Pesetero?
Esta imagem é boa porque apanha o MVP do jogo, Maxi, o LVC, Lopetegui, e é na sequência de mais uma daquelas bolas que sobrevoa o campo e que sai pela linha lateral. Dizem que não temos rotinas de jogo. Esta jogada é repetida vezes sem conta e com resultados consistentes... Mas maus! Outra coisa engraçada na foto é que Lopetegui bate palmas, mas sem convicção. Quase que por obrigação. Nós nas bancadas fazemos o mesmo...
Parece claro para todos que é o fim da linha. Lopetegui diz que não sai, mas espero que seja só para a imprensa e que seja razoável na análise do momento da equipa. Se o for perceberá que tem grandes responsabilidades (não todas) e terá de ser honrado e pôr o lugar à disposição. Se não o fizer será mais um pesetero!
Jogo muito mau que poderia perfeitamente ter terminado com uma vitória do FCPorto. Mas o adversário super-desfalcado conseguiu marcar um golo e o FCPorto não tem poder de reacção. É já penoso ver o sentimento de impotência na cara dos jogadores.
Seguimos à espera de um novo rumo. Tem a palavra o Presidente!
Comentários
Realmente não serve de nada o treinador bater palmas, tinha é que ir lá para dentro e desviar o remate do André do poste, empurrar o Danilo da frente da bola ou tirar o apito ao arbitro e marcar o penalty!
A bater no treinador por decreto ou porque sim é que vamos lá. O que se passa dentro do campo não interessa para nada.
Mas é o ponto onde chegamos, é para onde empurraram a equipa, e aqui sim, concordo que o treinador não foi capaz de motivar a equipa e fazê-la acreditar em dar a volta à situação.
Já faltou mais para este ir embora, comecem a escolher nos catalogos Mendes / Doyen o próximo a ser atirado à fogueira.
Não percebo o comentário nem a ironia. Pretendes afastar-te da quase unânime opinião dos adeptos, porque sim ou porque achas que ele não tem assim tanta culpa como isso.
Todas essas situações que apontas são factos verdadeiros, mas acredito que são tanto ou mais consequência do clima que envolve a equipa e cujo ruido se consegue sobrepôr ao trabalho do treinador. Daí concordar que nesse aspecto ele tem culpa por não conseguir dar a volta à situação.
Já ví equipas sufocadas no dragão esta época, mais do que uma vez, umas vezes ganhamos (Chelsea, Academica, Setubal), outras empatamos (Braga).
De qualquer modo o meu comentário é essencialmente sobre o jogo de ontem, no qual com um pouco menos de azar teriamos ganho o jogo á vontade, jogando mal ou muito mal. Mas é futebol e as coisas são assim... compara a bola no poste do André com o 2º golo do Bruno César em Setubal, ou o lance do Brahimi na area com o primeiro penalty a favor do benfica contra o maritimo... é futebol, não é uma ciência exacta, situações idênticas não dão sempre os mesmos resultados.
O treinador tem culpa? tem, claro, mas para mim não é o mal maior nem o principal.
Os portistas não querem este treinador, mas tambem não querem outro, querem é um salvador, um milagreiro.
Julgo que poderemos concordar que a conquista de campeonato está neste momento em risco. Soluções? 1) Não fazer nada e começar de novo em Junho 2) despedir já o treinador; 3) fazer assalto furioso ao mercado contratando um central titular, um médio ofensivo, uma avançado centro e um lateral esquerdo e vender os flops Maicon, Herrera e Imbula e devolver Tello. 4) demissão de presidente e novas eleições e nova SAD, sem comissionistas e Doyen's e Mendes.
Sendo prático, como acho que se tem de fazer alguma coisa, despedir o treinador é mais fácil e poderá ter resultados a curto prazo. O resto é utópico.
Sendo assim, ia pela opção 3, algo do genero que foi feito em 2011/12.
Mesmo assim continuamos sem concordar em tudo... um lateral esquerdo para quê, quando o que temos é "só" o lider das assistências no campeonato?
PS. Eis uma crónica com a qual estou muito mais de acordo, quer do jogo de ontem, quer do momento actual:
http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2016/01/lugar-disposicao.html
Quanto a layun, direi que não me chocou a troca com varela. Dois alas adaptados à posição mas Varela dá mais garantias defensivas... :)
Até há pouco tempo atrás, apesar da politica de vendas, o clube não deixava de manter um plantel para um ciclo de 3 ou 4 anos. Neste momento chegamos ao extremo de renovar o plantel anualmente, já vamos na 3ª época seguida nestas condições. Assim, não há treinador que faça milagres, que construa uma equipa em 4 ou 5 meses e a ponha a jogar futebol...
Já ninguem se lembra do Prof. Jesualdo, que chegava quase ao fim do campeonato a dizer que a equipa estava em construção?? A diferença? Comparem o que jogavam os 2 rivais na altura e o que jogam agora...
Já sei que me vais dizer que este é o plantel mais caro da história e blábláblá, mas isso vale zero. Este plantel, por mais caro e "melhor" que seja no papel nunca pode ser, muito menos num primeiro ano, melhor que um plantel com Pepe, Bosingwa, P.Assunção, Lucho, Lisandro (todos no auge da carreira) ou que um com Rolando, Moutinho, Falcao, Hulk ou James.
Artur
Tambem e a mesma direcao que escolheu substituir esse burro por Mourinho. Este pegou na equipa em terceiro lugar e acabou em terceiro lugar. A chave foi a troca de tantos pseudo craques internacionais por jogadores "desconhecidos" do campeonato portugues. Depois todos foram de reconhecida qualidade, mas se nao fosse Direcao/Mourinho/Mendes nunca se saberia que paulo ferreira, nuno valente, costinha, ate o marco ferreira!!, derlei, deco, maniche, pedro emanuel etc seriam capazes de vencer TUDO!!
Tal como entao a qualidade continua por ca.
Havera olho pra escolher treinador com conhecimento?
Havera coragem pra mandar embora estes marcano, imbula, tello, bueno etc e ir buscar verdadeiros craques ainda desconhecidos?
A direcao e a mesma. Vamos dar credito a quem ja cometeu erros semelhantes e depois foi capaz de corrigir. Um passo atras pra dar dois em frente. So espero que ainda vamos a tempo de melhorar ja esta epoca e nao fazer como mourinho.
Tou farto de esperar por festejar um campeonato...