A herança de Co



Na passada semana o nosso Benni McCarthy deu um entrevista à rtp 1, na qual disse que a sua saída do FCPorto foi uma triste coincidência. Foi uma questão de dias. Disse que saíu por causa do Adriaanse e que passados uns dias saíu o treinador Também Diego disse que foi empurrado para fora pelo ditador holandês. E o que andam a fazer estes meninos? Andam a fazer o que sempre fizeram: aterrorizar as defesas adversárias... Diego já vale o triplo do que valia quando o vendemos. Lembram-se? Foram 6 míseros milhões de euros? Dos quais só devemos ter ficado com os 50% que tinhamos do passe do jogador... Na altura até nem pareceu mau negócio para uma mais uma suposta grande esperança que se perdeu ao chegar à Europa. Bom trabalho este do Co em rentabilizar os activos do Porto! Que dizer do Hugo Almeida que pode sair por 5 milhões se for accionada a cláusula? E o que dizer dos 22 golos que Benny já marcou esta é poca em todas as competições numa equipa banal? Os 15 que já leva na liga inglesa valem por 35 na nossa B-win liga... Até o Luís Fabiano marca!(este sempre pareceu poder dar mais se tivesse mais atitude) A rigidez do homem empurrou estes grandes talentos (exceptuando o Fabiano) para fora do clube sem que se tivesse abatido seja o que for aos elevadíssimos resultados negativos da nossa SAD. Há que perceber que, hoje em dia, o treinador também tem de ter em conta a valorização dos seus jogadores. Poucos foram os jogadores que saíram valorizados no mercado com o Adriaanse. Jogavam sempre os mesmos e quem não jogava era completamente empurrado para fora. Postiga que, apesar da quebra de forma, acabou por ser importante na melhor fase da equipa nesta época, só não saiu por não havia ninguém que o comprasse... Mas será que isto tem só a ver com Adriaanse? E o Adriano? Não saiu porque não calhou... O treinador tem de se impor perantes estas tendências de negócio das administrações. Por norma um qualquer administrador da SAD vê um jogador caro sem jogar e pensa logo na maneira mais rápida de vendê-lo. Ora o treinador tem de resistir a estas pressões. Se achava que o Adriano era uma opção válida para a equipa, a sua dispensa nunca deveria estar na mesa, sobretudo sabendo que não existia uma boa proposta. Porquê a dispensa do Adriano? Porque não estava a jogar? Foi exactamente o que se fez com o Diego e com os resultados que se vê... Não digo que estes jogadores que saíram seriam titulares indiscutiveis mas os clubes de hoje em dia tentam rodar ao máximo a sua equipa para adiar o cansaço nos jogadores. O Jesualdo só rodou a equipa por causa das lesões. Um Diego não teria sido importante? Só espero que não aconteça com Ibson, o mesmo que aconteceu com Diego...

