Falta saber em que pote


-->
--> -->
Mais uma vez, e pela terceira vez consecutiva, o FCPorto vai estar no sorteio dos oitavos de final da Champions League. Outros rejubilam por o terem atingido pela primeira vez. Para nós é normal. Mais que isso, dependemos de uma vitória em nossa casa para alcançar o primeiro lugar no grupo pelo segundo ano consecutivo. Temos muito a jogar frente ao Arsenal. Há uma humilhação a vingar! Ninguém esquece o tom ‘gozão’ com que Wenger se deixou apanhar pelas câmaras da transmissão televisiva. Que bom seria apagar-lhe aquele sorriso. Isto para além de aumentarem as possibilidades de avançarmos para os quartos e imaginem só o que seria. Esfregar esse feito na cara de Platini. O tal que fez tudo para nos afastar pela secretaria. Enfim até já dá para pensar bem à frente, coisa que há umas semanas nem passava pela cabeça no meio de tanta vontade de despedir Jesualdo. Já recuperamos a derrota com o Dínamo de Kiev. Falta recuperar as derrotas com Leixões e Naval.
Vamos ao jogo. Dificilmente encontramos uma grande exibição em termos técnicos. Estou-me a lembrar apenas de Lisandro. Como segundo avançado Lisandro foi magistral. Apoiou o meio-campo defensivo na segunda parte, pressionou os trincos adversários forçando muitos passes errados, segurou a bola quando foi necessário, fez passes a rasgar a defesa e marcou só os dois golos que nos deram a vitória e a passagem. Terá sido o melhor jogo de Lisandro esta época e ele que tem sido sempre dos melhores. De resto entrega e vontade não faltou a nenhum jogador mas, num jogo como o de ontem e por termos chegado à vantagem cedo, sobressaem sobretudo os que mais defendem. Mais uma vez devemos destacar os dois centrais que tiveram pouquíssimos erros (nenhum importante) e muita segurança nos momentos em que foram forçados a controlar o chuveirinho do adversário e perante um bom avançado que é o Guiza. É de destacar também Fernando apesar de nenhum dos outros médios ter jogado mal, impressiona por estar lá sempre que é preciso e com um vigor assinalável. Isto apesar de se ter arriscado bastante ao pô-lo a jogar ali. Para mim Pedro Emanuel não pode jogar a lateral. Ou joga a central ou não joga. Só não será a última opção para defesa esquerdo porque há Benitez. Com Fernando na direita Fucile tinha resolvido esses problemas. Aqui outro destaque. Gostei imenso da exibição de Fucile e acho que ele também é capaz de fazer exibições destas na esquerda. Acredito que Jesualdo podia ter evitado alguns calafrios se tivesse optado por esta solução. Tal como aqui previmos, Rodriguez parece jogar melhor quando joga mais recuado. Opção a repetir nos próximos jogos. Por último, queria falar de Hulk. Poderia ter aproveitado muito melhor o espaço que teve. Defensivamente é fraco e tem de aprender. Ainda assim, entusiasma a velocidade e a força. Será ele capaz de um rendimento constante como o que apresenta Lisandro? Se assim for, teremos um caso sério.
Equipa para a recepção à Académica:
Helton; Fernando, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile; Pelé, Meireles, Lucho e Rodriguez; Hulk e Lisandro.

Comentários

miguel87 disse…
Concordo no geral com esta analise ao jogo, mas queria chamar a atenção para o facto do Bruno Alves ultimamente ter vindo a mostrar-se demasiado displicente (vide o lance do golo dos turcos por ex. sim, é um ressalto e é dificil analisar, mas demonstra o que eu quero dizer).
Tambem por isso (mas não só) tenho a opinião que o Rolando tem vindo a ser o nosso melhor defesa e tem feito grandes exibições, é mais um a caminho de render 30 milhoes...

De resto, penso que o ligeiro azar que tivemos em algumas das derrotas este ano se tem transformado em ligeira sorte nestas ultimas vitorias, porque não vejo nenhuma mudança radical no jogo da equipa.

Agora, e para rectificar, é "só" dar 5 ao Arsenal... :D
Anónimo disse…
Grande vitória do Porto, mais uma! Há um mês todos (mouros, comentadores mouros, jornais e pseudojornalistas mouros) diziam que o Porto estava defunto,que o Jesualdo não ia aguentar, que nem à UEFA iríamos, que a Taça de Portugal ia à vida em Alvalade, que os nossos jogadores eram miseráveis, bla bla bla.
Ainda não ganhamos nada mas já provamos a esses idiotas todos que é nos maus momentos que nos fortalecemos e nos agigantamos. Vitórias em Kiev, Alvalade e Istambul não estão ao alcance de qualquer "reles" equipa.
Mas o Porto ter garantido automaticamente a passagem para os oitavos de final da Champions, com um jogo ainda por disputar, é notícia? Para muitos não... importante é saber que o Mr. Quique passou a usar cera em vez de gel no cabelo!!!!!!
Sobre o jogo, três destaques e uma observação. Destaque para as grandes exibições de Lisandro (Lisandro resolveu!), Fernando (grande sucessor de Paulo Assunção) e Raul Meireles (alma e dedicação). Uma observação... concordo que o Pedro Emanuel não é uma grande opção para defesa esquerdo mas continuo a achar que ele deve jogar sempre. Se a memória não me falha, o Porto ganhou em todos os jogos em que o Pedro Emanuel foi titular. Todos. Haverá mais algum jogador do Porto que se poderá gabar disso?
Anónimo disse…
Inacreditavel como ainda nao fizeste nenhum post a elogiar a equipa técnica. O professor sabe muito mais do que muita gente que anda para ai sabe ou pensa. Inacreditavel como ha elementos que nao tem a coragem de elogiar o mister...Enfim, a rotina do blog...
Pispis disse…
Pela maneira como festeja eu até já estou a pensar elogiar o José Gomes!!! :-)

