuda.
3- a emoção do raul quando procura encontrar e abraçar lucho que tinha sido o homem fundamental da equipa. Raul é daqueles que dá tudo. Personificou a raiva e a determinação do plantel em mudar o rumo. Ainda hoje revi a imagem e emocionei-me! Sentir o peso do clube. Sentir a emoção de defender uma camisola, instituição, cidade e portistas.

Raras as pessoas que acreditaram na vitoria e na qualidade deste plantel. Raras as pessoas que acreditaram na equipa técnica. Houve quem pedisse a derrota para a mudança de treinador ser viavel. Mas uma grande resposta de todos ontem foi a melhor maneira para calar esses pseudo.portistas.

A equipa deu provas que estao todos unidos e que caminham para um unico objectivo. Falou-se de problemas de balneario, diferenças de salarios, problemas entre jogadores de nacionalidades diferentes...depois de ontem ainda acreditam?

Não ganhamos nada. Na champions dependemos de nós. No campeonato ainda a 4 pontos, mas ontem demosntramos que sabemos, que temos qualidade e que todos juntos regressaremos às vitórias e à normalidade.

Relativamente ao jogo de Alvalade vai ser outra etapa decisiva na reabilitação da equipa. Jogo dificilima, uma vez que o Sporting esta consistente e bastante motivado por fazer historia na europa. Acredito claramente numa vitoria. Se estivermos com o espirito de Kiev, estamos na eliminatoria seguinte...
Como disse anteriormente, o Sporting teve azar no sorteio.

Prata: nunca tirar Rolando. Isso seria inacreditavel e nao vai acontecer de maneira alguma. Fernando ja fez uma grande pre-epoca a defesa direito. Pele esta a aparecer. Hulk tem de jogar. Cebola também.
riskolas disse…
Sr. Dr. Mestre "Paulo" Moutinho, começo a ficar preocupado consigo.

Está obcecado comigo ou é mesmo paixão? Este tipo de dúvidas a tão pouco tempo de dar mais um passo na sua vida não é bom sinal.

Chego aqui e ao ler os comentários vejo a minha alcunha. É giro...

Ora bem, ontem, a caminho de casa, ouvi que o Raul Meireles tinha acertado mais uma no poste.
Entretanto, cheguei a casa, liguei a TV, fui dar uma mijinha e ouvi a alegria dos comentadores a anunciar o golo do Dinamo.

Fiquei fodido.

Enviei, de imediato, em forma de desabafo, um sms ao Lamas e ao Prata, onde questionava quando seria o fim deste pesadelo.

O resto da primeira parte foi muito fraco.

No inicio da segunda parte entrou o Hulk e, pouco tempo depois, percebe-se que este rapaz tem de ser titular. Tem muito para aprender mas o potencial é enorme e mexe muito (positivamente), quer com o jogo, quer com a própria equipa.

Depois, veio o golo do Rolando! Que grande golo!

Antes, tinha entrado o Pelé que viria a "dizer" que só está no banco porque o Eusébio é titular... Ou não. O miúdo é muito bom e tem de ser titular!

Importantissima a presença de Pedro Emanuel na equipa!

Finalmente, o golo de Lucho! Há algum tempo que não festejava um golo do Porto com tanta alegria! Ainda por cima, logo depois de termos sido bafejados pela sorte com o remate do Dinamo a bater no mesmo poste em que a bola rematada pelo Raul Meireles tinha embatido!

Maravilhosas manifestações de união nos festejos e no fim do jogo! Grande imagem do Raul Meireles.

Depois, enviei mais um sms ao Lamas e ao Prata.

Embora alguns experts não vejam o óbvio (ou não querem ver!!), está mais do claro que o Porto tem bons jogadores e que existe união no grupo, faltando, "apenas", um verdadeiro lider, um verdadeiro treinador, um verdadeiro estratega! Os jogadores são os primeiros a querer ganhar e foi isso que se viu ontem. Vimos 14 jogadores (incluindo o Lino, lol) a lutar pela vitória e a salvar o coiro do treinador que...

Bem, vou-me dispensar de escrever os adjectivos que caracterizam o nosso treinador mas quem quiser saber é só pesquisar posts e basculações laterais dos últimos 3 anos.
miguel87 disse…
É verdade Riskolas, o Porto tem jogadores com grande potencial, á espera de ser desenvolvido!
O caso do Hulk é o mais evidente: o gajo tem força, técnica, remate e velocidade...que mais é preciso senão o trabalho de treinador para tirar partido desse potencial todo??
Destes assim é que o Mourinho gostava!