Assim, cá ficam as minhas dicas para o defeso e para as posições que deverão ser reforçadas. Em primeiro lugar recomendo o mercado nacional como mercado preferencial. Há que equilibrar as contas e contratar apenas 3 ou 4 jogadores no máximo para permitir alternar entre o 4-3-3 e o 4-4-2 losango:
- Precisamos de um avançado para atacar a champions. Adriano por ser algo limitado e Postiga por ser uma aposta incerta, apesar de chegarem para consumo interno (juntos têm 19 golos), não chegam para uma candidatura credível a um objectivo mínimo de quartos de finais da champions que tem de ser o do FCPorto do próximo ano. Recomendava o regresso do Benni se não fosse impossível (só se se vender uma das estrelas...), e sobretudo o Edgar do Beira-mar. Promete este miúdo! Se não for possivel, o Linz do Boavista pode ser uma boa opção sobretudo pelo preço. O Boavista precisa de dinheirinho fresco. Há que aproveitar. Aquele miúdo lateral esquerdo, Nuno Pinto também parece uma boa aposta...
- Um bom defesa central é muito complicado de conseguir no mercado de hoje em dia. Aqui temos 2 opções. No mercado nacional temos o Lary do Marítimo e Devic do Beira-mar. Podem ser boas hipoteses para o banco e só para as competições nacionais. No mercado internacional a coisa é mais complicada... Só recomendo se sair um dos esteios da defesa. A única hipotese parece ser o mercado de Leste. Por exemplo, aquela defesa do CSKA de Moscovo é excelente. Ficaram na retina o capitão Ignashevich ou um dos irmãos Berezutskiy. Isto só para dar um exemplo.
- Por último, necessitamos de um extremo. Mas não um extremo tecnicista ou do tipo do lisandro. Precisamos de um ciclista. A opção natural é Sougou e é a minha única recomendação. Se não puder ser este temos jogadores jovens de valor nesta posição.
- Proponho ainda a seguinte lista de dispensas: Ricardo Costa (Se for contratado outro central), Alan(por todas as razões), Vieirinha (precisa de rodar) e Bruno Moraes (emprestado a um clube do meio da tabela para ver o que dá).
- Faltam ainda os jogadores da 'cantera' que deverão merecer uma oportunidade no plantel principal: Paulo Machado(rodou dois anos e demonstrou qualidade suficiente), Ivanildo (boa opção entrar nas segundas partes e mexer com o jogo) e Helder Barbosa (prevejo que vai explodir para o ano).
- Proponho ainda se se terminem contratos com todos os jogadores emprestados com quem não se conta. Por exemplo, Leandro do Bonfim, Pitbull e todos os outros do mesmo género. É urgente diminuir a massa salarial do clube e com nem as estrelas das equipas nem os administradores vão passar a ganhar menos...

Comentários

Anónimo disse…
Boas!!

Isto de se falar à posteriori é muito fácil,contudo não podemos esquecer que o mccarthy do porto era um jogador acomodado que jogou quase todos os jogos e marcou três golos numa época!Já o Diego que como vcs sabem, é o estilo de jogador que admiro, teve muitas oportunidades limitando-se a lateralizar o jogo sendo poucos os passes de ruptura que caracterizam o seu futebol,quer no brasil,quer agora na Alemanha.Para isso há uma justificação válida.No Brasil está tudo parado e há imenso espaço para jogar e na Alemanha ele é dos poucos tecnicistas que por lá andam.Deveria, no entanto ter permanecido no plantel e teria direito por estatuto a novas oportunidades uma vez que levamos semanalmente com o Jorginho.Quanto ao Hugo Almeida 5 milhões pelo único gajo que conseguia fazer a bola quase sair do estádio é de facto pouco...lol..que por la fique!!O Luis Fabiano esteve lesionado e nem hipoteses teve de jogar a 100%,mas a sua qualidade técnica era indisfarçável!!Quanto às contratações não acho k existam no futebol Português jogadores para o nosso plantel e na minha opinião apenas vejo dois jogadores com nível para o nosso Porto:Filipe Teixeira e Andres Madrid!!Deixo uma nota só para dizer que não percebo as limitações do Adriano.Será que não inventar é uma limitação??Para mim é um jogador fantástico, com uma atitude fantástica, movimenta-se à ponta de lança e será depois de Jardel o melhor ponta de lança que já vi no nosso clube!De facto o Adrianse não tinha razão....este é o Adriano 1ª e não o 2º
Anónimo disse…
Para a defesa talvez o Zoro do Messina pudesse ser uma solução e no meio campo acho que é preciso uma alternativa ao Paulo Assunção e outra ao Anderson.
Quanto ao ataque muito sinceramente acho que estamos bem servido e que se Quaresma sair deve apostar- se em Hélder Barbosa,Ivanildo e Vieirinha.
Para além disso se Quaresma sair e ficarmos com Anderson talvez fosse boa ideia mudar de esquema tactico para o 4-4-2,pois dessa forma seria dada mais liberdade ao Anderson e até ao Lucho para fazerem a diferença.
Anónimo disse…
Como lateral esquerdo gostaria de ver o Antunes.
Anónimo disse…
Caro Prata,

O Co fez a dobradinha após uma epóca de 2004/2005 miserável, logo terá algum mérito...

Relativamente ao Diego, o homem jogava de costas para a baliza adversária!!! E teve várias oportunidades de demonstrar o seu valor. Penso que foi bem vendido, tal como o Fabiano.

