Já chega!

Queria agradecer à equipa do Leixões por fazer o que nenhum meio de comunicação conseguiu nesta última semana: calar a histeria despropositada do Sporting. Já não há paciência para aquela gente. Há que dizer chega! Chega de manobras de desresponsabilização da equipa, dos jogadores, do treinador e da direcção. A culpa nunca é deles, é dos árbitros, é do Valentim, é dos árbitros, é das taxas de juro, é dos árbitros, é do sistema, é dos árbitros, etc., é dos árbitros. Esta gente caiu no ridículo e o que mais me admira é que isso não seja desmascarado pelos supostos jornalistas. Então não há ninguém que diga ao Paulo Bento naquela conferência de imprensa após o jogo da taça que foi o menos prejudicado? Ninguém lhe pergunta porque é que não consegue ter uma equipa capaz de ser um candidato credível ao título sendo o plantel mais estável dos três grandes nos últimos anos. Relembro que nos últimos anos só perdeu Nani. Ninguém lhe pergunta como é que um treinador tão jovem consegue tão inflexível em termos tácticos e na relação com os jogadores? Ninguém lhe pergunta porque é que a sua relação com os jogadores impede que a equipa possa usufruir do seu melhor guarda-redes e do jogador mais criativo do plantel – Stojkovic e Vukcevic. E ainda por cima repetem tanta vez as suas declarações insanas que até parece que eles têm sido mesmo prejudicados quando, se formos sérios, percebemos que nos últimos anos aconteceu exactamente o contrário. Bem se costuma dizer que uma mentira repetida muitas vezes passa a ser verdade. Pois é mentira! O Sporting só se pode queixar da sua própria incompetência.

Mais uma vez obrigado Leixões, mas também já chega! Podem voltar ao vosso campeonato… Tudo o que é exagero também chateia! Já não chega ganhar a FCPorto e Sporting fora de casa, e só não terem ganho ao Benfica com uma arbitragem má e com algum azar, ainda conseguem fazer jogos à ‘Grande’ como o da semana passada com o Paços de Ferreira em que não jogaram nada e mesmo assim ganham 2-0. Já chega! A verdade é que o Leixões merece, pelo campeonato que está a fazer e, por muito que custe aos nossos clubes milionários, o melhor futebol tem andado por ali. Pelo menos o mais eficaz.

Quanto ao nosso FCPorto, adorei ganhar este jogo e adorei a forma como a nossa superioridade foi demonstrada. Ficou muito claro: Guimarães na Champions só na secretaria! Foi um 2-0 que deveria ter sido um 5-0 com claro destaque a 2 jogadores. Lisandro que esteve nos dois golos e Fernando. Este último fez um jogo como nunca se lhe tinha visto: sempre no lugar certo, pouco faltoso, cortou inúmeros lances e ainda participou nos lances ofensivos com técnica e com sentido de oportunidade. Este Fernando não só resolve a partida de Paulo Assunção como dá ainda mais garantias devido à sua juventude. É que ainda há Pelé que me parece claramente um jogador a ter em conta. De facto, tal como aqui escrevemos temos muitas soluções para o meio campo. Tommy tem sido uma aposta segura, há Raul e há Lucho e ainda há Guarín que é um jogador em quem, por incrível que pareça, eu tenho grandes esperanças. Na frente temos mais problemas mas até isso parece estar a melhorar. Hulk é um portento e só pode fazer melhor do que o que fez até agora, Rodriguez parece ter acordado neste último jogo, Tarik já sacou alguns dribles e até Farias marcou. Tudo isto aliado à falta de futebol dos nossos adversários com excepção do Leixões, só podemos estar optimistas. Isto apesar deste jogo em atraso que vamos ter e que nos pode deixar mais longe. Acredito que não será este ano o fim do ciclo.

Comentários

Anónimo disse…
Senhor Pedro Prata:
Acho que o senhor nesta crónica deu destaque em demasia ao Sporting e ao Leixões. Com o mal dos outros podemos nós. E o clube dos meninos ridiculos nao interessa a ninguem. Quanto ao Leixões, parabéns. Colectivo segredo dos bons resultados. E Basta!

Parabéns ao Jesualdo. Está a construir um grande jogador: Fernando. Depois da aposta do Bruno Alves, parece uma nova aposta vencedora. Escrevi aqui que Fernando precisava de evoluir, de ganhar rotinas. Está a consegui-lo, graças ao Mister.
Quanto ao jogo do Guimaraes, para além da excelente exibição do Fernando, destaco tambem o Lucho, Lisandro e Farias. Lucho porque está mais explosivo. Melhor fisicamente. O 4-3-3 beneficia a sua liberdade ofensiva. Lisandro é sem duvida o melhor jogador do actual Porto. Vem organizar o jogo, distribui, assiste e marca. Não se pode pedir mais. Por ultimo, Farias. Pinto da Costa fala na justiça divina. Alertei para quem estava comigo no dragao, para observarem Farias. Todos vimos que Farias foi esforçado. Correu bastante. Foi incansável. Procurou o golo. Fez duas ou tres tabelas brilhantes. Perdeu bolas, também. Mas correu, esforçou-se e lutou par justificar a oportunidade que o mister tinha lhe dado. Disse a meio da segunda parte que Farias merecia o golo. E mereceu. Justiça Divina. E podia ter feito o segundo. Gostei da atitude. É um jogador vulneravel ao choque. Cai diversas vezes, perde bolas de cabeça, perde lances varias vezes. Mas no sábado esfoçou-se. procurou o golo. E a minha crónica vai para ele. Com esta atitude a Justiça Divina poderá estar, cada vez mais, do nosso lado. Esteve do lado do Farias...

