Sim, meu Amo...

Não vi o jogo contra a Finlândia. O jogo contra a Dinamarca aguçou-me o apetite mas o horário laboral não me permitiu. Admito que estive a um dedo do teclado para escrever um post sobre o que iria acontecer neste jogo, era mais uma à 'Delane Vieira' mas ainda bem que não o fiz. Ia escrever algo assim: "Portugal vai perder e o Ricardo só vai sofrer um pato, no entanto Scolari irá demitir-se do cargo de Seleccionador alegando que há uma cláusula no contrato que permite a desvinculação se Ricardo Costa não cometer qualquer erro durante os 90 minutos". Tá fácil de ver que não acertava em nada.
Mas serve este intróito para elogiar o Felipe, é fantástico como o discurso dele influenciou a minha percepção do resultado obtido. Quando soube que empatamos 1-1 o meu 1º pensamento foi 'Mas que grande resultado!'. E isto porquê? Porque o Xô Escolari andou desde o jogo com a Dinamarca todo borradinho (com medo que o Labrego abrisse a capoeira e saíssemos vergados a mais uma goleada) a dizer à boca cheia que nunca teve os jogadores em tão má forma física e que o empate era um resultado do outro Mundo na... Finlândia! O que me desgosta é que o rebanho (leia-se jogadores) veio logo corroborar as afirmações do Amo demonstrando total convergência de ideias entre todos. Só tenho uma explicação para isto: o pastor Scolari hipnotiza os homens e quando pergunta 'Oh vice-campeões da Europa e 4º melhores do Mundo, empatar na Finlândia é um excelente resultado não é?' e eles 'Sim, meu Amo...'
A chamada do Postiga é que ainda estou por compreender mas de certeza que também vou chegar a uma conclusão lógica.
De realçar, contudo, as referências finlandesas: Kallio, Tihinen, Heikkinen, Eremenko entre outras são já certezas no futebol internacional e começa a despontar um jovem craque... Litmanen!

Agora a parte séria: acredito que a Finlândia vai causar muitas dificuldades a todas as selecções do grupo como já demonstrou na Polónia e agora com Portugal, mas não havia necessidade de nos rebaixarmos tanto e considerar um empate como um resultado excepcional. Afinal, não somos a 4ª melhor Selecção do Mundo?

NOTA: Porque é que a nós, portistas, o Ricardo Costa não nos surpreende?

Comentários

Pispis disse…
Peço desculpa por tirar a Isabel Figueira do topo do blog :-)
Anónimo disse…
Se os jogadores não estão em forma, como diz esse "mijão", pergunto se não existem outros jogadores portugueses em forma e prontos a jogar (Raul Meireles / Nunes / Baía / João Tomás ). Enfim é a "quinta do mijão".

Em relação ao resultado final, é extraordinário, como o "mijão", transforma um resultado negativo (A Fin... quê?...lândia, ocupa a posição 40 e tal do ranking) num quase histórico para o futebol português.

Pis, realmente tirar a Isabelinha da ribalta, para falares (ainda que com razão) nesse brasileiro "roscoff" é quase incompreensível.
riskolas disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
riskolas disse…
Pah... cuidado com a Finlândia... terra da NOKIA... Uiiiii!!!
E sim, o Ricardo Costa e o Bruno Alves são os piores defesas centrais da história (recente) do FCPorto... O R. Costa consegue estar sempre um passo atrás... ou um passo à frente... fodido fodido é estar no sitio certo...
Quando até o Meira parece imprescindível...
Amplexos...
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
prata disse…
Pôr a culpa só no Ricardo Costa é um erro. Nos dois jogos, tudo o que de mau aconteceu na defesa portuguesa teve sempre a mesma dupla: Ricardo Costa e Caneira.
Já sei que nós portistas não estamos habituados a ter um defesa central saido das escolas tão mau, mas o Caneira consegue ser tão mau ou pior.
Lamas disse…
Corroborar... que é essa mer..???
Tás a ficar claramente jornalista...
Lamas disse…
Só mais uma coisinha... recorrendo à história do Futebol... A Finlândia nunca esteve em nenhum Europeu nem Mundial... mas sem dúvida que é uma equipa temível... Já vi ao vivo espetarem 4 a Portugal... e sabem quem era o Guarda-Redes??? Perguntas para quê...
Pispis disse…
Mas houve uma situação positiva nesse jogo, e aconteceu mm à nossa frente: o anão magoou o joelhinho :-)
Anónimo disse…
Foi no Bessa!

O título da crónica da BOLA foi "Vamos acreditar que foi apenas uma noite má"! As coisas que eu me lembro:)

De facto, devo salientar, mais uma vez, a qualidade dos artigos. Indiscutivelmente, o meu mano foi bem ensinado:) Qq dia tenho de me por a pau pq poderemos assistir ao famigerado ditado "o aluno supera o mestre" :)

Foi uma actuação penosa a de Portugal, mas mais penoso é ler no jornal Record q o Ricardo Labrego foi a figura do jogo! Estes conluios e tráficos de influências retiram credibilidade aos orgãos de comunicação e n prestigiam os profissionais.

Há que saber separar as águas. O China renovou pelo Leixões até 2011 e vai sair um artigo sobre ele no JN. Isto sim, chama-se profissionalismo! :)

Há que saber distinguir o adepto do profissional.