Quanto a contratações, penso que estaria na hora de comprar um "ponta-de-lança" consagrado - Com que dinheiro?? - Administradores da SAD! gastem menos nos Casinos!!!!!
Pispis disse…
Prata, Prata...

Que gaffe este post... Já te esqueceste que o Benny todos os anos quis sair do Porto? Que o empresário chegou a fazer chantagem dizendo que se não saísse agora só saía no final de contrato a custo zero? E vem agora falar mal do Co quando se calhar foi o treinador que mais tempo lhe deu a titular...

Diego, meu caro, eu adorava este miúdo, ninguém mais do que eu queria que ele brilhasse desde que soube em Cerva que ele ia para a Luz mas pelos visto aterrou no Dragão, mas ele foi um fiasco exceptuando um ou outro lance de génio. Foi para o banco merecidamente e a humildade do menino? Veio o pai q por sinal é o empresário dele dizer q no Porto nunca mais e q queria sair para outro clube... Pkp!

Hugo Almeida? Quem é esse? Só falta cometer o mesmo erro c o Postiga e ir lá buscá-lo outra vez...

O Co pegou numa ekipa desvastada e fê-la campeã, se queres falar em 'rentabilizações' vê quanto valia no início da época 2005/06 o Quaresma que tinha feito uma nulidade e qt davam por ele no fim, o Pepe a mesma coisa, o Helton, Bosingwa, o Raúl Meireles e mais... colocou o Bruno Alves à frente de Jorge Costa e Ricardo Costa nas opções :-)

Este ano quem o Jesualdo rentabilizou? Com quem vamos fazer dinheiro? Quaresma? Pepe? Estes já sabíamos que eram jogadores e ainda por cima foi buscar o Postiga quando se tivesse apostado no Adriano desde o início já tinha pelo menos 20 golos (lembra-te do golo na Supertaça). Sobre o Adriano escuso de escrever mais pk o Artur fê-lo perfeitamente :-)

Edgar da Silva do BM, Antunes do PF e Tiago do Lyon como contratação sonante... Vieirinha, Hélder Barbosa e Bruno Moraes para o Leixões :-) Também recomendava o Lucas, mas acho q há um defesa-esquerdo no Leça do Balio melhor q esse gajo :-)
prata disse…
Finalmente consegui o pleno! Ninguém concorda comigo! Vamos às respostas:
- em primeiro lugar,não suporto comparações entre Co e Jesualdo. É a uma conparação entre um louco(no mau sentido) e um treinador ponderado que tem cometido erros que põe em causa o seu estatuto de treinador de um Porto europeu! Co não valorizou jogadores. Foram as próprias características de génio dos jogadores que sobressaíram sem que ele fizesse por isso. Sóporque trabalhou na disciplina do Quaresma fez dele jogador? Quais são os problemas disciplinares do quaresma ese ano? Jogamos meia época com um sistema e perante duas derrotas ele mudou tudo! aí é que apareceram os jogadores de que falas. Alguém os viu na liga dos campeões? Pois não. Estavamos demasiado ocupados a ser humilhados por equipas menores. Nem aproveitamos um san siro sem publico! Ganhamos o campeonato num golpe de génio do jorginho quando já ninguém previa e sem isso dificilmente o 3-4-3 que já tinha falhado na luz e que criava 3, 4 oportunidades de golo por jogo teria sucesso! Que grande sistema esse que põe 3 jogadores na defesa a correr que nem loucos e coloca toda a responsabilidade ofensiva no ricardo quaresma.
- Falo do benni (apesar do seu temperamento) com saudade de um avançado completo que é coisa que este ano não temos...
- Volto a relembrar que adriano saiu da equipa porque estava a jogar pessimamente, aliás tal como veio a acontecer agora com o postiga. Está em boa forma mas o início de época que fez obrigou o jesualdo a tirá-lo da equipa. tenham memória!
-Quanto ao diego, ele não foi para o banco! foi para a bancada. mais uma vez, é preciso memória! Dizer que não faz falta no plantel é de loucos! pessima venda pelo valor que foi!
- Nunca me pareceu que um jogador com as características de hugo almeida seja de desprezar dadao a qualidade dos avançados que ficaram no plantel. Relembro que é um jogador de 22 anos!Que oportunidades teve? jogou mais de 2 jogo seguidos?
- Quanto ao valor dos jogadores, nós sabiamos o que eles valiam. e lá fora? ouviu-se a intenção de algum grande clube vir buscar o quaresma? hoje em dia até o meireles e o postiga têm mercado!
- Para terminar, repito que não foi o Co que valorizou os jogadores! Se ele conseguiu enganar alguém (e pelos vistos conseguiu) deve-o a josé bosingwa, a pepe, a paulo assunção, a lucho, a helton e a quaresma! eles criaram o mito do 3-4-3! o co limtou-se a impedir que eles usagem brincos e que tivessem posters de gajas nuas no balneário...
Pispis disse…
"Foram as próprias características de génio dos jogadores que sobressaíram sem que ele fizesse por isso."
Vamos deixar de gastar dinheiro em treinadores, alguém q escolha um 11 e o génio dos jogadores aparece naturalmente.

