Todos ao Dragão e depois a Coimbra!


Vamos fazer um paralelismo entre clubes que foram prejudicados por arbitragens, em Guimarães, nesta época. Não vou discutir a gravidade das decisões. Não vou dizer se o primeiro amarelo do Fucile é justo ou se há falta nesse lance, ou se o penalti sobre Carlos Martins é evidente, ou se Falcao está em jogo quando se isola em altura crucial do jogo, etc. Até porque nenhum dos meus comentários sobre estes lances seria favorável ao Guimarães. A verdade é que uns entram num berreiro e aconselham os adeptos a não apoiarem a equipa nos jogos fora de casa. Pois eu aconselho exactamente o contrário. A equipa precisa da nossa voz! Os adeptos estão com esta grande equipa que vemos a crescer a cada vitória e, no caso de ontem, a cada empate. Todos ao Dragão! Todos a Coimbra! Depois encontramo-nos com os nossos velhos conhecidos, mas vai ser dentro de campo. Eu sei que eles preferem os gabinetes do Ministério da Administração Interna, o youtube, os túneis ou os gabinetes dos Ricardos Costas ou dos Cunhas Leias. Mas por vezes, o futebol decide-se dentro das quatro linhas. Eu sei que pode parecer um sacrilégio para os saudosistas dos tempos da TV a preto e branco, mas às vezes acontece...

Quanto ao jogo de ontem. Não deixa de ser uma valiosa lição para os nossos jovens plantel e treinador: não basta ser melhor! Temos de ser muito melhores! E é isso que teremos de ter em mente nos próximos jogos, nomeadamente os jogos fora de casa. Óptimo exemplo de como se pode perder o controlo de um jogo em que somos claramente superiores. Começamos fortes com várias oportunidades de golo controlando um adversário difícil. De repente um contra-ataque descontextualizado, grande oportunidade para o Guimarães e... Ufa! Trememos por uns minutos mas recuperámos e marcámos embalados no génio de Hulk. Mantemos o controlo do jogo, vamos criando novas oportunidades e tudo corre bem até que, um misto de passe e alívio de um defesa adversário encontra um jogador nas costas da nossa defesa. Má abordagem de Fucile e golo (ainda não me convenci que não há mão neste lance. Aguardo sentado uma repetição em termos). E aí temos problemas. Mas a culpa é só do defesa que falhou no lance? Não. Óbvio que, jogando em casa de um candidato à Europa, temos de ser mais eficazes. Em primeiro lugar porque são equipas que podem num acaso causar problemas. E além disso, não convém esquecer que a nossa defesa é claramente o pior sector da equipa. Ontem foi Fucile o vilão. Mas acho que poderia ter sido Maicon, Rolando, Otamendi, Palito ou Sapunaru. O problema não é individual. Ainda não defendemos bem e isso inclui toda equipa e não apenas os defesas. E sendo assim, para já, o ataque tem de compensar, caso contrário teremos resultados como este: desadequado.

Posto isto, vamos à avaliação individual. Quem lê estas minhas crónicas tem notado na minha embirrância com o Sapunaru. Melhor: a preferência por Fucile. É óbvio que pior exibição de Fucile que a de ontem, só vi uma vez em Londres. Nem é tanto o golo do Guimarães onde é ultrapassado de uma maneira bizarra. O problema é que nem defendeu bem, nem ajudou o ataque em condições. Pior, entrou em parafuso depois do erro no golo adversário e só acabou quando foi justamente expulso. É óbvio que acho o primeiro amarelo injusto, mas o segundo... Este Fucile merece o banco, já! Isto enquanto não demonstrar em campo que é melhor jogador que a concorrência, e eu até continuo a achar que é. Venha a alternativa, por muito insatisfatória que seja. No resto, julgo que a equipa esteve bem até ao último toque. A excepção será mais uma vez a entrada de Rúben que foi o único suplente que nada acrescentou. As substituições foram conservadoras mas até empurraram a equipa para a frente. O meu MVP não foi Hulk apesar do golaço que marcou. Isto porque gosto dos jogadores que sobressaem na altura do aperto. E nessa altura sobressaiu Rolando. Grande coração quando teve de fazer de lateral e central. Este Rolando não perderá o lugar no centro da defesa. De resto o costume: Moutinho, Falcao, Varela e Hulk. Belluschi está menos exuberante, mas continua a aparecer em grande parte dos lances de perigo da equipa. Todos eles estiveram bem na construção e mal na finalização.

