Abram alas para o Goleador!!!


Tinham passado 94 minutos de jogo, estavam todos os ingredientes reunidos para um momento épico: íamos ter um herói improvável, no timing certo, no lugar certo e todo o espaço e tempo do mundo. O título esteve nos pés de Renteria. O que ele fez? Fez o que tem feito desde que chegou: trapalhadas...

Mas este golo seria enganador. A segunda parte deixou muito a desejar e apesar de em fora-de-jogo (eu vi Lamas!) e com uma falta de Fucile muito duvidosa, adivinhava-se que o empate poderia acontecer. Foram dezenas de cantos e livres perto da área. Cruzamentos então... Algum ressalto ou desvio e poderíamos deitar tudo a perder. E foi o que aconteceu.

O que aconteceu? Já tinha aqui avisado que este 4-4-2 de Jesualdo joga muito mais perto da baliza de Helton do que da baliza do adversário. Assim dificilmente há milagres. Como sempre conseguimos controlar o jogo e as armas do adversário mas que partido tiramos disso. Na primeira parte tivemos os cruzamentos e arrancadas do José Bosingwa e, tal como em londres, um rasgo fabuloso do Lucho desperdiçado mais uma vez por um avançado trapalhão, no caso Adriano (dominou mal a bola e quando andava à procura dela para rematar o Quim tirou-lha). O golo surge de bola parada. Nesse lance a argumentação dos comentadores é no mínimo ridícula. Segundo eles se não é o árbitro não há golo. Ficaram admirados por ele fazer o seu trabalho e ir avisar que ia estar de olho no Anderson. É que os comentadores deram a entender que havia algo de estranho nisso. E têm razão: é óbvio que dificilmente o Pepe marcaria golo se continuasse a sofrer penaltys em todas as faltas e cantos... Enfim...

No fundo o que pretendo dizer é que, para mim, o 4-4-2 não serve. Pelo menos o 4-4-2 do Jesualdo. Não me interessa controlar o jogo se não tenho poder de fogo. Continuamos muito longe da baliza adversária. Jorginho (a opção que mais garantias dá na ausência de lisandro) ajudou a melhorar o sistema de jogo. Mas não o suficiente para torná-lo um sistema assustador para o adversário. Quantas oportunidades criámos? Onde erra o Jesualdo? É que ele só usa o 4-4-2 nestes jogos. Que é que isto indica aos jogadores? Hoje é para controlar o jogo e se, por obra do acaso for possível, tentar ganhá-lo. Isto não é um espírito à Porto. Pergunto se algum destes jogadores que chegaram nos ultimos 3 anos sabe o que isso é. Se calhar vão saber quando tiverem um treinador à Porto... Não admito a forma como jogamos na segunda parte. Quantas vezes passamos o meio-campo? Somos Campeões, estamos à frente no campeonato e no marcador. Isso não chega para motivar os jogadores. Dificilmente um treinador pouco audaz consegue motivar uma equipa para estes jogos. O que vai acontecer este ano é que mais uma vez, e tal como no ano passado, o nosso grande clube vai dar um título a um treinador que foi um perdedor a vida toda. Será que o título chega para lhe renovarmos o contrato? Se fosse eu a decidir, o professor não iria ensinar muito mais tempo no centro de estágios do Olival...

Mas vamos ao que nos mantém na liderança do campeonato: os jogadores! Nunca é demais referir que temos uma grande dupla de centrais. São capazes de me encontra uma melhor no mundo? (para além da do chelsea) Apesar das dúvidas criadas e de não ser brilhante nas saídas dos postes, temos um grande guarda-redes! (aliás temos dois!) Os dois ou três rasgos que o Lucho ainda consegue arrancar durante o jogo chegam para que seja sempre um titularissimo e fundamental! O problema de alguns portistas com o Lucho é que ele joga sempre. Nem quero pensar no que acontece à nossa equipa se ele por acaso se lesionar... Continuamos a ter 3 bons laterais, um grande trinco, um raul num bom nivel e um quaresma que apesar de tudo aparece para decidir. E não se esqueçam que vem aí o Jurema! Enfim... São eles que seguram o barco... Por ultimo uma referência ao Marek Cech. Fantásticas aquelas duas correrias no ultimo minuto. Tem garra aquele miúdo!