"Só porque trabalhou na disciplina do Quaresma fez dele jogador?"
Para já, não trabalhou só a disciplina, ele tb começou a defender e, sim Prata, trabalhar a disciplina de meros putos mimados q pensam q tem um mundo a seus pés fazem deles jogadores.

"Ganhamos o campeonato num golpe de génio do jorginho"
Isto é o q se chama ridicularizar uma dobradinha dp dum jogo completamente dominado pelo Porto em q o Sporting q vinha de 10v consecutivas nem cheirou a baliza do Porto. Um Porto q massacrava o adversário e passou inúmeras jornadas sem q o Helton sofresse golos.

"Volto a relembrar que adriano saiu da equipa porque estava a jogar pessimamente"
Mas tens dúvidas q o Postiga sp foi a bandeira do Jesualdo e teria q jogar cm agora o está a fazer sem merecer?

"Quanto ao diego, ele não foi para o banco! foi para a bancada. mais uma vez, é preciso memória!"
Eu avivo-te a memória: Porto perde no Estrela c Diego a titular à 18ª jornada; Porto ganha à Naval no 1º jogo em 3x3x4 com Diego no BANCO; Porto empata em Vila do Conde à 20ª jornada c Diego a titular; Porto empata c Braga dp duma grande exibição e penalti de B.Alves c Diego no BANCO; Porto ganha em Belém na 22ª c Diego no BANCO.

"(Hugo Almeida) jogou mais de 2 jogo seguidos?"
Jogou 4 a titular entre a 8ª e a 11ª. Mas é muito melhor q o Postiga.

"ouviu-se a intenção de algum grande clube vir buscar o quaresma? hoje em dia até o meireles e o postiga têm mercado"
O único mercado q tou a ver para o Postiga é o das Caxinas e, por outro lado, tás a dizer q só este ano o Quaresma e o Meireles tem mercado?!?!?!

"deve-o a josé bosingwa, a pepe, a paulo assunção, a lucho, a helton e a quaresma"
Os jogadores são os mesmos e temos um treinador ponderado, a diferença é que viemos da pior época de sempre e fizemos a dobradinha e este ano ganhamos o campeonato num lance de génio do Pepe na Luz...
prata disse…
Replicas com citações? Humm... Também quero:
"Vamos deixar de gastar dinheiro em treinadores, alguém q escolha um 11 e o génio dos jogadores aparece naturalmente"
O papel do treinador num plantel como é o do Porto é tentar tirar o melhor dos jogadores porque talento já eles têm. É isso que o Jesualdo faz melhor que o Adriaanse mas que mesmo assim ainda não satisfaz. Pode ser que no futuro voltemos a ter um treinador assim. Até lá temos direito à crítica.

"Isto é o q se chama ridicularizar uma dobradinha dp dum jogo completamente dominado pelo Porto em q o Sporting q vinha de 10v consecutivas nem cheirou a baliza do Porto. Um Porto q massacrava o adversário e passou inúmeras jornadas sem q o Helton sofresse golos."
Tu já deverias saber a diferença dominar um jogo e controlá-lo. Foi isso que fizemos este ano na luz e no ano passado em alvalade. Controlamos o jogo. Tivemos 3 oportunidades de golo e marcamos 1. Não quero minimizar a conquista do campeonato do ano passado, como muitos portistas fizeram, até porque acho que os jogadores foram fantásticos! Quero minimizar o trabalho de banco desse campeonato. Comparando com o Porto deste ano... E este ano não tem sido grande coisa...