Por último, gostaria de falar das declarações de Villas Boas. Haverá gente que dirá que foram precipitadas  e que entrou por caminhos que nós recentemente consideramos ridículos, quando tomados pelos milhafres. Mas convém não esquecer os antecedentes deste jogo. O destaque dado a um jogo recente nesse mesmo estádio, o berreiro que se seguiu, a nomeação cirúrgica de Carlos Xistra... É pena que se tenha destacado um lance que foi acompanhado apenas por uma câmara. Azar. Logo na altura em que todos os outros câmaras estavam a competir para ver que encontrava o melhor decote na bancada... Assim até parece que o tipo está a arranjar desculpas... Conveniente. Perguntarão se acho que ele fez bem ao vir falar da arbitragem logo depois do primeiro resultado adverso. Responderei que eu não faria assim. Mencionava mas não lhe daria o destaque principal. Se compreendo? Óbvio que sim! Não podemos, por um lado, achar piada à vivacidade e ao facto que Villas Boas responder a tudo sem tabus e depois pedir-lhe que seja comedido quando falar de um árbitro que nos prejudica. Coerência, senhores... Agora, convinha destacar a falta de eficácia da equipa, mesmo com dez jogadores.

Vem aí mais um período longo sem futebol de alto nível. Toca a puxar pela imaginação para entreter os nossos visitantes. E são cada vez mais. Assim vale a pena! Quando comemorarmos as 150 mil visitas apareceremos com uma nova face. Fica a promessa.

Comentários

É óbvio que o árbitro errou; é verdade que a transmissão da TVI é uma vergonha - não haver repetição do lance da mão Alex, é o melhor exemplo; mas só nos podemos queixar de nós próprios, na perda dos primeiros pontos.

Quem viu o jogo certamente se terá lembrado do jogo frente ao CSKA, tal as semelhanças com o jogo da capital búlgara. Mas se no jogo de Sófia conquistamos a vitória, também é verdade, que o nosso amolecimento, exactamente como hoje, podia ter-nos custado caro. Não custou, mas não aprendemos a lição e hoje voltamos a fazer exactamente a mesma coisa, voltamos a cometer os mesmos erros, desta vez, lamentavelmente, pagamos caro.
Depois de uma boa primeira-parte, em que fomos nitidamente superiores - apenas perdemos equilibrio como equipa, no lance que Toscano falhou clamorosamente... - dominamos - mais de 60% de posse de bola -, marcamos e em que apenas pecamos nos faltou contundência no último terço do campo, para matar o jogo - um golo é pouco para tanto domínio -, jà na segunda, deixamos rolar, acreditamos que estava ganho e só viriamos a reagir quando sofremos o empate. Não pode ser! Não podemos, com uma vantagem,
apenas tangencial, pensar que temos o jogo ganho. Espero que, definitivamente, a lição tenha sido aprendida e que estes adormecimentos, no futuro, não se voltem a repetir.


Conclusão: não me perturba nada que ao fim de 11 jogos consecutivos a ganhar, tivessemos empatado. Temos uma óptima vantagem e às vezes, um passo atrás, permite dar dois à frente. Não andamos em busca de recordes, mas em busca de recuperar o título e portanto, nada de desanimos, mas atenção, as coisa não vão ser fáceis, a gritaria é constante e para isso é preciso um Porto a correr, a lutar, a pressionar os 90 minutos e não um Porto apenas a querer fazer os serviços mínimos. Tiremos a devidas ilações deste jogo e toca a partir para uma nova série de vitórias consecutivas.

Um abraço
Tony Silva disse…
Aí é que está, adormecemos a pensar que o jogo estava ganho. Esse foi o nosso principal defeito.
E até vimos durante o jogo e até quando estavamos só 10 que quando queriamos atacar conseguiamos mesmo encostar o Vitória às cordas.
Então porque não faze-lo até conseguir pelo menos o 2-0?
E então aí desacelerar...

O benfas no ano passado entusiasmava os seus adeptos porque nunca parava.
Já o nosso Porto há muitos anos que tem esta cultura de gerir esforços. É diferente querer ganhar em portugal e na Europa.
Já para o Benfas querer ganhar em Portugal parece tarefa herculea e como tal quando as coisas parecem bem encaminhadas, é natural o entusiasmo por parte do treinador e dos jogadores.
Percebo perfeitamente essas diferenças de mentalidade e aceito que elas tem mesmo de existir.
Ao contrário do que dizem não somos um clube regional, mas antes um clube Europeu (e mundial). Já os tristes de lá de baixo há quase duas décadas que nada fazem de palpável na Europa.

O que Eu gostava mesmo era que a nossa "gestão" optasse mais por um meio termo. Nem tanto ao mar nem tanto à terra, afinal de contas estavamos a jogar com o Guimarães, não com o Portimonense e só deviamos ter descansado após o 2º golo.
Enfim, acontece, mas espero que sirva de lição.