Por fim, gostei do Sapunaru. Sai lesionado, tal como Fucile. Agora 15 dias para recuperar lesinados, gerir o esforço e corrigir erros. Quanto à evolução dos jogadores, o msiter sabe o que faz. A contestação ao mister está mais calma. Os sócios das vitórias estao à espera de um novo desaire para opinarem...mas até lá, peço-vos: juntos vamos chegar ao primeiro lugar. Juntos...
miguel87 disse…
Eu não achei a exibição assim tão boa como se tem falado. Acho é que nos últimos tempos a qualidade tem sido tão escassa, que os padrões de exigência têm baixado a pique. Porém, concordo que o Fernando fez um excelente jogo, se bem que penso que com o Pelé naquele lugar a equipa ganhava uns 20 metros no meio campo.

Entretanto, gostei de ter visto ontem a exibição daquele que eu considerava na altura ser o melhor médio que tinhamos no plantel, e graças ao iluminado do nosso treinador está afastado da nossa equipa: Ibson. Vi parte do jogo e ele jogou a "10", distribuiu, criou jogo e ainda marcou TRÊS golos... e que golos!

Para quem tiver dúvidas:

http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1226914975&archive=&start_from=&ucat=46&
prata disse…
Já tinha visto. O golo do hat-trick é lindo e de calcanhar.
Lamas disse…
Prata, olha que o Paulo Bento pode estar a caminho… Depois de estarmos 3 anos a bater no Jesualdo neste blogue começas a abrir caminho para uma nova batalha… 

Quanto ao fim de semana, tivemos um Sábado em cheio… ambas as vitórias souberam muito bem e ambas pelas razões que mencionas, aliando ainda o facto de haver um carinho especial por essa equipa de riscas vermelhas que foi jogar a Alvalade…

Uma última nota para Fernando… esteve estupidamente confiante, principalmente a assumir um cariz ofensivo nas transições e ainda dando-se ao luxo de alguns pormenores de classe… agora está a subir de forma e o Pele vai ter de esperar…

Moutinho, o Farias esforçou-se? Julgo que nem no aquecimento… Deve-se ver mesmo mal na Superior Sul…

Ibson tinha tudo para ser o novo Deco… até na maneira como segurava a camisola quando jogava de manga comprida…

P.S. O Pis encomendou-te o post?
Pispis disse…
Não é só a maneira cm ganham ao Paços 2-1 sem jogar nada, é tb a forma cm ganham apenas no prolongamento a equipas da Madeira da II Divisão :-)

Naquele penalty sobre o Wesley lembrei-me dum lance entre Tommy e Moutinho...

Será q o seleccionador vai continuar a ter coragem de convocar o Patrício em vez do Beto? Será Beto o próximo gr do Porto? Será Paulo Bento o próximo treinador do Porto e com ele virá Vuk? :-)

Pareceu-me mais uma exibição fraquinha do Farias... Há uma jogada q revela a falta de movimentação quando num lance pela esquerda (creio q foi o Lucho q tentou colocar de trivela) e o Farias permaneceu estático atrás do defesa... talvez o golo lhe dê moral, a ver vamos...

Lamas, o Ibson tinha tudo para ser o Deco senão enterrasse e emperrasse tantas vezes o jogo do Porto :-)
riskolas disse…
Parabéns ao Pinto da Costa. Está a fazer um treinador tricampeão: Jesualdo Ferreira.

O homem é humilde e, na sua primeira época, tentou deixar para outro colega o titulo de campeão mas os jogadores foram indisciplinados e foram campeões. Se calhar é por isso que o Adriano está encostado! Deu-nos o primeiro campeonato...

Quanto ao jogo com o Vitória foi um jogo contra mortos, contra uma equipa que tem feito exibições miseráveis à excepção da 1ª parte contra o Portsmouth (os mesmos que levaram 3 do Braga...).

O Lucho esteve melhor mas ainda muito longe do que já o vimos fazer. O Licha é sempre o mesmo. Um latador! Um bravo! Um campeone, como dizem os italianos!!! O Rodriguez já esteve melhor e quando tiver mais liberdade renderá muito mais! O Fernando fez um belo jogo, MVP sem dúvida. O Sapunaru esteve melhor e não tenho mais destaques.

Ou melhor, tenho mais um: Farias!

O homem não tem força nenhuma! Faz-me lembrar um gajo que no primeiro jogo pelos Cio Soon caiu sozinho passados 10 segundos! LOL

O homem até marca uns golitos mas não consegue segurar uma bola!!! O que tem ele melhor que o Adriano?!!?!?

A primeira parte foi boa. Aliás, do melhor que vimos o FCP fazer este ano. Porquê aquela substituição?!?!?!? Enfim... já desisti de tentar entender.

P.S. Castro tem feito um grande inicio de época no Olhanense. Será que fica no plantel 2009/10?!??!?!