Quanto ao Diego, Porque é que paraste à 22ª jornada. E as restantes estava no banco? Enfim... Ainda por cima ganhou o campeonato quando meteu um nº 10 (jorginho) a jogar...

Quanto aos jogadores do Porto no mercado. Como deves calcular, a especulação jornalística sobre contratações é sempre sinal de que há qualquer coisa: uma proposta, um interesse, uma conversa com o empresário, etc. Houve poucas notícias na época passada. O Pepe vale o dobro desde que a marca chapou a sua cara na 1ª página como contratação do real madrid. Porquê só este ano? Para mim o homem fez a época da vida dele no ano passado o mesmo se pode dizer no ano passado.

O Postiga é um jogador de selecção com 10 golos no campeonato. Se mesmo assim não o conseguimos vender... Eu também já voltei a perder a paciência com ele.

Quanto a comparações deste titulo com o do ano passado, não são possiveis. Basta falar da campanha na liga dos campeões. A equipa fraquejou em Janeiro e em Fevereiro mas já não é a incógnita que era com adriaanse. Confesso que após o jogo da luz fiquei muito mais confiante do que fiquei no ano passado a seguir à vitória em alvalade. Mesmo antes dos dois derbys. No ano passado estava preocupado a saber quando é que o 3-4-3 ia ruir. Bastava que tal como este ano Pepe e Paulo assunção ficassem lesionados ao mesmo tempo.

Conclusão: Jesualdo quando comparado com o Co parece um sábio da bola. O problema é comparação com outros treinadores...
prata disse…
Já agora, o homem do Marítimo chama-se gregory e não lary...

Não sei onde fui buscar o lary... lol
Anónimo disse…
Caro amigo Prata.
Três rápidos comentarios:
- em relação ao Co Adriaanse nao tenho duvidas nenhumas que agora os jogadores do Porto estão a ver e a perceber a qualidade do Co para Jesualdo. Se nas relações humanas é preferivel um treinador benuvelente, no resto a disciplina téctica de Co é superior. Fez a dobradinha, só por si só, ganha em resultados ao actual treinador do Porto. Fez crescer e aperecer jogadores (pepe, paulo assunção,ibson, adriano e QUARESMA)
- o senhor gosta de contratar jogadores a clubes inferiores de valor duvidoso. por si o Porto comprava o sougou que o apelidou de ciclista?? nao será melhor o Gamito que ja ganhou uma volta? Edgar? Linz? prefiro acreditar numa observação criteriosa e de qualidade que trouxeram jogadores como anderson, lisandro, lucho, fucile, cech...e apostar em jogadores portugueses novos e/ou com provas dadas (linz? Edgar? sougou?...enfim...)
- terceiro, o diego é bom jogador. o senhor faz dele um heroi. tive a oportunidade de ver o jogo miseravel que ele fez em barcelona contra o espanhol. tem altos e baixos. é inconstante. nao faz dele um jogador regular, qualidade necessaria nos grandes jogadores. ja agora, se marcar um golo antes do meio campo faz dele um excelente jogador, desafio-o a colocar aqui o video do golo do vierinha no mundial de sub-17 salvo o erro, e a corrigir as suas criticas ao mesmo jogador....
prata disse…
"anderson, lisandro, lucho, fucile, cech" - Sobretudo os 3 primeiros vieram em tempo de vacas gordas... Em tempo de vacas magras...

O video do diego é um exemplo, por amor de Deus! Duas verdades: Está uma fazer uma época muito acima do esperado e do que fez por cá; foi vendido por tuta e meia.
Se tem lugar no plantel? Disse que sim, mas pelo seu temperamento mimado aceito opiniões contrárias. Agora talento suficiente? Tinha!

Por ultimo o Co. Não lhe perdoo a miseravel campanha que fez na Liga dos Campeões! Mais: tenho sérias dúvidas dos seus méritos tácticos. Faz-me lembrar demasiado um certo treinador brasileiro de selecção que nos anda a enganar a todos há anos... Ufa! Não concordei com o timing, mas ainda bem que o Co saiu...