Projectos de Futuro


Quando vi ontem anunciado o onze inicial do Sporting para jogar com o Inter, fiquei incomodado. Sobretudo porque aquele onze me fez lembrar algo que defendo para o nosso FCPorto, que é um plantel orientado por três vectores: jogadores portugueses e jovens, espinha dorsal oriunda das camadas jovens, poucos estrangeiros mas de qualidade. É óbvio que o Sporting não reune todas estas condições sobretudo na parte que toca aos estrangeiros de qualidade (Liedson é a excepção). Se fosse assim estavamos na presença de um novo Ajax em potência, o que não acontece porque, provavelmente, vão vender jogadores já em Dezembro.

De facto, impressiona este Sporting e bastou não vender os melhores jogadores durante dois anos. Se não vejamos:
-no onze inicial cinco jogadores das camadas jovens(Se jogassem o Carlos Martins e o Miguel Garcia podiam ser 7!!!);
- oito jogadores portugueses em onze;
- a certa altura do jogo os 4 jogadores do meio campo eram todos portugueses, todos da camadas jovens e todos abaixo dos 19 anos;

Eu sei que o golo é um mero golpe de sorte mas um clube que joga com esta juventude, contra uma equipa de galácticos, merece sorte.

Provavelmente esta equipa não vai chegar para o nosso FCPorto este ano mas a politica desportiva está próxima da correcta. Já sei que se calhar optaram por esta política mais pela incapacidade financeira, do pela vontade estratégica da SAD...

O futuro do FCPorto terá de passar pelos três vectores atrás descrito, até porque o dinheiro que entrou dos milionários russos já acabou. No futuro será difícil contratar os luchos, os quaresmas e mesmo os andersons. Será necessário que jogadores como o Vieirinha, Bruno Gama, Helder Barbosa, Paulo Machado, Ivanildo, Nuno Coelho, etc., sejam integrados no plantel cada vez mais cedo. Têm de ir crescendo dentro do plantel porque só assim é que se fomenta a Identidade Portista, que está um pouco perdida neste momento, apesar dos esforços do Vitor Baía (basta ver a sua relação com os jovens do plantel). Podemos pedir tudo ao Lucho, menos que sinta aquela braçadeira de capitão como sentia o João Pinto e o Jorge Costa...

Enfim... Ora aí está um post para o Professor ir pensando durante a época.

Comentários

Pispis disse…
Excelente post!

Há, contudo, esperanças: também já não temos capacidade financeira, temos condições de treino (embora não seja uma Academia) e normalmente bons resultados nas camadas jovens...

O Baía tem-se esforçados c os mais jovens do plantel e não só... que o diga a Bé :-)
Anónimo disse…
Sigam a carreira do Cintra (ex-Leixões) e Bura (ex-Infesta) na formação do Porto.

O Prata começa a ser um caso sério pra ser o novo Miguel Sousa Tavares do MH! :)
Anónimo disse…
Também julgo que o Porto tem de apostar mais nas suas camadas jovens e acredito que a contratação de Luis Castro estará dentro desse espírito de recolha e prospecção dentro das escolas do F.C.Porto e não só: olhar um pouco em volta e descobrir talentos que aparecem um pouco por todo o lado...Em relação ao Sporting deve haver treino específico para determinadas posições e o surgimento de diversos jogadores a ocupar os mesmos lugares dá que pensar...Quaresma, Simão, Varela, Nani, Figo, C.Ronaldo...Nalguns casos até têm os mesmos tiques nos seus movimentos em campo! Não me recordo de nenhum avançado centro criado no Sporting nos anos mais chegados e extremos é só escolher...Por incrível que pareça o Porto tem dado origem ao aparecimento de Centrais às catadupas, R.Carvalho, J.Costa,Bruno Alves, Ricardo Silva, Tonel...Ainda no Sporting defende um Guarda Redes formado fora e os suplentes são homens da casa...
prata disse…
o problema hicas, é que o FCPorto actual vai chegando para consumo nacional... Eu quero mais. E penso que este é o caminho.
Anónimo disse…
concordo plenamente...
mas o nuno coelho e bruno gama, inexplicavelmente sairam a título definitivo.
Outra coisa que dá que pensar é k apenas 1, 1 único jovem foi promovido da equipa B...
Anónimo disse…
Estou 100% de acordo com o...Henrique.
O sporting ganha 1 jogo na CL e já é um exemplo de Gestão desportiva!?!? Pelo menos encontrem um exemplo no resto da Europa.
Esquecem-se que é um clube com gravissimos problemas financeiros.À primeira hipotese vendem qq 1 das jóias.
Os ultimos títulos verdes foram conquistados com base em jovens como o Schmeichel,Beto Acosta e André Cruz e o ùltimo com o JVP e Jardel (ok,o cigano ajudou um pouco)Paradigmático, ou não?
Anónimo disse…
mais...
Imaginem o porto/slb com 7 jovens da cantera. Perde 2 jogos seguidos e tudo e todos são contestados.
E então vem o outro: "ah e tal... são jovens.."
Resumindo: há que ter uma boa equipa de prospecção. Posso estar enganado mas os lagartos não formaram o Nani, Custodio e Moutinho desde os infantis.
prata disse…
não nos entendemos carago!

o que eu escrevi, e desta vez espero fazer-me entender, é que a politica desportiva deveria assentar em 3 vectores. Desses três vectores o nosso FCPorto tem problemas em dois: poucos jogadores portugueses(caracteristica essencial no percurso do Mourinho) e poucos jogadores das camadas jovens.
Em resumo, jogadores estrangeiros de qualidade duvidosa,nomeadamente brasileiros(que ainda bem que raramente saem do banco) estão a tirar lugar no plantel a jovens ou a portugueses. O meu problema é esse. O Arsenal tem jogado todos os jogos sem um único inglês e, como é óbvio, os adeptos apoiam porque sentem que os ingleses que têm aparecido nos últimos tempos(tirando o ashley Cole) não têm qualidade para estar no plantel. Ora eu acho que temos subaproveitado bastante as nossas camadas jovens. Basta ver os extremos: como é que tarik e alan tiram lugar ao vierinha, helder barbosa, bruno gama ou ivanildo?

É de manter apenas os estrangeiros de qualidade...

Para além disso também disse que os putos do Sporting estão a jogar por causa das más circunstâncias financeiras...
Anónimo disse…
E para acabar:
A juventude é sobrevalorizada em Portugal.
Adorava ver a defesa do Valência com Carboni, Ayala, Pellegrino,Angloma, Djukic ou a do arsenal com o Campbell,Kewon e Adams. Em portugal seriam todos velhos!
Isso sim foram grandes equipas e que ganharam titulos.Agora o Esporting!?!?!?
PavlovDoorman disse…
Colegas Basculantes como aceitariam vocês um possível refresh do símbolo do nosso Clube?
Passem pelo Tribunal e digam de vossa justiça.
Lamas disse…
Também concordo que nos começa a faltar alguma "Prata" da casa...

Quem é que temos??? Nos anos anteriores vão ficando sempre alguns... mesmo sem jogar... André, João Pinto, Paulinho Santos, Secretário, ainda devia andar por cá o Jorge Costa, Vítor Baía... etc...

Mas e depois do Vítor Baía...
Quem temos??? Pedro Emanuel, embora não seja da casa de origem... e depois??? Bruno Alves ou Ricardo Costa??? Ou a fêmea do Postiga também é para considerar?