Quem tem medo dos Muçulmanos?

Depois de duas exibições cinzentas do nosso FCPorto, muitos julgariam que a minha habitual crónica falaria do rendimento zero do Lucho, dos Ezequias, dos Alans e dos Tariks que abundam no plantel ou da diferença de classe para o galáctico Arsenal. Meus amigos, tentarei falar disso apenas após os embates com Sporting e Benfica. Por dois motivos: Primeiro porque ainda não podemos ambicionar bater o pé ao Arsenal na sua casa. Importa antes ver se no Dragão será diferente... Quanto aos outros arsenalistas, foi uma derrota que acontece, num campo difícil, e onde criamos situações suficientes para marcar. Apesar de alguns erros preocupantes detectados, há dias assim... Segundo porque devemos dar mais tempo ao nosso treinador, que apesar de tudo, perdeu a pre-época.

Queria antes falar-vos de Democracia. A letra maiúscula não está lá por acaso. De facto, tenho muito orgulho em ter um blog, e dizer e fazer o que me apetece (dentro da legalidade, obviamente). Gosto de viver numa civilização em que não há unanimidades. De certeza que há ainda portugueses que acham que o Mourinho não é lá grande coisa. Posso discordar. Posso até pensar que não têm cérebro, mas será sempre a opinião deles e a minha. Sítios há, no entanto, em que esta forma de viver não é aceite. Vejamos alguns regimes muçulmanos: Alá proibe terminantemente tudo o que é bom e dá prazer, e ninguém pode dizer nada em contrário sob pena de ser apedrejado(eu sei que é uma visão simplista). Mais uma vez não concordo, mas nem por isso vou bombardeá-los ou invadi-los. Eles vivem assim há séculos e poucos deles fizeram alguma coisa para mudar as coisas. Na casa deles mandam eles. Tudo isto é aceitável num devido limite. Esse limite foi ultrapassado com o caso das caricaturas de Maomé e mais recentemente, na reacção às declarações do Papa. Eu tenho o direito de pintar a barba do profeta Maomé de roxo. Até tenho direito de lhe pintar os lábios com uma cor de batom vulgar. É de mau gosto, mas é o meu mau gosto. Mau gosto a que tenho direito! Os Muçulmanos não nos podem impingir a sua forma de viver, tal como nós não lhes podemos impingir a nossa. E não é por berrarem muito que me vão fazer mudar de opinião.

Já sei que o texto está a ficar um pouco chato e por isso vou directo ao assunto. Eu julgava que este tipo de (o)pressão sobre a opinião dos outros, era própria de regimes antiquados como os que aqui descrevi. Como tal, não posso aceitar que atitudes semelhantes sejam tomadas por entidades que estão mandatadas para representar o meu país como é o caso da Federação Portuguesa de Futebol. O que é que faz esta gente pensar que se podem constituir em grupos de pressão para criar unanimidade à sua volta? Já sei que hoje em dia a Federação é uma máquina de fazer dinheiro e que a ideia geral é a de que se trata de uma entidade muitissimo bem sucedida. É uma ideia errada. Apenas a Selecção A é bem sucedida. Falamos na Liga, mas a verdadeira vergonha está nos campeonatos organizados pela Federação e basta ver, a título de exemplo, a organização da antiga 2º Divisão B, cujo actual escalonamento por series é uma coisa inenarrável. Que dizer da actuação da Federação em casos como o caso Mateus? Como é que neste tempo todo, ninguém na Federação reparou nos pareceres que denunciavam as leis sobre corrupção no desporto como inconstitucionais? Como é que estes senhores, a trabalhar assim, querem almejar unanimidade à sua volta? Como é que se acham no direito de pressionar um orgão de comunicação público, por causa de um programa de opinião? Só porque as opiniões nem sempre (quase nunca) lhes são favoráveis? Vergonha!

Esperava mais da administração da RTP. Esperava que defendesse o direito à opinião dos seus comentadores e dos seus jornalistas a desempenharem funções de comentadores, como era o caso do Carlos Daniel. O futebol é polémico e raramente gera consensos, e programas como o Trio de Ataque fazem sentido por causa disso. Como tal, não admito que a Federação Portuguesa de Futebol tente filtrar e condicionar a informação isenta a que tenho direito, muito menos no canal público de televisão.


