A César o que é de César!




Caríssimos, pensei muito sobre o que seria este post e decidi que apenas escreveria sobre o que aconteceu ao César Peixoto, quando soubesse o destino do jogador.
Agora que está no Espanhol de Barcelona, posso descrever a canalhice que vitimou o melhor marcador de bolas paradas no plantel do ano passado.
Com a saída do Nuno Valente na época transacta, criou-se um vazio de laterais esquerdos no plantel. Como o Co ainda tinha em mente os 4 defesas era necessário ou reforçar o plantel ou encontrar uma solução interna ou mesmo as duas opções. Foi então decidida a adaptação do improvável César Peixoto. Ao contrário do esperado a adaptação correu bem. As dificuldades (naturais) demonstradas perante avançados mais rápidos, eram facilmente compensadas com a constante ajuda no ataque e com o empenho nunca antes visto neste jogador. Dizia-se que era a Isabelinha que lhe dava a motivação, que pela imagem aqui anexada, todos nós concordamos motivação não lhe podia faltar...
Basta ver, que em termos de golos de bola parada (fundamentais no futebol moderno) na época passada há dois periodos distintos: periodo com César e o periodo pós-César.
É que após a terrivel lesão que sofreu o jogador, e apesar de termos sido com naturalidade o melhor ataque do campeonato, chegava a ser penosa a forma como eram marcados os cantos...
Recapitulando, a experiência foi afinal bem sucedida e ganhamos para além de mais um extremo, um lateral que raramente comprometia na defesa e que era uma nítida mais valia no ataque (relembro que a jogar a lateral marcou 4 golos em meia época!!).
Acabou a época, e mais uma bomba de Adriaanse é lançada. Afinal o César apenas pode jogar a lateral e para isso é lento e vai ser dispensado. Como muitos portistas fiquei indignado. Mas logo me recompus e pensei que teria de haver uma explicação. O joelho já não aguenta, ou então temos aí dois negócios fabulosos em carteira. Devem estar para vir um lateral e um extremo esquerdos que categoria!
Mas que ingénuo que eu sou... Hoje em dia temos no plantel o inenarravel Ezequias e o grande Diogo Valente(tão grande que ainda nem o experimentaram a extremo).
Logo voltou a indignação. Entretanto veio um treinador para o 4-3-3. Para mim era óbvio que a dupla de pernetas contratada iria recambiada e o César novamente integrado. Qual não é o meu espanto quando Jesualdo reintegra o avançado de pólvora seca, Helder Postiga, e deixa o César largado ao esquecimento e a treinar sozinho. Aí está, para mim, a primeira desilusão com o Jesualdo. Espero que seja a única.
E como tal, continuo indignado... Nem quero pensar nas motivações das contratações sejam elas a comissão para o empresário António Araújo ou a anuidade que sempre pagamos ao Corintians Alagoano(que até já deve ser a nossa equipa satelite). Agora o Ezequias?!

César, para o ano hás de voltar pela porta grande como mereces!

Deixo-vos mais uma musiquinha e, como é meu apanágio, tem tudo a ver com o post. A musica é dos Ceasars(César em latim) e penso que vão gostar: The Ceasars - Jerk It Out.mp3

Comentários

Lamas disse…
Concordo contigo miúdo... A reintegração do César teria sido uma excelente opção... claramente superior ao Ezequias e com muito mais traquejo que um Diogo Valente...

O único senão é a parte psicológica do César... muito fraco a este nível... perde moral com muita facilidade e aí não há nada a fazer...

Sem dúvida que, como a foto demonstra, a rapariga parece ter-lhe trazido a moral que faltava e isso notou-se na época passada, sendo que a maturidade também se vai ganhando...

Muito, mas mesmo muito forte nas bolas paradas... é um facto... pega muitoi bem na bola...

Mas quanto ao regresso... parece-me mais difícil... é um jogador livre no final da temporada... e possivelmente, se as coisas correrem bem ou fica em Espanha ou nosso querido amigo Veiga vai lá o buscar... se as coisas correrem mal deve vir para um Guimarães, Braga ou Boavista...

