Está relançado o campeonato… da segunda circular…

Eis que finalmente a diferença pontual traduz a diferença abissal de talento, de organização e de vontade de vencer. Para mim é claro que a supremacia do FCPorto nunca poderia estar traduzida por um valor de apenas um dígito. Importa continuar a cavar a diferença porque vamos precisar de ter as cabecinhas bem concentradas para o ataque à Champions. Não estou a dizer que somos candidatos à vitória, mas gostava de ver assumida de uma forma clara, pelo menos, a candidatura aos quartos de finais. Parece uma estupidez. Estamos nos oitavos e parece óbvio que somos candidatos à passagem. No entanto, desafio-os a contar quantas vezes ficamos nos oitavos… Começa a saber a pouco…
Quanto ao jogo parece unânime o elogio à atitude ofensiva do Guimarães e ao seu destemido treinador, Manuel Cajuda. Mas para mim, acho que o que teve mais influência no empolgamento do adversário foram o falhanço de Lisandro e as perdidas inacreditáveis de Quaresma e Tarik. Para mim, isso tornou difícil o que o incrível futebol de Lucho estava a tornar fácil. Ainda por cima Lucho estava a faze-lo sozinho, visto que Meireles pouco fez e o que fez, fez errado (sim, já sei que fez o passe para o golo). Helton teve lances maus e lances óptimos. Pedro Emanuel continua a ser o elemento mais seguro da defesa e o Bosingwa continua em muito boa forma. E aqui, partilho convosco uma preocupação minha. Eu assumo aqui plenamente não gosto do Bosingwa. Acho que não tem personalidade à Porto. Desconfio até que seja um jogador nocivo ao balneário. Reparem no jogo de Chaves. Bosingwa depois de correr Kms na luz e pela selecção apareceu logo lesionado… Teve de ser o desgraçado do Fucile a dar uma perninha em Chaves. Foi aliás o único habitual titular que jogou os 90 minutos. Logo ele que tem sido um dos jogadores mais sacrificados em termos físicos. Estou mesmo a ver a diferença. Um arma-se em vedeta e diz logo que lhe dói qualquer coisa e o outro mostra-se sempre disponível para qualquer esforço mesmo que isso signifique perder mais um jogo da Liga. Foi no que deu. Perdemos o Fucile para o jogo com o Guimarães, e o ‘grande’ Bosingwa voltou a encantar… Espero que seja só uma suspeita… Está visto quem eu prefiro dos dois.
Para acabar, gostava de partilhar convosco a minha opinião sobre o resultado dos prémios da France Football e da FIFA. Kaká ganhou ambos os prémios e Ronaldo e Messi trocaram de posição nos dois prémios. Digo já que por mim não havia este unanimismo à volta do Kaká. É um excelente jogador que no ano passado brilhou na Champions e isso é fundamental. Agora, relembro que o Milan, no ano passado, acabou em quarto num Cálcio sem Juventus. E este ano onde anda o Milan? Para mim isto é importante. Não quero com isto dizer que não é merecido. Trata-se de um excelente jogador, um médio dinâmico e é o protótipo do número 10 que eu tanto gosto, mas não está a anos de luz dos outros. Relembro que Ronaldo é um extremo que vale 15 golos/época no melhor campeonato do mundo, foi o melhor marcador da Selecção no apuramento para o Europeu e joga em qualquer posição na frente. Quanto a Messi é um jogador com um futebol excitante mas continuo à espera de uma época em que ele não esteja, pelo menos, 15 jogos lesionado. Conclusão, concordo com a votação da France Football mas acho que a diferença entre os 2 primeiros não deveria ter sido tão grande. Para o ano cheira-me que Ronaldo é um candidato sério visto ser o único que vai ao Europeu. Daqui a uns aninhos cheira-me que vai sobrar para Anderson. Impressionante como até encostado à defesa consegue espalhar magia em Inglaterra. Mas não deixa de ser um crime lesa futebol ver o miúdo jogar tão recuado…
Equipa para a Madeira:
Helton; Zé, Pedro Emanuel, Bruno e Fucile; Paulo, Lucho e Raul; Tarik(Mariano se Tarik continuar lesionado), Adriano e Lisandro.

