Eu apostei nele na Liga IOL(inz)!!!

Hoje à tarde, enquanto ganhava no Pro Evolution ao SC Braga «do» Lamas com um golo de livre do nosso cigano, comentei com ele: “Vou apostar na Liga IOL que o Roland Linz hoje vai facturar”. Não me desapontou, parecia o Jardel na Luz e o Anderson parecia o Jorge Soares. O 2º golo, de cabeça, não conta porque o Benfica estava a jogar com o Luisão. Com esta exibição ele merece que o pessoal conheça um pouco mais dele:
Roland Linz tem cara de miúdo mas já tem 25 anos, nasceu a 09 de Agosto de 2006 e começou a despontar com 15 anos quando se transferiu do «clube da terra» DSV Leoben para as camadas jovens do TSV 1860 Munich na vizinha Alemanha. A experiência não foi muito bem sucedida e passado 2 anos voltou ao DSV Leoben para actuar na II Liga austríaca onde na época 2000/01, com 19 anos, marcou 21 golos e, por esse facto, o Barcelona demonstrou interesse em contar com os seus serviços. Contudo, Linz preferiu afirmar-se no campeonato austríaco e aceitou a proposta do FK Austria Wien (é uma estória semelhante à de Huntelaar quando preferiu ir para o Ajax e «adiar» a vinda para o FC Porto).
Roland teve a sua primeira aparição na Selecção Nacional em 2002 contra a Eslováquia, no entanto, não era regularmente utilizado no seu clube onde era treinado por Christoph Daum (o treinador alemão do Bayer Leverkusen apanhado num teste de drogas), e apesar de ter conquistado a dobradinha em 2002/2003, pediu para ser emprestado para jogar com mais regularidade. Na época seguinte demonstrou todo o seu potencial no Herold Admira onde marcou 15 golos e decidiu, mais uma vez, tentar a sua sorte no estrangeiro, desta vez no Nice no campeonato francês mas não se adaptou e na abertura de mercado, em Janeiro, voltou ao país-natal para acabar a época no SK Sturm Graz ainda por empréstimo do FK Austria Wien com quem tinha contrato até 2006: marcou 4 golos.
Em Setembro de 2005, num jogo de apuramento para a Alemanha 2006, Roland marca os seus 2 primeiros golos pela selecção na derrota contra a Polónia (2-3), hipotecando de vez a presença na fase final do Mundial. Mais recentemente, na passada semana, tornou a bisar no empate com a Costa Rica (2-2).
Em 2005/06, Linz afirma-se de vez no FK Austria Wien marcando 15 golos em 31 jogos, ganha o troféu de Melhor Marcador, a Liga e a Taça austríaca. Não é de admirar as várias propostas que recebeu mas decide, não se sabe por que carga de água, vir para o Boavista (a custo zero!).

Só me falta descobrir com quem toma o pequeno-almoço...

Comentários

Anónimo disse…
Parece que é com o Kazmierczak, que, aliás, é outro futebolista a seguir com atenção!

N vi o jogo, mas naturalmente fiquei deliciado com o resultado. Lembrei-me do Fernando Santos, que disse antes do jogo a próposito de nunca ter vencido no Bessa "Isso são fait-divers". Coitado do engenheiro... :)
prata disse…
também facturei 3 pontinhos na iol...
riskolas disse…
É... a mim também correu bem a liga iol...
O miúdo tem potencial... e é estrangeiro... enquadra-se no nosso porto actual...
Bora lá para a 1ª vitória da época no circo!
Lamas disse…
Tirando a parte inicial, o post tá bem constituído...

O miúdo tem pinta... mas nunca pensei que já tivesse 25 anos... Mas ao contrário do "riskolas", acho que ainda é cedo para dizer que é um bom reforço para o FCP... Quero ver mais...

Uma coisa é certa... o nosso treinador já o conhece...

O 3.º golo... que não é dele... é qualquer coisa... muita... mas mesmo muita classe...
riskolas disse…
caro lamas, a parte do "enquadra-se no nosso porto actual" era sarcasmo... e referia-se sobretudo ao facto de ser mais um estrangeiro... não sou xenófobo e jogadores estrangeiros como lucho e anderson são sempre bem vindos... mas... pah... portugueses ontem, no onze inicial, eram um português nascido no Zaire, um central que não devia jogar, o meireles e... mais ninguém! A mi no me gusta...
Anónimo disse…
Realmente o rapaz merece todo o destaque, pois enfrentou a futura dupla de centrais da Canarinha (!?), segundo um comentador da TVI, durante um jogo do slMerda na época passada.

Coitado do Dunga.....
Anónimo disse…
Grande Tony Silva,

Essa fabulosa dupla...

E digo mais, temos um novo colega que afirma que estes matrecos e ainda o Polga, são melhores de caras (sem trocadilhos relativamente ao Karadas) do que o Pepe!!!
Anónimo disse…
Digo mais:

O Pepe com uma micro-ruptura (isto sim é um trocadilho) é melhor que a dupla da canarinha.

Vocês sabem do que eu estou a falar...
Lamas disse…
Quem não conhece o micro-ruptura???
É um ser emblemático da nossa FEP...

E ter admitido que o Pepe
é o 4.º melhor central a jogar na liga portuguesa já deveria ser considerado um FEITO!!!