O culpado do empate
A foto é só para enganar. É óbvio que Mangala não é o culpado do empate. O jogo não acaba ali e não faltou tempo para dar a volta ao jogo. Se fosse por erros individuais, teria de falar mais ainda de Otamendi que, depois de uma época brilhante, voltou a ser o que era há dois anos atrás. E poderei falar do Herrera que perde a bola a tentar "fazer umas coxinhas" em zonas recuadas, na jogada que origina o empate. Poderei até falar de Ricardo e Jackson que falharam golos escandalosos. Conclusão óbvia: se a equipa acumula erros individuais e se esses erros não são compensados pelo jogo em equipa o culpado é o treinador. Fácil...
Vamos ao ponto da situação. Temos quase um terço de campeonato e metade da primeira fase da Champions. Notámos melhoras no jogo da equipa? Não! Isso só pode deixar os portistas inquietos. Mais que isso, a própria equipa não está segura do que pode valer. É possível termos alguma justificação para tão pálida exibição depois de uma vitória empolgante no Domingo passado? Nem o factor motivação pelas vitórias conseguimos capitalizar? Vejam o que esse factor tem feito pelo Sporting, por exemplo. É mais um sintoma de que as coisas não estão nada bem. Na semana passada terminei a crónica dizendo que a equipa precisa mesmo de uma vitória gorda e com uma exibição portentosa. Parece que só isso poderá inverter esta lenta degradação do futebol da equipa.
Vamos ao jogo. Este Belenenses é uma equipa assustadoramente limitada o que torna o resultado ainda mais escandaloso. É um plantel com muitos jogadores que há dois anos jogavam na antiga 2ª B. Mas chegaram bem para o FCPorto mais macio deste ano. Tivemos poucas oportunidades de golo, poucos remates e muito pouco controlo do jogo na segunda parte. De tal forma que teve de ser Helton a segurar o empate. Digo isto porque, perto do final, não tivemos uma única jogada perigosa. Muito estranho, visto que bastava um golo para salvar esta cinzenta exibição. Paulo Fonseca fez uma aposta clara no jogo pelos corredores. Falhou! Quantas bolas levamos à linha para cruzar? Apostou em Herrera privilegiando um jogo mais rápido e incisivo em troca por Defour. Falhou! Herrera chegou uma vez às imediações da área e em troca tivemos uma equipa completamente descontrolada em termos de construção de jogo e de protecção da defesa. São erros que notei e que tenho de apontar. Mas o Paulo não tem culpa de tudo. Não tem culpa que pare o cérebro ao Mangala e ao Otamendi, mas tem culpa por ainda não ter arranjado um sistema de jogo que proteja a equipa a nossa defesa e lhe dê a segurança que tinha no ano passado. Não tem culpa que o Varela tenha feito um jogo tenebroso. Mas tem culpa se ele passa 90 minutos a perder bolas sem o tirar de campo. Não tem culpa que Jackson e Ricardo falhem golos fáceis mas tem culpa quando a equipa passa os últimos minutos de jogo a bombear bolas sem que se ganhe um único lance.
Individualente só gostei de Helton. O resto foi tudo ou mediano ou medíocre.
Muito mau sinal para a nossa decisiva visita à Rússia. Optimismo portista em níveis mínimos... Vale-nos que ao nível interno a concorrência está longe de fazer melhor.
Comentários
Concordo com tudo o que dizes, mas faltou falar do Danilo! Marcou ao Sporting e já chega? Ahh temos um jogo da Champions na quarta e tava-se a poupar! Pois na Liga dos Campeoes jogas como se fosse o ultimo jogo da tua vida! Certo que o herrera perde a bola, mas perde a bola junto a linha e ng ajuda? o gajo consegue cruzar a vontade? (e nao foi só desta vez)! Depois o Mangala, parou lhe o cerebro, certo, mas tb estranhei ng ter falado (helton e Alex).
De realçar tb a entrada do Carlos Eduardo aos 87, espectáculo!
Já agora, tb o nosso treinador começa a ver jogos que mais ng vê, nao sentem nenhum deja vù?
Quarta, vamos ganhar e ja ng se lembra dos pasteis de belém!
Abraço
P.S. Este ano, parece que tenho de ir mais vezes para o café ver o Porto. Sai-se de lá sem mtas recordaçoes do jogo... e é bem melhor!
Os jogos passam e a esperança/confiança que as coisas se vão resolver diminui... a não capacidade de reação às adversidades (exceção no jogo contra os lagartos) é preocupante...
Nota de rodapé: como é que o relvado do Estádio do Restelo está naquele estado???
Mas mais preocuante é a moral que o porto dá as outras equipas este ano!
Nao estamos habituados a isto... o belenenses jogou de igual para igual, sem qualquer receio de fazer pressao alta e levar com a circulaçao de bola, pois eles sabem que neste momento, o porto ainda é um esboço!
Mas hoje li algo que me parece perfeito para descrever a situação.
Disse o Klopp a propósito do "tiki-taka": "é um futebol demasiado calmo para o que aprecia. "Não é um futebol de luta, ao estilo de futebol inglês, que é o que mais gosto. Dias de chuva, campos pesados, todos os jogadores com lama na cara, regressando a casa sem poder jogar em quatro dias. Isso é o Borússia [de Dortmund]".
Eu acrescento: Isso era o Porto. Hoje não é.
Julgo que não estás a falar de um passado recente. Se bem me lembro o VP era um discipulo do tiki-taka...
Gosto do Klopp mas o Barça é um fenomeno que não se pode analisar de forma tão simples. Mas alinhando no simplismos, deixo só uma sugestão de raciocinio. Para quê ter uma equipa montada para a luta pela bola de nós a temos em nossa posse 70 a 80% do tempo?
Para não correr o risco de perder objectividade, o que, notoriamente sucedeu com VP. Eu ainda sou daqueles que gosta de vibrar com o futebol. E detesto adormecer com futebol. No limite, prefiro ganhar sempre 5-4 do que 5-0!
Ou seja, anda ao sabor do vento. Numa altura em que era notório o mau futebol decidiste armar-te em mais inteligente que os outros e dentro da tua confusão achaste que os confundidos eram os outros. Acontece muitas vezes aos chicos-espertos.
Mas o que me deixa triste é saber que hoje espero pelo jogo do Porto de amanhã e não sei o que esperar. Não sei o que vamos tentar fazer apesar de esperar pela continuidade do chutão para o Jackson.
E, já agora, o nivel dos comentários anónimos a este post está a aumentar.