Duma coisa não podemos acusar o treinador: de ser deshonesto! Pelo que li das declarações dele n'O Jogo ele atribui todo o mérito aos jogadores! Não podia estar mais de acordo.
Anónimo disse…
Senhor Riskolas:
Não tenho, como é evidente, nenhuma paixão pelo senhor. Apenas constato que o senhor não é corente. Realmente quem for investigar os seus comentarios apercebe-se da sua incoerencia e nas suas ferozes acusações ao treinador do Porto. O senhor não está com a equipa/intituição. Limita-se a atacar o treinador. Quando se ganha, é pena, porque nao posso atacar o treinador. Quando nao se ganha, optimo! O seu comentário é o primeiro a aparecer...Enfim.
Ontem os jogadores mostraram sentimento pelo clube. Coisa que o senhor ainda nao o descobriu. Como disse, juntos voltaremos às vitorias. Juntos. E nao atacar elementos dentro do plantel.
riskolas disse…
Carissimo dignissimo Sr. Moutinho, folgo em saber que não lhe causarei qualquer desgosto.

Quanto à acusação que me dirige de ser incoerente, afirmo que a mesma é infundada e não tem ponta de verdade.

Nunca o senhor me ouviu (ou leu) a proferir palavras elogiosas no que concerne à competência do Sr. Prof. Jesualdo Ferreira, simplesmente porque nunca lha reconheci.

Obviamente, o Sr. Prof. Jesualdo Ferreira não é o pior treinador do mundo, mas convenhamos que não está ao nível que a instituição Futebol Clube do Porto merece e deve exigir.

Quando me diz que eu não estou com a equipa/intituição, eu aproveito para soltar uma ruidosa gargalhada por dois motivos. Primeiro, porque trata-se de mais uma acusação ridicula e de quem não sabe o que dizer ou argumentar para me provar que estou errado. Segundo, porque rir faz bem. Aliás, aproveito para lhe recomendar umas belas gargalhadas, já que rir é o melhor remédio e o senhor anda, claramente, com problemas de visão e de raciocinio.

De facto, quando o meu caro amigo escreveu que quando o F.C. Porto ganha é pena porque não posso atacar o treinador, soltei mais uma ruidosa gargalhada. Confesso que foi devido a essa acusação que me apercebi dos seus problemas de visão e de raciocinio pois, eu critiquei o treinador negativamente, mais uma vez, após uma bela e importante vitória. O Sr. Dr. Prof. Mestre Moutinho há-de convir que tenho o direito de opinar sobre as prestações do clube que amo e que acompanho, mesmo que isso implique valorizar os jogadores e não reconhecer qualquer mérito à equipa técnica.

E até lhe digo mais. O meu comentário não foi o primeiro a aparecer porque hoje só tive acesso ao meu terminal informático, precisamente, 10 minutos antes de ter basculado lateralmente.

Mais acrescento que, quando o Sr. "Vista Nublada" Moutinho diz que eu, Riskolas de alcunha, ainda não percebi que os jogadores mostraram sentimento pelo clube, não tive outra hipótese senão soltar mais uma gargalhada.

Deste modo, sou forçado a concluir que o Sr. Tiago Moutinho ou não sabe ler ou não quer ler o que eu escrevo.

Para finalizar, no dia em que um elemento do FCPorto não for capaz de viver com criticas, das duas uma: Ou não serve para o FCPorto ou o FCPorto não está bem. Eu fico-me pelo primeiro cenário.

Um bem-haja Sr. Moutinho e perdoe-me se no domingo gritar o(s) golo(s) do FCPorto mais alto que o Sr.!

P.S. Por favor, não me faça soltar mais gargalhadas. Não me fica bem rir-me muito no local de trabalho.
Anónimo disse…
Desculpe o meu comentário mais radical, mas o senhor faz-me lembrar aquele programa que dava na TV. Creio que se chamava Esquadrão G. Isto porque os senhores de lá, via nas apresentações, soltavam muitas gargalhadas. Agora quem teve piada foi o senhor.

Quanto ao seu raciocinio brilhante, leva-me a crer que o senhor anda enganado a responder em blogs. Talvez pudesse participar num desses programas de Esquadrão G, porque reconheço-lhe qualidades para tal. E desculpe o meu raciocinio nao o acompanhar nas suas gargalhadas que devem ser bem masculinas. Devem...

No que refere às minhas habilitações literárias, quero-lhe dizer que ainda não conclui o Doutoramento. A Tese esta a ser elaborada e quando a finalizar, entao serei com todo o gosto Professor Doutor. Só se referia ao porfessor de secundário, e ai está correcto. Quanto ao Mestre, aplicou-o bem. Realmente ja defendi a tese de Mestrado em Alto Rendimento - Desportos Colectivos - vertente futebol. Nesse aspecto, o senhor teve o raciocinio bem elaborado, sem duvida.

Por ultimo, o senhor grite bem alto. Então se gritar muito alto e alternar com as suas gargalhadas, será quase como um casting para o dito programa. Quanto ao sentimento, eu nao disse que foram os jogadores. Digo que é o senhor de alcunha Riskolas (também nao esta mal para o dito programa) nao sabe o que é sentir o FCPorto.

Gosto de ler os seus comentários. Acho que o senhor esconde bem as suas fragilidades acerca do que é isto de futebol, emoção e jogo. Mesmo que isto o faça soltar mais uma gargalhadazinha...
Anónimo disse…
Acho k deveriamos todos ir soltar uma gargalhada ao Estadio de Alvalade no proximo domingo!!Afinal bilhete e viagem custam apenas 10 Euros, logo não existem problemas financeiros que sirvam para desculpabilizar a falta de comparencia no recinto de jogo.Todos juntos venceremos!!Pk só os mais fortes sobrevivem..nós seremos eternos!!
riskolas disse…
De facto, o prof. refere-se ao facto de o Sr. Moutinho ser professor no ensino secundário.

