Um 2008 à FCPorto!

Por muito que me falem nos 7 pontos de vantagem e do adversário acessivel que nos calhou em sorte na Champions, a verdade é que acabamos 2007 como começamos: a perder um jogo com um adversário bem inferior. Por muito que nos custe o nacional da madeira (ou será o nacional de pernambuco?) é bem mais fraco do que em anos anteriores e bem mais fraco que grande parte das equipas que defrontamos este ano. Mas perdemos e por vezes acontece perder-se com equipas fracas. É essa a beleza do futebol. Isto é, não é a derrota que é preocupante, mas sim as fragilidades que deixou a nu.

Primeira: inexistência de alternativas credíveis a Quaresma e Tarik. E aqui temos um problema sério. Para mim a solução nunca seria ir ao mercado. Temos quase 20 alas emprestados e grande parte deles com sucesso. Ainda há dias, MST fez um contabilidade interessante: «Jesualdo deveria meditar um pouco, por exemplo, nas lições deste fim-de-semana. Segundo as crónicas, o melhor jogador do Vitória de Setúbal foi, uma vez mais, o Cláudio Pittbull, o melhor do Vitória de Guimarães foi a Alan, o melhor da Académica foi o Helder Barbosa e o melhor do Leixões foi o Diogo Valente. Têm em comum serem todos avançados, poderem jogar todos nas alas e serem todos jogadores emprestados pelo FC Porto.» Para mim é obvio que Alan, Pitbull e Jorginho não devem regressar e que se deve aproveitar a valorização para tentar vendê-los, mas há aí jogadores que se podem e devem aproveitar e vocês sabem de quem é que eu estou a falar... Não se devia ter pensado nisso na construcção do plantel? Porque não integrar um jovem, se é quase certo que Quaresma será vendido no fim desta época? Para mim a solução mais correcta para o problema 'Tarik/Taça das Nações Africanas', é voltar a deslocar Lisandro para a ala. Primeiro porque, na minha opinião é lá que pode dar mais à equipa. Além disso Lisandro, e volto mais uma vez a insistir nisto, não joga na ala. Joga sim, a partir da ala criando desequilibrios na defesa com as suas diagonais. Além disso equilibra a equipa porque defende a sério e não faz cócegas como o Tarik, e duvido que deixe de marcar golos... É obvio que para isso precisávamos de um avançado. Aqui sim exijo que me provem que Farias e Edgar não servem. Relativamente a Postiga e Adriano não tenho grandes dúvidas: não servem. Estou farto de avançados que só começam a render quando marcam dois golos em jogos seguidos. Que tal arranjarmos um avançado com personalidade para variar? Se não existe no plantel vamos às compras... Agora comprar extremos é que não vale a pena.

Segunda: a falta de rodagem ou qualidade das segundas linhas torna quase impossível que haja rotatividade no onze sem que o rendimento da equipa baixe drasticamente. Se há alguns que parecem definitivamente não ter lugar no plantel, há outros que entram e vão mostrando pormenores, por exemplo, o Kaz, o Leandrinho, o Bolatti, o proprio Mariano que foi dos que mais lutou contra o marasmo na choupana. Mas o que me parece é que a aposta descontinuada e aleatória nestes jogadores está a impedi-los de demonstrarem o que podem fazer. Pergunto para que serve a Liga Intercalar? Parece que o Rui Pedro anda com a equipa às costas... Porque não chama-lo aos convocados? Dá-me a ideia que não vamos conseguir nada de jeito destes jogadores enquanto não lhes dermos minutos de uma forma equilibrada. Relembro que o melhor jogo que o Bolatti fez pelo FCPorto foi único da liga em que jogou os noventa minutos...

Concluindo, nada de alarmismos nem nada de euforias. É assim que devemos abraçar o 2008. Por um lado a vantagem não pode dar a ilusão de facilidades, por outro, a primeira derrota não pode ter o mesmo efeito que teve no ano passado. Até porque, apesar da má exibição, fomos extremamente infelizes na Madeira. Tudo correu mal, desde golos falhados em remates em cima da baliza, penaltys por marcar, o adversário marca na única meia oportunidade que teve, Postiga parecia jogar mais pelo nacional, Bosingwa jogou apenas 5 minutos no jogo em que se precisava mais dos seus desequilibrios... Enfim, o que se passou naquele jogo foi mau, mas não é nada que a equipa não resolva já no próximo jogo.

Que seja um 2008 à FCPorto!

Comentários

Anónimo disse…
Caro Amigo Portista

Represento o Portal FCPorto.PlanetaPortugal.com e venho contactá-lo com o seguinte objectivo.

Nós iniciámos a nossa actividade na Internet em 24 de Setembro de este ano. O nosso Portal entre os vários conteúdos vive através dos Conteúdos de Fórum na sua grande maioria. Entre outro tipo de Conteúdos como, Artigos de Opinião e Resumo de Jogo temos também um Jogo Online onde todos podem participar que têm sido um enorme sucesso. Quando iniciámos tínhamos algumas metas “modestas” em termos de audiência e em poucos dias percebemos que mesmo sendo todos do mesmo Clube a maioria dos sites existentes vêm num site Portista um concorrente e não um futuro parceiro, amigo ou colega.

Concluímos rapidamente que a ajuda intersites, sejam eles Fóruns ou Blogs é muito baixa.

Com muito trabalho, esforço e dedicação aconteceu que as nossas expectativas de audiências foram arrasadoramente ultrapassadas estando já com mais de 680 utilizadores registados e uma média de 100 visitantes diários. Isto tudo em apenas 3 meses e continuando a crescer a um ritmo muito rápido.

Isto levou-nos a olhar para trás e perceber que tivemos muita dificuldade em receber apoios de divulgação mas que ao fim de três meses, não só já não temos essa necessidade como podemos nós agora ajudar. No fundo somos todos Portistas, no fundo o sucesso do seu Blog é sucesso do nosso FCPorto também.

Assim criámos um Fórum Exclusivo para divulgação de Casas,Filiais e Blogs do FCPorto.
Neste Fórum no caso dos Blogs deverão iniciar um Tópico com uma apresentação explícita sobre o tipo de conteúdo que vai ser encontrado no blog de modo a que o nosso utilizador saiba o que vai encontrar.

O Blogueiro em questão, poderá dar continuidade ao Tópico apresentando continuamente parte das suas publicações de modo a que o nosso utilizador se sinta atraído a ir ler o resto do artigo no próprio Blog.
 
Esta é a nossa forma de podermos ajudar na divulgação de outros Blogs com quem queremos manter grandes relações de Amizade e actualmente até já temos acordadas algumas parcerias  de conteúdos com alguns Blogueiros.
Podemos ser todos uma grande equipa e não um conjunto de sites a tentar ver quem consegue mais audiências.

Extra este ponto estamos também a desenvolver conteúdos para oferecer aos nossos parceiros como é o caso de um quadro de Cotações FCPorto SAD que está já disponível
 
Assim fica feito o Convite para vir ao nosso site http://fcporto.planetaportugal.com ,registar-se e dirigir-se ao Fórum Casas Filiais & Blogs para criar a sua apresentação de modo que os nossos utilizadores possam vos visitar.
Não deixe de ler o Post “Casas, Filiais & Blogs – Regras” onde poderá de um modo simples e rápido perceber o que deve e o que não pode fazer de maneira que o seu post seja explícito.

Convidamos também neste email a realizar a troca de links entre sites para o qual dispomos de página própria.

Com os melhores Cumprimentos

O Moderador
http://fcporto.planetaportugal.com
moderador@fcporto.planetaportugal.com