Comentários

policy10 disse…
mais uma vez fico desiludido pela tua incapacidade de perceber q é preciso controlar o meio campo para ganhar jogos... eu gostei do 11 q ele colocou... eu punha o mesmo!!! como vimos todos... na 1ª parte o porto controlou o jogo... dentro das possibilidades, mas estava controlado.. marcou um golo e podia ter sido melhor... o benfica n criou mto perigo..

que aconteceu na 2ª?? claro q o 442 n é a soluçao pra tudo, e como bem disseste, a equipa defende mais atras e estica-se no campo!! pois... o porto "dá" o meio ao benfica e sair disto ia ser dificil!! mas tem de saber aproveitar esta "desvantagem" e usar o contra ataque... q foi o q mto raramente fizemos enquanto estava 0-1... pq?? pq o cabrao do jesualdo n mete o anderson mais cedo!! este cabrao todos os jogos faz mil substituiçoes aos 50min... contra a merda do benfica resolver ser cabrao e n faz substituiçoes qdo via q a equipa n estava a conseguir aguentar a pressao do benfica e sair a jogar... quem era o jogador ideal para isso?? era o renteria!!! na altura q devia refrescar o meio meteu o cech...(n me parece parva a sub..) qdo devia reforçar o meio tira o jorginho e mete o renteria!!! mas alguem explica esta sub???

o porto ia ser sp pressionado na 2ª parte a ganhar 1-0... n pode é ficar na defesa e mandar charutos pro ar!!! o benfica n criou mto perigo e o fcp n conseguia sair a jogar...

notas: belo roubo do sr arbitro.. n ha um lance duvidoso a favor do fcp... deu todos os cartoes amarelos ao fcp e mais alguns.. perdou varios amarelos ao benfica! com um criterio largo, simao e petit na rua!!! simao consegue acabar sem amarelos... boa caseirada!!
Anónimo disse…
Começo por referir que ainda não vi o resumo do jogo (nem sei se o vou ver) e apenas tenho na imagem os lances vistos de uma bancada fria e pouco confortável bem lá no cimo de um estádio enorme mas pouco funcional.
No final do encontro, enquanto esperava os cerca de 40 minutos para sair do estádio, deixei-me estar no silêncio e observei que não era o único. Éramos muitos! O sentimento de tristeza, incapacidade e frustração era mais que evidente! Naquele momento percebemos que mais uma noite de glória, mais uma vitória, mais uma demonstração de grandeza e força e, acima de tudo, mais um título estiveram perto de serem alcançados. A imagem que ficava no ar não era a exibição do nosso adversário, mas sim a ineficácia que observamos dentro da nossa equipa.
Minutos depois, já em plena auto-estrada, a camioneta do Porto seguia tranquilamente e só em direcção ao Porto. Quem passava não manifestava qualquer tipo de sentimento. As buzinas, as luzes, os cachecóis fora das janelas, os acenos, nada foi feito durante aqueles minutos que presenciei os bastantes carros ultrapassarem a camioneta. Nada como já vi, em outras ocasiões, em que os adeptos conseguiam levantar as rodas da camioneta e lava-la em ombros o resto da viagem.
Os adeptos estavam e estão chateados, tristes, frustrados e por isso preferiram ignora-la!
A noite acabou já pela madrugada dentro. Deitei-me com duas imagens bem presentes na minha cabeça. A primeira, o ruído inacreditável que os adeptos do adversário fizeram após o golo e após 80 minutos de silêncio. A outra, a que mais me incomodou, a quando do golo do empate, o encolher dos ombros do Jesualdo e o regresso ao banco virando as costas aos jogadores num acto de inépcia e falta de qualidade de um líder. O encolher os ombros demonstra a sua incapacidade para alterar o rumo aos acontecimentos. Jesualdo habituou-nos a reagir em vez de agir. Está sempre a espera que algo aconteça para ter um motivo para as suas acções. Ele próprio não encontra fundamentos para as suas decisões. O acumular de situações e decisões más agrava a sua ineficiência como treinador. O virar as costas personifica o seu medo e a grande falta de controlo emocional sobre os jogadores e sobre si mesmo o que é importantíssimo (e repito) na qualidade de um líder. O treinador deve ser capaz de expor publicamente aos seus jogadores sentimentos e dessa forma fortalecer a relação com os mesmos. O seu sinal para dentro de campo foi de desistir do jogo e aguardar que nada mais de mal acontecesse. Valeu os magníficos jogadores do Porto. Se têm ou não qualidade, ou carácter, ou técnica, não interessou naquele momento. Interessou foi defender o orgulho de um clube, de uma camisola e principalmente os seus adeptos que sempre apoiaram a equipa. Nesse aspecto, os jogadores estão de parabéns!

Não vou falar de questões tácticas. Não me apetece! Já todos aqui neste espaço defendemos mil e uma formas de o porto jogar. Falamos no 4-42, 4-3-3, jogar longe da baliza, meio campo esticado, etc...talvez numa outra vez escreva aquilo que penso tacticamente!

Abraço e bom comentário do Prata|
lucho disse…
coloquei no meu blog um post sobre os 2 roubos de igreja q fizeram ao fcp nestes últimos 2 jogos...tenho lá 2 imagens q são terrivelmente elucidativas...
Anónimo disse…
Os adeptos do meu CLUBE, são muito PRECIPITADOs A fazer juizos de valor: Pepe,B.Alves,Adriano,R.Meireles etc.

Mareque e Renteria,è genteJOVEM, vem de outro futebol,precisam, mais tempo. CALMA!!!