PS- Não gostei das declarações do André. Soaram a desculpa de mau perdedor e acho que não ficam bem.
Há que saber perder (pontos) e estes perdemos por culpa própria.
No entanto o homem tem crédito pelo excelente trabalho que tem feito. Quem nunca errou que atire a primeira pedra...
Tony Silva disse…
Err... quando disse "há quase duas decadas", queria dizer "há mais de duas décadas" :)
Anónimo disse…
1. O André Vilas Boas fez muito bem em salientar os erros do Xistrema; se não fosse ele a fazê-lo quem o faria? O panhonha do Director do Futebol, que a única vez que abriu a boca foi para insultar os sócios do Porto?
2. A tradição do Porto, clube, cidade e região é a de não dar a outra face a quem nos ofende, rouba ou prejudica. Sempre assim foi, sempre assim será. Com lealdade, na cara dos ofensores, mas nunca calando.
3. A outra tradição do Porto clube - de há mais de trinta anos - é: que sabe que para ganhar tem de ser melhor; que para ser melhor tem de jogar mais do que os adversários; que quem assim fizer será campeão, por muito que berrem do outro lado da fronteira.
4. Por tudo isto, nestes últimos 30 anos fomos muito mais vezes campeões e ganhamos mais competições internacionais do que qualquer outro clube em Portugal.
5. Como neste Blog se defende todos ao Dragão, todos a Coimbra, todos a a apoiar o Grande PORTO.
Miguel Cunha
A.S. disse…
1- Estar a ganhar e ficar´a dormir à espera do segundo golo pouco fazendo para isso...na Bulgária podia ter custado caro em Guimarães custou...era suposto que essas coisas tivessem acanado

2- ter colocado de fora Sapunaru quando vinha a fazer boas exibições para mater Fucile que se revela pouco disciplinado e em má forma não tem justificação.
Daniel disse…
Analisando o jogo pode-se dizer que face às oportunidades não concretizadas e ao adormecimento após o golo só me resta concluir que o resultado é justo.

Os jogadores do Porto não estiveram particularmente bem mas tenho que referir aqui o papel de FUCILE, contribui e muito para a perda de pontos do Porto, teve culpas no golo sofrido, andou a agarrar adversários de forma infantil e por último decidiu ser egoísta ao máximo prejudicando todos os seus companheiros ao pisar outro jogador, sendo expulso, tirando poder de reacção à equipa para dar a volta ao jogo, foi uma vergonha, jogadores destes no Porto, não obrigado! Se está contrariado que saia já em janeiro, se quer ficar, que mostre o que vale e não desperdice oportunidades.

Espero que o Sapunaru não tenha jogado por ter sido impedido pela federação romena, por opção técnica teria sido um grande erro.

Por último de referir o bom jogo de Hulk na 1ª parte e Rolando na 2ª parte.
riskolas disse…
1ª Parte de nível elevado.

O "derrota" assustou-nos uma única vez mas, verdade seja dita, foi um valente susto.

O resto da primeira parte foi idêntico ao que temos visto. Futebol muito bonito.

Infelizmente, temos marcado poucos golos e, de certa forma, adormecido à sombra de margens mínimas.

Na segunda parte, apesar do "derrota" nada fazer para nos meter medo, lá acabou por empatar num chutão para a frente com uma bela abébia do Fucile que, de há dois anos para cá, tem sido muito sobranceiro em muitos jogos, passeando uma classe e um estatuto QUE NÃO TEM!

Quanto ao Xistra não considero que tenha estado muito mal... perante o expectável. Não marcou o pénalti sobre o Edgar que daria o 2º amarelo ao Fucile e só deu amarelo no lance da expulsão do Fucile. No lance do Edgar até considero que há falta dos dois mas se fosse com o Falcao eu pedia penalti, por isso, aqui também tenho de o conceder. No lance do 2º amarelo, eu dava-lhe um vermelhão!

Não sei qual é o penalti que o André reclama e o fora-de-jogo ao Falcao é uma imbecilidade.

Mas onde o Xistra demonstrou a sua categoria foi no interromper constante do jogo, o que atrapalha sobremaneira a nossa forma de jogar.

Quanto às declarações do André, considero as queixas, propriamente ditas, exageradas mas a intervenção dele é fantástica! Ele precisava só de um pequeno motivo para falar do Vitor Pereira e para mostrar quão ridículos eles são. Eu quero acreditar que aquele discurso todo, evitando falar muito do jogo, foi também para inglês ver e para proteger o grupo. Espero que no balneário tenha "pintado o caralho" a alguns jogadores e, sobretudo, à forma como se pensa poder gerir um resultado com 1-0 mas aí também ele é culpado!

