Graus de satisfação


Falta sempre qualquer coisa a este FCPorto. Não quero com isto dizer que estou insatisfeito com a exibição de ontem. Mas também não posso dizer que estou completamente satisfeito. Isto é fácil de explicar. Ontem as condições não eram fáceis. Jogámos num campo num estado horrível, perante um adversário que recentemente roubou pontos a um adversários directo e numa deslocação historicamente complicada. A ajudar, o facto de sabermos que os adversários directos tinham ganho e o 'pequeno' pormenor de, em 2014, não termos apresentado ainda uma exibição de jeito. Temo-nos queixado da falta de vontade de vencer, na falta de soluções na construção de jogo, entre outras maleitas. Ontem o problema até nem foi a produção de jogo ofensivo e a atitude até foi razoável. O problema é que tivemos uma equipa capaz de causar calafrios nas duas áreas. Vá lá que causámos mais na área adversária, mas não convém esquecer aquela distracção numa cobrança de livre que deixou um jogador isolado, aquela oferta de Abdoulaye num lançamento lateral e o golo sofrido. Além disso um claro masoquismo revelado nas muitas faltas e cantos desnecessários que proporcionámos. Eis o problema de ontem: concentração! Faltou concentração a defender e faltou concentração a concretizar. Tal não impediu que conseguíssemos a vitória. Não é por acaso que damos tanta importância à atitude em campo. A forma como se reage a contrariedades, como pontuais faltas de concentração, é que faz as grande equipas. Ontem fomos reagindo a preceito.

Vencemos claramente por um resultado escasso. O resultado certo seria um 2-5, talvez. Atacámos muito, rematámos muito e apresentamos uma produção ofensiva que não tem sido habitual fora de casa. Isto apesar de termos tido Jackson em sub-rendimento e Quaresma na sua segunda exibição fraca seguida. Varela, Herrera, Josué e Danilo trataram de criar as muitas oportunidades de golo que tivemos e desperdiçámos. Imaginem o que podemos fazer se esta gente resolver jogar toda ao mesmo tempo? E ainda há Carlos Eduardo, Quintero, Ghilas, Kelvin, etc.. 

Óbvio MVP para Varela que foi o desestabilizador do jogo. Bem apoiado por Josué e por Herrera que estiveram bem mais mexidos do que o habitual. Estes três, Fernando e Danilo trataram de impor dinâmica constante ao jogo. Pelo contrário, quando a bola chegava a Quaresma o jogo pausava. Não trata mal a bola, mas tem de perceber a forma como a equipa está a jogar. Quanto a Quaresma deixo um elogio ao Paulo Fonseca. Sempre que joga mal ele tira-o sem ligar à fita que o menino faz. Pela negativa, não tenho muito a apontar individualmente. As desconcentrações foram quase todas colectivas. Apenas tenho a registar que estou com receio do primeiro erro de Abdoulaye que nos vai custar pontos. Ontem teve um sem influência. O grande problema dele é que joga como se fosse um craque. Ora eu desconfio que ele não o é... Esperemos que seja eu que estou enganado.

Na quinta-feira voltamos à Liga Europa. Boa oportunidade para levantar a moral!

Comentários

nuno disse…
boa vitoria do porto, dos melhores jogos dos ultimos tempo com varias oportunidades de golo e quase sempre ao ataque...

mais um grande jogo de Herrera, Varela decisivo, bom jogo de Danilo e Abdoulaye (penso que esteve muito bem, ate melhor do que mangala e salvou um golo quase em cima da linha)

hoje o porto jogou bem e quando Herrera sobe constantemente a equipa cria inumeras oportunidades...

continuo a nao perceber porque Quintero nao joga no lugar de Josue...
Taqui disse…
Substituiçoes nos descontos? é mesmo de treinador de equipa pequena!
e que dizer deste nr 8? Espectaculo, ttular indiscutivel!
Ainda têm fé?! Entao rezem mt...
Abraço
Lamas disse…
Eu apenas queria acrescentar relativamente ao Quaresma a ceifada que ele dá nos minutos iniciais quando não consegue ultrapassar o lateral esquerdo do Gil... um árbitro com eles no sítio tinha o metido cá fora... estas "paragens" de cérebro pode sair caro... não é nada de novo... nós sabemos como ele é... ele pode render muito para a equipa, mas também aqui o Paulo Fonseca vai ter de gerir e motivar aquela cabecinha muito bem...
siulloureiro disse…
De grau de satisfação em grau de satisfação ainda vamos ser presenteados com a substituição do VP pelo PF ali em cima no banner :)

Vamos mas é deitar os "salsichas" abaixo!!!