Estica!
Começo com um conselho para Lopetegui: Quanto mais partir os jogos maior será a probabilidade de um adversário inferior discutir o jogo. Seria necessário dar conselhos, nesta altura do campeonato? Seria necessário mudar o esquema depois do brilharete em Bilbau? Seria necessário poupar jogadores quando o próximo jogo é daqui a 17 dias? Para não ser chato, deixo uma última pergunta, até quando vamos ter de aturar isto Lopes?
Estou demasiado incomodado para fazer uma crónica em condições. Lopes partiu o jogo e decidiu não o controlar. «Estica lá para a frente para ver como é que isto corre!» Começou por correr bem para, logo a seguir, correr mal. Voltou a correr bem sem que a bola entrasse. Fabiano resolveu pôr as coisas a correr ainda pior. No final um golpe de sorte e de talento. Podia ter sido pior, podia ter sido melhor, enfim... Não há pachorra para tanto talento desperdiçado. Pôr a bola a sobrevoar o meio campo, com o talento que temos é um atentado ao futebol. Esticar jogo é solução para equipas de tostões. Quem analisou as contas da temporada passada sabe que não é o nosso caso...
O treinador também não deve ter sido barato. Pergunto-me se se pretendia um futebol sem meio-campo, quando se vai buscar um treinador da escola espanhola? Será que acertamos num espanhol que aprecia mais a escola inglesa dos anos oitenta? Gato por lebre? Hoje deu-me para as perguntas... Irritante, eu sei.
Individualmente, gostei do arranque de jogo de Brahimi, do arranque de segunda parte de Herrera e de pouco mais. Adrian é um caso patológico de inadaptação. Nenhum esquema favorece o menino. Fabiano teve um erro individual grave que quase nos custou a invencibilidade. Irónico que o segundo golo do Estoril tenha sido construído por dois dos melhores jogadores das duas últimas temporadas do FCPorto B...
E voltámos a ficar sem futebol. Começam a ser irritantes estas paragens...
Comentários
Herrera em grande...
Estou de acordo com todas essas perguntas, é demais já!
Lamas: Herrera em grande? Oh, só se for nas recuperaçoes. Mas sabes pq recupera? Perde tantas bolas, entrega tantas vezes mal...
Mas já o vi pior sim senhor, mas nunca na vida será gajo que deixe saudades!
Taqui
O Lopetegui ontem inventou. Em Portugal tem de haver trinco! Sempre! Podia jogar até com 5 avançados mas tem de haver um pendulo forte na recuperação e no posicionamento defensivo.
Só mais uma coisa. Ainda bem que não foi marcado o penalti no golo do Oliver!
Se no meio campo bastasse saber passar, o Quintero não era encostado à linha...
Taqui
Muitos adeptos perderam noção do que somos e do que é exigível.
Se não soubesse a que clube se refere muitos textos/posts diria que se estava a falar do PSG, do City, do UTD, do Chelsea, Real, Barça, Bayern...
A maior parte dos adeptos quer Brahimis em todas as posições. Que não se goste de um jogador é uma coisa mas ter visões redutoras de ou presta ou não presta é um sinal evidente de benfiquização concretizada com elogios também eles bacocos quando esse jogador engata um ou dois golos. O mesmo se aplica ao treinador.
Voltando ao HH essa história do passe e da recepção já cheira mal. Ele começou mal e aí as criticas eram justas mas ele continua a pagar por esse pecado. O HH é só o jogador mais importante do nosso meio campo e não temos ninguém que o substitua. Ele é de Top Mundial na recuperação, na resistência e na forma como cria linhas de passe! É ele quem dá equilibrios à equipa. Depois é mediano/fraco na recepção mas este ano tem estado mediano/bom no passe. Se fosse Bom nestes dois items estavamos a falar, não de HH, mas sim de Yaya Touré!
Haja decoro e pachorra para aturar estes adeptos de vitórias que só querem Brahimis, Messis e CR7 num clube de um campeonato de merda!
Já agora, há adeptos que dizem que o Adrian é uma merda e era suplente no Atlético. Mas, FODA-SE, são os mesmos que adoram o Oliver que foi dispensado no Atlético!
Sabem que mais, adoro o Porto seja na vitória seja na derrota!