Fica mais uma música cujo nome da banda tem tudo a ver com o que penso sobre estes senhores da federação, com seleccionador incluído: Band of Horses( Band of Horses-The Funeral.mp3 )

Comentários

Lamas disse…
Aqui está o nosso Miguel "Pedro Prata" Tavares... o nosso colunista... também com a emissão da sua crónica às terças-feiras...

Concordo contigo miúdo... acho inadmissível o que sucedeu na RTP, e ainda por cima com o Carlos Daniel, que apesar de não ser portista, transmite algo que é comum a todos nós (uns mais do que outros) que escrevemos neste blog... a PAIXÃO pelo futebol...

Quanto ao resto apenas não concordo com o comentário ao jogo de ontem... o campo até pode ser difícil e o Braga não é uma equipa qualquer, mas ontem o FCP perdeu e perdeu bem porque simplesmente não jogou nada... os golos são inadmissíveis... Paulo Assunção no primeiro e Quaresma no segundo com duas perdas de bolas inaceitáveis, já para não falar no meu amado Bruno Alves que deixou o Luís Filipe pensar 100 vezes até decidir-se pelo remate sem sair ao seu encontro...

Ontem, na minha opinião o FCP esteve mal de mais... Lucho está numa forma péssima, Quaresma começa a ser a vedeta do costume e na defesa está o Bruno Alves... e só isso já diz muita coisa...

Uma palavra para o Postiga que parece melhorar, embora aquele feitio meta-me um pó...

E, claro, não esquecer que se o Carlos Fernandes tivesse sido expulso aos 26 minutos da 1a parte as coisas podiam ter outra história...

Mas acima de tudo realçar que o FCP ontem não esteve bem... nada bem... e mereceu a derrota...
Pispis disse…
A 'Crónica de Prata' reluz como o ouro!

Carlos Daniel é grande, até na atitude que teve em demitir-se e não compactuar com estas ditaduras...

Pergunta de hoje no Trio d'Ataque: O actual Porto está melhor ou pior que o de Co Adriaanse?
Resposta A: Claro que melhor, vamos fazer dobradinha e vamos longe na Champions... do tipo... até Moscovo.
Resposta B: Melhor, aliás, temos vindo a melhorar, sofremos 2 golos em Londres e em Braga mas ontem já marcamos 1.

Pergunta da próxima semana: Não teria sido melhor dar 1 milhão pelo Linz e receber de oferta o Jesualdo?

Tou a brincar, tenho a certeza q vamos brilhar c Marítimo, Sporting, Benfica e Hamburguers pelo meio... ou então não...
Anónimo disse…
Constatei que quase ninguem (comunicação social, é evidente!) falou do lance do Carlos Fernandes. Expulso, 45 minutos com mais um e o jogo empatado! Não jogamos assim tao mal (azar em momentos importantes do jogo), mas esta "zona" do porto nao me convence! Uma zona longe de ser sufucante para os adversários!
Há um maior indice de desgaste fisico do que o sistema anterior. A mobilidade e a não limitação de determinados jogadores às suas posições é uma vantagem, mas também factor de desorganização da estrutura/cultura táctica e estratégica! Esta desorganização obriga a correr mais, a um maior sacrificio físico e mental.Mentalmente estamos desorganizados e isso reflete-se na entrega ao jogo.
São os portugueses, leia-se, Bosingwa, Bruno, Raúl (grande jogo em Braga) e Postiga a alma e força do colectivo. Não podemos viver dos individualismos, mas sim do colectivo. É isso que tem faltado. É isso que tem de ser construido rapidamente!
Não falo do Jesulado, para já. Dou o beneficio da duvida! Do Co falei, e bem...! Helton é o segundo melhor guarda-redes em Portugal. Primeiro é o Baia. Ele falhou e saíu...enfim!
Ultima palavra para o Prata. Democracia, caso o senhor saiba é o contrario do que tem feito na intenção do seu voto nas urnas...Pense bem! Abraços
Anónimo disse…
Prata contratado pra colunista do MHOJE! Definitivamente!