Podia ter sido uma goleada histórica caso o Tommy e o Hulk tivessem feito o mais fácil, no entanto, os turcos só marcaram num lance fortuito o q atesta da segurança defensiva do Porto. Aliás, ainda bem q estes jogos logo a seguir ao descalabro foram todos fora do Dragão, parece-me q a ekipa fica mais solta e joga melhor em contra-ataque ou, no mínimo, sem ter constantemente a iniciativa de jogo. Associado a isto, o ambiente no Dragão n favorece a ekipa qd precisam de votos de confiança ou atravessam fases menos boas; ao invés, qd a ekipa faz demonstrações de força desta natureza, o ambiente no Dragão torna-se infernal mas para a ekipa adversária.

É já nos oitavos q fazemos o 'Basculação on Tour'? :-)
riskolas disse…
É, parece que somos uma equipa talhada para o contra-ataque! Aliás, todas as grandes equipas europeias estão mais talhadas para o contra-ataque. Isto de ter a bola nos pés e assumir o jogo em ataque continuado é coisa de equipa pequena.

O Jesualdo é um estratega nato! Um génio! A maneira como ele dispôs a equipa num formato que ninguém se tinha ainda lembrado é fenomenal.

Recuar o Rodriguez e dar-lhe mais liberdade foi um achado! Quem diria?

E colocar o Hulk e o Licha no apoio, lá na frente!?!??! EUREKA!

O homem é um incompreendido!!!

Viva o Jesualdo!
riskolas disse…
Agora mais a sério.

Eu continuo a exigir, no minimo, para cada época, a vitória no campeonato sem grandes sobressaltos, rodando os vários atletas na prova e a passagem aos oitavos-de-final da Champions League.

Ou seja, para mim um dos objectivos básicos da época foi conseguido.

Como diz o meu primo, é tudo uma questão de exigências. Uns exigem mais do que outros...
riskolas disse…
E ainda mais a sério e porque tenho de ser justo, o Jesualdo ontem esteve muito bem.

O jogo foi bem preparado e pela primeira vez, desde que é o treinador da nossa equipa, deu a entender que sabia perfeitamente o que tinha de fazer para ganhar.

Posto isto, e sem qualquer tipo de cinismo, aqui deixo os meus parabéns ao Jesualdo.

Bibó Puorto!!!
riskolas disse…
Todavia, insisto que, na minha opinião, ele não é o treinador que um clube como o F.C. Porto precisa e tem de ter...

Estarei mal-habituado mas... pelo que vejo Europa fora, sinto sempre que podemos que ser aquele clube perigoso e indesejado.

Nunca seremos um Real Madrid mas temos de ser aquele clube que os madrilistas não querem apanhar pela frente, temos de ser aquele clube cujas equipas são admiradas e os seus jogadores são elogiados pela garra e classe que põem ao serviço do emblema que envergam!

Ou seja, temos de ser aquela equipa que estando bem, por muitas vedetas que os adversários tenham, se o F.C. Porto a jogar à PORTO, isto é, unido e em equipa, jamais será vencido!!

Sou um romântico apaixonado pelo F.C. Porto há 27 anos, 11 meses e 23 dias!
prata disse…
Riskas estás quase afazer anos...

Quanto ao Jesualdo há realmente coisas a elogiar mas custa elogiar quando ele pratica apenas agora, o que muitos já pedem há algum tempo e antes mesmo de as coisas começarem a correr mal. Já tínhamos falado da necessidade da inclusão de Pedro Emanuel embora eu ache que para lateral não serve. Já tínhamos falado do fraco rendimento de Rodriguez como extremo, que Hulk também não pode jogar nessa posição, etc.

E não convém esquecer que ainda estamos a alguma distância no campeonato.
Anónimo disse…
Mais uma vez ficou provado, que, ao contrário do que muita gente diz, esta SAD sabe o que faz. Este adiamento do jogo com o Estrela foi vital para o Porto se apresentar em excelente forma na Turquia e ganhar sem espinhas. Quanto à pressão no campeonato, que assim terá aumentado, óptimo, esta equipa já mostrou esta época, que falha quando há pouca pressão e não falha quando há muita pressão. Quanto mais pressão melhor, é com muita pressão que se vê quem são os grandes jogadores e as grandes equipas.
Anónimo disse…
Riskolas o teu comentário é uma vergonha. Ridiculo e infantil.
riskolas disse…
Qual deles?
Porque? Porque nao penso como tu?
Cresce e aparece!
prata disse…
Can't we just get along, Riskas e Moutinho? Temo que vão endurecer as nossos jogos de futebol de segunda-feira
Pispis disse…
Cheira-me q mm q fiquemos em 1º corremos o risco de apanhar uns ossitos: Chelsea, Real, Inter, o Sporting n pode calhar connosco (acho eu), Liverpool, Villareal ou Bayern...
Lamas disse…
Já tudo falaram um pouco e não tive de passar no blog entretanto... pelo que li, acho que falta enfatizar um pouco mais o jogo de Tommy... faz-me lembrar o Paulinho Santos pela entrega em cada lance, pela pressão alta, pela agressividade e velocidade que coloca ao jogo do FCP... ainda está a crescer e adaptar-se ao futebol europeu... é um jogador à Porto e isso agrada-me... a minha comparação apenas deixa de fazer cabimento pelo facto de marcar muitas bolas paradas e isso, isso não posso comparar ao Paulinho Santos... :-)