Só mais uma coisinha: com a Finlândia, valeu-nos o brasileiro Deco (sempre tiveste razão, mano, reconheço). Estão à espera de quê pra por o Liedson a jogar?
Pispis disse…
Tráfico de influências do tipo um gajo ser 'líder dentro e fora do campo' e ser considerado a figura do jogo num jornal local, não é? :-)

Ainda tens q reconhecer o valor do R. Carvalho :-)
Tony Silva disse…
Boas!
Acabo de descobrir este blog (de clara utilidade publica) porque só agora o sr. Pis teve a coragem de o publicitar. :)

Tb não vi o jogo da seleção, coisa que até é normal para mim nos ultimos anos, desde que esse Co Adriaanse do Brasil tomou as redeas da seleção. O que me faz comentar este blog é precisamente o comentário do my friend Arnaldo, mais precisamente a frase em que ele fala nos "conluios e tráficos de influência" por parte dos media.

Ora o episodio que vos venho contar tem a ver com o jovem prodigio do Sporting. Já todos notamos que Nani vai ser um grande jogador e vai dar muito que falar. Mas crl!!!! Deixai o moço aparecer pelo seu próprio valor, não é preciso andar a carrega-lo ás costas.
Ora estava eu no computador entretido, provavelmente a ver gajas nuas na net, quando ouço vindo da sala o comentário ao golo de Portugal no Canal 1. Foi qualquer coisa como "a jogada começa [comentador cheio de entusiasmo] em Nani, ... não sei quê Deco... e qq coisa Nuno Gomes".
Ora levantei-me logo qd me apercebi que era o resumo do jogo mas devido á entorse que sofri na segunda, demorei um tanto a chegar á sala e qd vi já estava a bola no fundo da baliza.
Resumindo, fiquei com a plena sensação pelo que ouvira do comentador que tinha sido uma jogada do crl do Nani que o Nuno tinha concluido.
Qual o meu espanto qd á noite, visionando exactamente a mesma reportagem, vejo que o artista ali foi mesmo o mágico e que o jovem Nani é quase irrelevante em todo o processo. O mágico é que trocou os passos a 2 ou 3 defesas, encontrou a nesga por onde meter a bola e fez a papinha toda ao Nuno.
Porquê então dar tanto enfase á participação do Nani no golo?

Isto de "fazer a imagem" tem muito que se lhe diga!!!

PS - E porque não tb o Pepe na seleção? Essa é que era...

PS2 - Então estes é que são os gajos que querem dar uma lição ao Bayern Monchique? Lá de futebol percebem, mas será que "jogam"?!?!
Tony Silva disse…
Não me confundam com o toni silva. Eu sou o tony silva.
Pispis disse…
Ganda TonyAntónio! Isto de fazer publicidade no Messenger dá mesmo resultado :-)

Não quero jogos entre Byte Foother e Bayern Monchique: sinto-me dividido :-)
Anónimo disse…
só pra acrescentar em relação à tua nota no final do artigo que o Ricardo Costa não nos surpreende porque nós vemo-lo jogar, quer no estádio, quer na TV (nas raras vezes em que joga, felizmente).

Ora, como todos sabemos, ver jogos do FCP é coisa que o Sr. Escarrolari não faz. O exercício mental dele já todos o conhecemos: vamos lá ver quem são os jogadores portugueses do FCP que não jogam com regularidade ou nem sequer jogam de todo: Ricardo Costa e Helder Postiga! Estes gajos é que me dão jeito prá minha selecção, a Escarrolari Clube de Portugal.

Quero desde já propor a todos os leitores assíduos deste blog que, quando este "senhor" se retirar de vez e for pregar a outra freguesia, vamos todos emborracharnos de felicidade!

Abraços
Anónimo disse…
Alinho na proposta do Miranda!

E subscrevo tudo o que my friend António Silva (Tony Silva) descreveu (naquele seu jeito natural e que, por isso, tem piada) sobre a situação dos medias a propósito do Nani.

O puto ainda hoje marcou um grande golo e decidiu a partida (sim, já soube, o lance foi precedido de falta) mas a execução foi de génio. Nos últimos anos, temos de reconhecer, o Sporting tem sido o dono da selva na formação de jovens talentos. O Nani é claramente um talento e vai crescer como jogador. Se n tiver uma perna maior que a outra, tipo Carlos Martins, tem tudo pra ser figura de proa no futebol português e, muito provavelmente, do futebol internacional.

Mas é verdade que a imprensa cria e destrói jogadores num abrir e piscar de olhos. E como aquelas crianças que têm um brinquedo novo. No início, só querem esse e esquecem-se dos outros. Neste momento, o Nani é o principal brinquedo dos mass-media. É novidade. Por isso, tudo que ele faz ganha outra dimensão. Nem que seja aquele passe de merda (praticamente irrelevante, como disse e bem o António) na jogada do golo de Portugal.

Vamos esperar pra ver se o miúdo tem "sustentação mental" pra aproveitar a oportunidade que lhe está a ser dada. Porque isto de conquistar a imprensa tb tem mt que se lhe diga... :)

P.S: Pepe na selecção seria provavelmente a coisa mais estúpida que podia ouvir na época anterior. Agora, já n sei de nada. Qd o Ricardo Costa joga... Enfim...

P.S.1: Fêmea, como é possível estares dividido? Acho que já tivemos esta conversa por mail. N queres torná-la pública, pois não? :)
Lamas disse…
Arnaldo... por falar em clubes de formação... sem dúvida que o Sporting tem estado muito forte... mas não te esqueças do nosso FCP que apenas formou o melhor central do MUNDO da actualidade... um SENHOR chamado Ricardo Carvalho...