Nota menos para o Fucile, Varela, Palito e, com muita pena minha, para o Xavelha. Ele está uma lástima e nunca decide bem, quando a inteligência é a sua principal característica.

Agora a TVI. Eu só vi uma péssima repetição do lance do golo do "derrota" e fiquei com a sensação do gajo estar fora de jogo. Vi o jogo pela SportTVHD mas, pelo que me disseram, os artistas da TVI repetiram o discurso do jogo contra o Nacional. Fartaram-se de dizer/insinuar que o "derrota" jogou muito mais contra as lamparinas do que contra nós mas depois de empatarem e verem o FCP a pressionar com menos 1, calaram-se...

Bom, temos é de manter os 7 pontos de vantagem e ganhar ao slmerda na 10ª jornada.

Deixo 2 perguntas:
1- O James é pior do que este CR10???

2- Invencível significa ganhar sempre ou nunca perder? Se for a primeira hipótese percebo as capas dos pasquins mouros, caso contrário é mais uma pérola...

André, 'tou contigo!
riskolas disse…
Ah, e o Eduardo Barroso prognosticou que o André não se aguenta no FCP até ao final da época, enquanto o Seara fartou-se de o gozar e o humilhar, numa prestação vergonhosa.

Sabem o que isto me faz lembrar? Os primeiros meses do Mourinho no FCPorto. Estes filhos da puta só falam mal dos que lhes metem medo! E se o André lhes mete medo é porque é muito bom!

O título é nosso, caralho!
Baresi disse…
Caros Portistas,

Eu até gosto das conferências de imprensa do nosso AVB, mas ontem esteve muito mal, também é necessário saber empatar sem desculpas... Qual é o mal, ficámos a 7 pontos e então, não é um excelente começo de época?? Foda-se vamos dar a outra face e cagar para SlMerdas e Vítores Pereiras, caralho!!

Ontem empatamos, podiamos ter ganho, é verdade, e agora? Nós somos os melhores e apenas temos de olhar para o que de mal fizémos no jogo e melhorar!

Apenas um reparo individual:
Este Fucile fez-me lembrar algo que ainda estou a tentar esquecer, isto é, a minha viagem a Londres, ao Emirates Stadium...

Sinceramente não acho que foi pelo Xistra que perdemos. Perdemos porque falhámos no ataque e cometemos erros grosseiros na defesa.

Força, Campeões!!!
Pispis disse…
O q ressalta mais é a frustração de deixar fugir 2 pontos controladinhos...

Fucile não vai deixar de ser o nosso melhor defesa-direito, de qq das formas parou-lhe o relógio 2x de uma forma mt grave, por isso tenho a certeza q o AVB n o vai meter a jogar no próximo jogo :-)

Resta dizer q gostei da flash-interview do AVB, é óbvio q estava à espera da mínima coisa para rasgar no Vítor Pereira e no Benfica e uma coisa é reagir a quente cm ele fez, outra coisa é reagir a frio cm o Benfica anda a fazer (o mais recente capítulo foi reunir c o ministro da Adm. Interna). Portanto, não se dá a face à 7ª jornada pk senão estamos a dar o rabinho à 30ª. Há mt portistas q já se esqueceram dos golos anulados no ano passado, dos penaltis a favor do Benfica, da quantidade de expulsões dos adversários do Benfica e, mais grave, da cilada dos túneis.

Estes gajos c isto tudo já fizeram exposições esta época e o Vítor Pereira já baixou as calças, há q encostá-los à parede à mínima coisa.

De resto, manter a atitude e competitividade demonstrada e vamos continuar a ver ekipas cm a do Vitória q quer ser o 4º grande, a passar tempo qd está a jogar contra 10 e estão empatados. Num estádio onde os milhafres perderam num erro clamoroso do... Nilson (esqueçam o Benquerença).
riskolas disse…
Pis, concordo a 90%.

Tenho dúvidas que o este Fucile seja tão melhor do que o Sapunaru
Baresi disse…
Oh Pis do caralho,

Dar a face não é dar o cu mais tarde, é sim ser superior a estes cabrões, inferiores e paneleiros do sul, que de tudo se queixam.

Tens razão quando falas do ano passado que foi vergonhoso e escandaloso em termos de ajudas a esses fd puta, mas este ano, temos estado a jogar com grande atitude e qualidade que nada nos pode derrubar.

No caso em apreço, acho que o Xistra não teve influência no resultado, apenas aponto 1 erro, fora de jogo ao Falcao inexistente (em linha pelo menos).

Neste jogo tivémos atitude, apenas traidos por erros infantis do Fucile.

Quando temos razão nas queixas às arbitragem devemos levantar a voz, mas ontem apenas temos de nos queixar de nós próprios.

Abraço