Somos o povo mais forte...

A foto não está por acaso... No jogo do título da época passada, não em Alvalade, mas sim em Penafiel, alguém muito especial conseguiu obter os ingressos nas bilheteiras do Dragão por entre os 'gunas' dos Super Dragões!
O Basculação dá um doce a quem encontrar a Ritinha de óculos escuros, o Levezinho a espreitar por cima da cabeça de um outro adepto portista, a Lipinha quase escondida na multidão, o Pispis com as mãos na cara e o Lamas de boné e óculos de sol.

Serve este intróito para decorar uma série de curiosidades do nosso clube que me chegou ao mail, com base na enciclopédia multilingue online livre - Wikipédia! Cá vão elas:

O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6)
O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).
O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.
O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.
O FC Porto já disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.
O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 264 títulos oficiais!
O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.
O FC Porto já fez o pleno nacional ou arrecadou a "Tripla" por 3 vezes (1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época.
O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.
O FC Porto tem um dos 15 melhores registos mundiais de invencibilidade em campeonatos nacionais. Os Portistas estiveram sem perder um encontro entre 22-10-94 e 24-03-96.
O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade, em casa, a nível das competições internacionais: 29 jogos (1974/75 até 1987/88).
O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).
O FC Porto contém no seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 30. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.
O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes.
Segundo um estudo da empresa "EuroExpansão",o FC Porto é um dos clubes portugueses com maior número de adeptos, em que cerca de 30% da população portuguesa é adepta ou simpatizannte do clube. No caso particular do Distrito do Porto, onde a população ronda 2 milhões de pessoas, aproximadamente 80% da população é adepta do FC Porto.
O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.
Segundo o Ranking Histórico Mundial de Clubes, o Futebol Clube do Porto é considerado, em termos de currículo, o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 17º maior do Mundo!
Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto. O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.
No que diz respeito às restantes modalidades:
O FC Porto é o clube português que junta maior número de títulos no andebol, hóquei-patins, bilhar, natação e, em ciclismo, é o que já venceu mais Voltas a Portugal (12).
Tendo em conta, apenas, os designados "3 Grandes", o FC Porto é o clube português que já conquistou mais títulos no hóquei em campo e no voleibol.
O FC Porto, em duas edições da Liga Nacional de futebol de praia, sagrou-se campeão em 2005 e classificou-se em 3ºlugar em 2006.
No hóquei em patins, o FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais.
Segundo o ranking mundial de Hóquei em Patins, realizado pelo "Rink-Hockey", o FC Porto é o maior clube português, e o 2º maior clube da Europa e do Mundo, atrás do Barcelona.

Comentários

Pispis disse…
Esqueçam apenas akela parte dos 100.000 sócios pagantes :-)
prata disse…
Ningém comenta este Post?

Estão tão habituados a ganhar, que não se emocionam com esta fantástica lista de troféus...

De quaquer forma, continuo achar que, mais saboroso que o penta, vai ser o campeonato em que ultrapassarmos os lampiões em numero de titulos nacionais. O sporting já lá vai e para o benfica já faltou mais...
Tony Silva disse…
Este post deixou muita gente calada...
Anónimo disse…
É verdade que o hábito de vencer pode anestesiar muito as pessoas e levar a não terem em consideração tudo o que já foi feito, mas estes dados mostram com muita clareza, o patamar que o Clube já atingiu e isso é extraordinário, quando recordo períodos em que conquistar um triunfo no Torneio de Juniores de Limoges (sul de França) era considerado um enorme feito. E notem que nem foi há muito tempo assim, lembro-me de uma equipa em que o Oliveira era o capitão e onde por curiosidade, jogava a defesa direito. Por esta razão é bom que o Povo não tenha a memória curta e não desate ao mínimo dissabor, a berrar contra tudo e contra todos...
Anónimo disse…
Comentar para quê? Os resultados estão á vista! esta lista vai aumentando de ano para ano...no F.C.Porto é assim...e eu como todos os Portistas cá estamos pra as Festejar...Contra a nossa Força não há resistência!!!...Sempre PORTO...
Anónimo disse…
Estou com o prata só descanso quando tiver mais titulos nacionais que os lampiões,e não se esqueçam que quando eles foram campeões europeus a tv ainda era a preto e branco
Abraços azuis e brancos

RS