Comentários

Anónimo disse…
Meu amigo Prata e restantes paineleiros deste fórum:

Concordo plenamente com o título da crónica. O campeonato da segunda circular passou, desde há uns anoa atrás, a ser o principal, leia-se, mais importante, para a comunicação social e para os 9 milhoes de portugueses (6 milhoes de benfiquistas e 3 de sportinguistas segundo o ultimo estudo).
Uma vez que nós, intevenientes deste fórum, e sem a possibilidade de escrever na página principal do blog, resta-nos comentar o texto que da "capa" a este meu artigo.
Bosingwa todos nós já sabemos que é um jogador de elite. Tem capacidades condicionais acima da média.Agora também tem as suas fracas prestações no campo das relações humanas. Reparem a quantidade de vezes que ja esteve castigado no clube? E as suas declarações/reacções após jogos menos conseguidos o que deram?! Bem, depois vem imitar o discurso do picanhas...enfim, como diría alguem, joga e cala-te!
Jogo com o Guimaraes há dois aspectos que gostaria de realçar. O primeiro é a organização táctica do Guimarães. Muito bem distibuídos, uma zona na segunda linha muito basculizada o que criou dificuldades na construção do nosso jogo. Soubemos ultrapassar isso com classe, qualidade e muita entrega.
Segundo ponto, destacava as exibições de Cech, Lucho e Lisandro. Cech é um jogador de características ofensivas. Diferente de Fucile, porque joga no seu corredor e tem possibilidade de centrar com o pé mais proximo da linha lateral. Uma vantagem enorme. Reparem que Cech cria sempre jogadas de perigo e muitas vezes assistencias para golo! Como foi com o Guimarães. Gosto.É esforçado, bom tácticamente e qualidade de passe. Único esquerdino no plantel!?!
Por fim, o prémio para Kaka é justissimo. Eu sei que o senhor prata vê muitos jogos, mas nao estou nada de acordo com a sua opinião. Milão ficou em quarto porque começou com menos 15 pontos. Mas não entro por ai. Entro pela qualidade de cada um. Messi e Ronaldo estão logo atrás de Káka. Mas káka, apesar de nao ser tão excentrico nas suas fintas, é um jogador completo. Joga, faz jogar, marca e é de uma qualidade só ao alcance dos melhores jogadores do mundo. Depois, na minha opinião, ser médio ofensivo é bem mais dificil que ser extremo. Mas aí seria outro post.

Abraço a todos e muito importante a ida a Madeira. Sem quaresma e com um Nacional a precisar urgentemente de pontos...
prata disse…
Cech tem algumas lacunas defensivas...
Lamas disse…
E o Lino??? também é esquerdino... e ainda falta o Kaz...

Eu partilho com o Prata a opinião sobre o Bosigwa... está com o nariz bastante empinado para ser jogador do FCP... humildade só faz bem...

E por falar em humildade... também não concordo relativamente ao Kaka... o miudo ganhou a Champions, a Supertaça Europeia e o foi campeão do Mundo em clubes em 2007... o que ele precisava de ganhar mais neste ano?... dos 3 é o mais maduro e o prémio é inteiramente justo... tal como o Deco deveria ter recebido em 2004... que ainda contou com um Europeu onde Portugal só começou a jogar quando ele tb começou...
Anónimo disse…
Sim, mas Lino quase que não faz parte do plantel e Kaz para la caminha. Quis dizer unico esquerdino de qualidade...
Anónimo disse…
Minha equipa para a Madeira: Helton, ze, pedro, bruno e Cech, paulinho, raul, lucho e leandro, lixa e adriano
Lamas disse…
Era só mesmo para tripar... :-)

Mas olha que o cruzamento do Kaz para Lisandro em Anfield... sim senhor... um senhor cruzamento...
prata disse…
Foi mais uma senhora cabeçada...
riskolas disse…
VAMOS BUSCAR O FRED!

E DAÍ... SERÁ QUE ELE JOGOU NA CHAMPIONS???


http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=132787&tema=2
prata disse…
Não pode jogar na champions não interessa. Para consumo interno o que temos chega e sobra... De qualquer forma gostei da capa de hoje da bola... os mouros vão a tudo que mexe...