O Primeiro Pote
Apesar de o facto ter, aparentemente, escapado à atenção da sagaz imprensa desportiva lisboeta, é mesmo verdade: vencemos uma fase de grupos da Champions! No entanto, desta vez tenho de concordar que o acontecimento não é assim tão destacável como isso. É óbvio que o que os motiva é a habitual inveja dos medíocres, e como tal tendem em desvalorizar. Eu, pessoalmente acho que não é um acontecimento nada de especial para uma equipa que nos últimos anos só não se qualificou com o louco do Adriaanse. É óbvio que a consistência e experiência adquirida na prova dão frutos e isso é fulcral no panorama europeu. Ganhar respeitinho na Europa do futebol é algo que demora anos a conseguir e isso penso que temos vindo a conseguir paulatinamente.
Mas agora há que colher os frutos. Para isso é preciso ter o campeonato arrumado até Fevereiro. E já agora alguma felicidade no sorteio… Por mim, Celtic, Olimpiakos ou Shalke 04 servem bem. Lyon e Fenerbahce também estão ao alcance, mas são mais complicados. Roma e Arsenal já é outra história, mas estão longe dos tubarões do pote 1 que evitamos… (O Arsenal é perigosíssimo mas é uma equipa capaz de tudo…) E isso foi o que nos faltou no ano passado. Lembram-se que chegamos à última jornada a depender de nós para ficar em primeiro do grupo? Analisando friamente, o que terá tido mais importância na nossa eliminação no ano passado contra o Chelsea? Terá sido o frango o Helton ou a falta de ambição que demonstramos contra o Arsenal? Íamos para o Pote 1 na mesma…
Mas a exibição medrosa do ano passado não se repetiu. Isto apesar de um discurso estranhamente calculista do Jesualdo… A equipa fez uma exibição segura e sem sobressaltos. Por acaso até nem estava nada à espera. Mas afinal parece que o FCPorto da Luz é para continuar. Estou bastante contente com a equipa nos últimos jogos. Sóbria, capaz e segura o suficiente para permitir que os nossos avançados ‘pintem a manta’ lá na frente.
Notas:
Zé – Grande jogo em todos os aspectos. Para mim o MVP da partida.
Paulo – Saberá jogar mal?
Pedro Emanuel – Compensa com personalidade o que lhe vai faltando em velocidade.
Bruno Alves – Impressionante como continua a saltar ao eixo por cima dos avançados. Terá perdido alguma bola de cabeça? Parece estar de regresso depois de 2 ou 3 percalços.
Quaresma, Lisandro e Tarik – Pânico constante…
Lucho e Meireles – Enchem o campo.
Fucile – Está cansadíssimo…
Equipa para Guimarães:
Helton; Ze, Pedro Emanuel, Bruno e Cech; Paulo, Lucho e Raul; Quaresma, Lisandro e Tarik
Comentários
O Meireles continua a falhar muitos passes simples!!!
Sem dúvida que dá o litro e que recupera muitas bolas mas... não pode falhar tantos passes... curtos!!!
Vamos lá humilhar os espanhóis!
Bibó Puorto!
O Riskas a falar de passes falhados!!!!
Prefiro Gelserkichen novamente...
Mais uma vez guardei um exemplar.
A equipa do porto tem sido superior em todos os campos e em todos os níveis. Todos estamos de acordo em vários pontos fulcrais sobre a equipa. Só quero destacar Jesualdo Ferreira. Ele é o responsável e o grande vencedor destes dois ultimos e decisivos confrontos. Mas atenção, para além dos milhoes da Liga dos Campeoes, ainda nao ganhamos nada. Há que manter os mesmos niveis de jogo e acima de tudo de concentração. Acho que isso tem sido importantissimo. Reparem na concentração de cada jogador em executar os movimentos e accções tácticas pedidas...Muito fortes.
Grande jogo do zé, paulo assunção, quaresma, lisandro, tarik...mas para mim MVP claramente Lucho. Dos melhores jogadores que me lembro ver jogar. Incrivel...
Ultimo apontamento para um jogador que adoro ver jogar. Há dias vi o Aston Villa- Portsmouth e é uma delicia ver o Pedro Mendes a jogar. Que seria de um meio campo com Lucho e Pedro Mendes. Seria a simplicidade e a eficacia garantida. Muito bom...
Parabens pela referencia no JN