Mas para concluir... também vou à bola com o miúdo...
Anónimo disse…
Também concordo com a tua opinião, mas penso que terá a ver com o salário (€40.000,00/mês). No entanto, não é argumento pois foi reintegrado no plantel o "menino do Scolari" que ganhará qq. coisa como € 100.000,00/mês.

Quanto à Isabel, penso que dará moral a qq. um. O ideal seria um romance com o Postiga.
riskolas disse…
Lá terá de ser a minha pessoa a discordar da vossa opinião.
O César tem dois "probleminhas".
Um é a velocidade ou aquilo a que se chama "pique". É um jogador vulgar no que toca ao drible o que num extremo sem velocidade se torna um problema grave. A defesa lateral o problema é minorado.
O outro é a inteligência. Não é um jogador inteligente. Tenta fintar quando pode passar/cruzar. Passa quando pode avançar... enfim...
A questão da estabilidade emocional (ou falta dela) é também indescutível...
Depois há o dogma... o César remata e cruza bem... as bolas paradas... em bola corrida é vulgarissimo...
Eu não gosto dele nem acho que seja jogador para o FC Porto.
Ok., o ezequias, alan, diogo valente, etc., também não são... Este até é português... mas continua a não ser jogador para o nível do FC Porto.
Amplexos e bibó puorto!
prata disse…
Vá lá. No fim até concordaste que ele tinha lugar no plantel...
Não percebo como lhe ganhaste tal antipatia. O gajo no ano passado estava bem diferente, já não demonstrava metade dos defeitos que agora lhe apontaste e estava a jogar com muita cabecinha. Se o compararmos com o Bosingwa então...
Concluindo, Seria sempre melhor ficar com ele, até porque não vejo muitas soluções para esta posição no mercado.
Pispis disse…
Prata, o César é fraquíssimo a defender! Se tivesses atrás da baliza a ver os jogos percebias facilmente que o sentido posicional dele se resume a zero!
Tou cm o Icas "Onde a bola anda, anda o Peixota". Para ele não existia marcação à zona ou fechar ao meio quando o lance se desenrolava pelo lado direito.
Isto tudo não invalida que seja melhor que Diogos Valentes ou Ezequias e que a dispensa não deixa de ser uma surpresa, mas tb n vamos idolatrá-lo.
Anónimo disse…
Prefiro o Luís São Vicente!
Pispis disse…
Ora aí está um excelente comment :-)
Anónimo disse…
Ja há muito que sou incentivado para expressar as minhas opiniões neste blog. Pressões essas oriundas do meu caríssimo amigo Prata. Por isso decidi premiar o trabalho serio e profissional do meu amigo e seus colaboradores neste excelente espaço de opinião liberal e democrático.

Sou sócio do Futebol Clube do Porto nr 26890. Licenciado em Educação Física e Desporto, estou a terminar o programa do Mestrado em Alto Rendimento - Desportos Colectivos em Barcelona. Sou detentor do II nível de treinador de futebol de 11 realizado na associação de futebolde braga.

Não quero com isto encontrar emprego/clube. Não quero com isto ser arrogante nem mal entendido. Apenas como falamos de um blog de futebol, acho que uma identificação inicial do nosso (meu) percurso "futebolistico" seria sempre um ponto fulcral e importante daqui para a frente.

Vou tentar ser o mais serio e honesto possivel nos comentários e opiniões.

Nao vou alagar-me mais, nem comentar nada. Apenas para dizer que cheguei! Cheguei com o objectivo de transmitir aquilo que penso de uma maneira cordeal e com o máximo de respeito pelos outros intervenientes.

A todos, o meu obrigado. Em especial ao Prata, homem serio, honesto, inteligente, mas que de futebol ainda é "menino"...

Até breve...
Lamas disse…
Não te esqueças de referir a tua passagem pelo MGC e o golo dedicado ao Bitaites em pleno programa do N/Amadores...

Isto também faz parte do teu percurso "futebolístico"...
prata disse…
menino?? entendes que deveria ser mais acutilante nos meus posts? espera pelo meu post sobre essa abécula que é o Cunha Leal...
Pispis disse…
Quando tiver o portátil em casa também prometo um post sobre... qualquer coisa...
Lamas disse…
Eu é quando tiver net...