Não merecemos a Taça da Liga



Em primeiro lugar porque não respeitamos a competição. Foi criada por uma direcção da Liga altamente hostil relativamente ao Porto  (o Boavista que o diga) e especialmente em relação ao FCPorto. Tal fez com que, consecutivamente o FCPorto não apresentasse o seu nível normal na competição. Os próprios adeptos foram criando também alguma aversão à Taça da Liga e só lhe ligam na final. Eu sou um deles. Mas este ano as coisas mudaram um pouco. O próprio calendário e algumas contrariedades como o dilúvio em Setúbal acabaram por fazer com que se fosse apresentando equipas próximas da titular durante toda a competição. Assim, chegámos facilmente à final.

Posto isto convém que se diga que não perdemos a final por causa do nosso historial na Taça da Liga. Perdemos porque apresentámos o mesmo futebol dos últimos tempos e isso nem sempre chega. Basta acontecer uma contrariedade que tudo muda de figura. Desta vez, e tal como em Málaga, foi  uma expulsão. Mas nem terá sido esse o problema. Nem mesmo o facto de se ter apostado num jogador que, na minha opinião não tem qualidade para estar no plantel. O problema é que não andamos a jogar nada. E Vitor Pereira não sabe porquê. Tem dificuldade em perceber como é que uma equipa que tem 70 a 80 % de posse de bola não marca golos e tem poucas oportunidades para o fazer. As contrariedades tem ditado alguns golos sofridos, mas este enfadonho futebol de posse tem-nos trazido uma inevitável incapacidade de criar perigo e isso é decisivo no resultado. Este futebol apenas funcionou enquanto as suas pedras fundamentais estavam em grande forma e sobretudo enquanto Jackson marcava dois golos por jogo. Bastaram as primeiras lesões de James e de Moutinho para que tudo se desmoronasse. Até Jackson está em crise de confiança e Lucho está-se a perder em correrias quando ele é muito mais que isso. Há que perceber que isto do futebol de posse está a matar as nossas possibilidades, porque está mal implementado e está demasiado dependente da forma de jogadores que neste momento não estão a corresponder.

Depois há as nabices do banco. Abdoulaye não deveria ter jogado, Defour não pode fazer mais naquela posição e Kelvin não pode entrar em campo antes de Atsu. Por mim nem entrava. O que aconteceu na passada segunda-feira não se poderia repetir. Foi uma tentativa arrogante de nos mostrar que aquilo não tinha sido sorte. Mas foi! Além disso, James não pode sair. Temos dois concretizadores de nível no plantel e são os dois colombianos. Se tiramos um deles perdemos poder de fogo. O primeiro amarelo de Abdoulaye define-o como jogador. Espero que não jogue tão cedo. A exibição da equipa na segunda parte foi muito limitada pela expulsão. Podíamos ter perdido por muitos e também podíamos ter empatado. Salvou-se a grande exibição de Fernando.

Contra o Moreirense espera-se que se possa por pressão no clássico da tv a preto e branco. Caso contrário será mesmo uma época medíocre!

Comentários

Taqui disse…
Isso de a Taça da Liga nao ser importante foi o que nos quiseram convencer, perante o nosso insucesso! Ontem o gajo nao meteu a melhor equipa e eu pgt porque?! Para poupar para o Moreirense?! Uma treta! Somos a chacota nacional neste momento.
O gajo é mesmo teimoso e que vá direitinho! Tou farto, já n ha paciencia! 2ª vez que perdemos com o Braga, 2ª invençao!
Lamas disse…
Prata, já tocaste em quase tudo... prefiro reforçar a ideia do Fernando... honrou a braçadeira que envergou no segundo tempo... fantástico... ainda uma palavra para o Fabiano e aquela saída aos pés do gajo do Braga...

Custa muito perder... fico doente... ainda bem que acontece poucas vezes...

Não queria rasgar, mas o JAMES não pode sair... nem que fosse pela simples razão de poder decidir numa bola palavra...
Taqui disse…
Lamas o James antes de sair perdeu 4 bolas seguidas que deram contra-ataques!
Lamas disse…
confirmo taqui... também reparei nisso... mas mesmo assim e mesmo correndo o risco de dar mais bolas para contra-ataques era o gajo com melhores pézinhos para servir o Jackson... eu não o tirava...

mas confirmo essas perdas de bola porque também o insultei bastante nessa altura... mas não o tirava...
riskolas disse…
Artur yuhuuu? Onde estás tu, rato de esgoto?????? :D

Apesar de com VP ter visto 2 ou 3 jogos do melhor que já vi o Porto fazer, a verdade é que, genericamente, o Porto de VP é um dos piores que já vi!

Conseguimos ter posse de bola a rondar os 75% e ver os jogos dá sono!
Salgas disse…
O problema é que existem jogadores muito importantes fora de forma e nestas situacoes, parece-me a mim, expõe-se aquilo em que é pior o VP.
VP trabalha mal a parte psicológica dos jogadores e depois de Malaga a situação ainda piorou...

Depois tem uma tendência para o auto flagelo que assusta... Então depois da experiência falhada na rotação de jogadores no segundo jogo com o Braga (7 alterações, salvo erro) em que fomos eliminados da taça, quis demonstrar que tinha razão e volta a mexer na equipa!!!

Mais uma vez perdemos... Sintomático

VP este ano nem com milagres lá chegamos...

Ai Jesus!!!
Artur disse…
Eu estou aqui. Sempre a apoiar o Porto e o seu magnífico treinador. No final da época falamos. Se apareceres por aqui...
Lamas disse…
E na MAFATE quando apareces? aquilo não é a mesma coisa sem ti... :)
Artur disse…
Lamas, apareço quando o Prata me oferecer resultados do FK Crvena Zvezda Beograd ou outros do mesmo campeonato. Para a semana vou. Tenho saudades mas acho que eu estava a baixar o nível da MAFATE
Lamas disse…
ó, a baixar o nível... andam lá gajos sem joelho, com dedos tortos e sem correr há meio ano e achas que vais baixar o nível??? ;)

Conto contigo para a semana... é uma forma do teu amigo Riskas ainda ter mais vontade de aparecer... ;)
Anónimo disse…
Só uma pequena nota referente á Champions League:

- fiquei muito contente que um clube como o Málaga tenha ficado de fora , agora sempre pode voltar ao " La Rosaleda" para disputar jogos com equipas como Rayo Valhecano, Osssasuna, murcia ou outras do seu nível , para o ano nem estará e direi eu tão cedo não voltará (talvez os próximos 20 anos não voltará á Champions, nesse período de tempo certamente o FC Porto andará por lá muitos e bons anos.
Viva o Dortmund ...quanto ao Málaga...uma vez pequeno sempre pequeno.