Quanto ao resto, realmente, não me fez soltar mais nenhuma gargalhada.

No máximo seria capaz de soltar uma lágrima. Fiquei triste por o Sr. ser incapaz de fundamentar os seus pontos de vista.

Lamento que tenha optado pelo caminho do insulto brejeiro e fácil que em nada o dignifica.

Mas não se preocupe que eu não levo a mal.

Já agora, não me diga que me quer ensinar a sentir!!!

O Sr. é professor de educação fisica, certo? Ou é professor de sensações humanas?

Não é o senhor nem ninguém que me vai dizer o que é sentir ou como me devo sentir relativamente a qualquer assunto.

Eu sinto como sinto e ponto final!
Anónimo disse…
Apito: penalistas contra uso de escutas em processos disciplinares
[ 2008/11/06 | 17:01 ]

Os professores de Direito Penal Costa Andrade e Germano Marques da Silva reiteraram esta quinta-feira que nem a lei nem a Constituição da República Portuguesa permitem que as escutas telefónicas obtidas em processo-crime possam ser utilizadas em processos disciplinares, a propósito do acórdão do Supremo Tribunal Administrativo que entendeu ser «ilegal» a utilização daquelas gravações no processo disciplinar instaurado pela Liga contra João Bartolomeu, presidente da União de Leiria, e que provinham de um outro processo em que o dirigente era arguido.

«A lei é claríssima nessa matéria, ou seja, as escutas só podem ser utilizadas em processo penal», afirmou Germano Marques da Silva, autor de um parecer sobre este assunto num dos processos-crime do presidente do F.C. Porto, Pinto da Costa.

O penalista lembrou, ainda, que se as escutas não podem ser aplicadas a processos-crime com moldura penal inferior a três anos não faria sentido que pudessem ser utilizadas num processo disciplinar, cuja gravidade não é comparável. Idêntica posição tem Costa Andrade, que acrescentou: «Num Estado de Direito as pessoas continuam a ser pessoas quando comunicam por telefone.»
"MAISFUTEBOL"
Anónimo disse…
Boas!
É com agrado que descobri este blog sobre o FC Porto, não pelo clube em si (sou lampião malta, lol) mas por causa de um dos seus criadores, o meu primo Pedro Prata. Pois é, o Prata tem primos vermelhos e que até marcaram presença nas Antas no célebre 0-2 com o bis de César Brito, recordas-te Pedro? Estavamos em 1991...
Falando um pouco do blog, já li e gostei de alguns artigos mais recentes e que retratam na sua perfeição este início de época atípico do Porto.
Mesmo não sendo portista sinto-me na obrigação (já que aqui vim) de opinar um pouco sobre o vosso clube. É mais que óbvio que o momento actual do FCP não é o melhor (também não se pode ganhar sempre). Não me cabe a mim identificar os problemas existentes na equipa e encontrar uma solução para a resolução dos mesmos, deixo esse trabalho para vocês, lol. No entanto, permitam-me uma simples e modesta observação. Como é sabido, o Porto sempre primou pela excelência no que toca a contratar jogadores, raramente errou, contudo, na minha opinião, na época anterior e no último defeso não consigo encontrar qualquer contratação condizente com o real valor do clube, ainda para mais neste período de tempo que referi, foram feitos grandes negócios com a venda de atletas. Não acham que as últimas aquisições deixaram muito a desejar?
Bem, aqui me despeço com um abraço a todos (em especial ao Prata) e não posso deixar de vos felicitar pela vitória de ontem em Kiev.

Saudações Desportivas,
Ricardo Pinto
prata disse…
Como isto está... Sentimento? Esquadrão G? Vamos evitar esse tipo de discussões do género eu sou mais portista que tu, a minha pilinha é mais comprida, etc.

Ricardo lembro muito bem dessa tua visita às Antas. Lembro que ainda te contiveste no vosso primeiro golo e que no segundo festejaste de tal maneira que eu e o meu pai estávamos já a olhar à volta a estudar a melhor maneira de bater retirada da superior sul sem sermos linchados por levar para lá um adepto do inimigo... Má recordação desportiva, mas o vale é passado este tempo todo só cá voltaram a a ganhar julgo que uma vez... Quanto ao nosso mau arranque, tenho a sensação que já começamos a dar a volta. Abraço e vai aparecendo.
Pispis disse…
Ligeira correcção ao Tosta: na Champions dependemos de nós mas no campeonato vamos a 5 :-)
Lamas disse…
Gargalhada atrás de gargalhada foi o que eu soltei e mais à vontade porque é Sábado e não estou no meu local de trabalho...

Sr. Riskolas e Professor (ainda não Doutor)/ Mestre Moutinho: convosco o basculação tem outro colorido... por favor, não deixem de ser assim...