P.S. Continuo a detestar o Quaresma mas admito que, apesar de continuar com todos os defeitos que me fazem não gostar dele, reconheço que com Lopetegui tenho visto espirito de equipa nele... exceptuando a vergonha de não deixar o Brahimi marcar os livres directos.
Siga a rusga!
Herrera é muito mais que o passe curto, mas está cá há ano e meio. Passe treina-se e por isso é que estes rapazolas vêm para cá. Para cresscerem como jogadores e para saltarem para os tubarões. Caso contrário iam directos, como tu dizes. Mas não é irreal julgar que ele poderia ter evoluido nisso.
Em vez que andares a cascar nos adeptos por criticarem um jogador, pensa no que o teu Lopes anda a fazer ao Herrera. Facilita-lhe a vida? Herrera muda semanalmente de de função, de posicionamenro, de exigência física, etc. Basta ver o último jogo. Deram-lhe o papel de ser a única ligação ao ataque pelo chão. Numa altura em que começa a arranjar espaços para o fazer com mais perigo, mandam-no para a frente da defesa. Como quem diz: «até agora era para criar e ligar jogo. Agora é para correr atrás do prejuízo...» E o prejuízo era o Kuka o Sebá e o Tózé... E com a ajuda Quintero, sempre disponivel para estas coisas... Tu respeitas o Herrera mas, para o Lopes, ele é apenas mais um peão nos seus experimentalismos tacticos. Na sua tese de doutoramento sobre a desconstrução do futebol moderno. E isso, para mim, faz-lhe pior do que os assobios!
Não só não eras o alvo como a carapuça não te devia servir.
Eu refiro-me aos comentários taxativos. Ao presta ou não presta.
Tu, logo de início, fizeste a tua declaração de opinião sobre o Lopetegui. Não esperaste por resultados!
Cada um pode gostar ou não gostar de determinado jogador mas ser taxativo quanto à qualidade do jogador mas ser passível de mudar rapidamente de opinião, isso não! Nem tu és assim.
Eu tenho dificuldade em dar uma opinião cabal sobre o Lopetegui. Já vi coisas que me agradaram muito e vi o contrário. Acho que ele também está a adaptar-se. Obviamente, gostava de ter um treinador com ideias mais homogéneas e claras mas não consigo dizer que não gosto do homem. Aliás, sinto uma enorme empatia e uma enorme confiança.
Lembra-te do AVB. Tivemos momentos fantásticos mas também tivemos uns dois meses, que coincidiu com a lesao do Falcao, em que o futebol praticado era muito pobrezinho mas lá nos fomos aguentando. Mesmo na Europa tivemos jogos que acabaram com goleadas mas em que permitíamos oportunidades flagrantes ao adversário. AVB teve muita estrelinha e ainda bem!
Repara que no domingo, apesar de todos os erros cometidos, mesmo empatando aos 94' ainda tivemos uma grande oportunidade para ganhar! Isto é fibra, é raça, é atitude e isso é trabalho de treinador. É suficiente para ganhar? Não! Mas é importante! Vamos dar tempo ao tempo até porque há de chegar o dia em que um fiscal de linha se há-de enganar... talvez quando o slb jogar com equipamento alternativo...
Já que falas do Renteria. Haverá algum conceito do treinador-renteria? Ou melhor, o treinador-balotelli? Aquele que tem todas as condições para triunfar mas que não o faz por capricho, por um ego desmedido ou por qualquer outra inexplicavel pela lógica? Repara que no Balotelli tudo que seriam características boas num jogador de topo dão para torto. A tecnica apurada, nele é sobranceria, a potencia fisica serve para dosear o esforço, a ausencia de stress competitivo serve para uma atitude 'fuck everybody else'... No Lopes a coragem resulta na ausencia de tactica e a confiança resulta no desrespeito pelo adversário...
Acho possível que venha a ter resultados mas custa-me que os maires obstaculos que tenha a ultrapassar sejam criados por ele e não pelos nossos adversários...
O Oliver tem cláusula de rescisão de 24M. Ou seja, atendendo ao valor dele, não fazia sentido incluir uma cláusula de opção. O FCP já sabe que valor tem de pagar para ficar com ele.
E sim, com Doyens e afins, eu tentava arranjar esses 24M! Em 2 ou 3 anos vale o dobro!