A mania do Tabu


E que tal tratarmos da próxima época? A questão do treinador já não deveria estar tratada? Pelos vistos não. O presidente gosta de tabus e como tal foi de férias sem o assunto resolvido. Pelo menos é o que parece.

Como tal só podemos falar dos rumores. O primeiro é o do André Villas-Boas (convenhamos que tem um nome bem sportinguista...). Por muito que o homem negue contactos, já ninguém acredita que não seja uma das opções prioritárias. Pois eu não concordo que seja. Faltam sobretudo provas dadas e não me venham com o exemplo de Mourinho. Mourinho fez de equipas medíocres como o Leiria e antes o Benfica, equipas visivelmente melhores. Villas-Boas fez melhor que o treinador que substituiu mas fez muito pior que Domingos, que com os mesmos jogadores, fez o melhor campeonato pela Académica seguramente dos últimos 20 anos. Quanto a provas dadas estaremos conversados. Sobra a chancela do mestre Mourinho. Concordo que não é mau trabalhar estes anos todos com o melhor do mundo mas tal não implica absolutamente nada. Qualquer dia o próprio motorista de Mourinho é candidato a treinador... São modas e a moda dos clones de Mourinho passou com os insucessos consecutivos de Vitor Pontes, Luís Castro e Carlos Carvalhal, dando-se agora mais valor aos velhinhos como Cajuda, Manuel Fernandes e Jorge Jesus. Agora entra a moda do Aprendiz. O aprendiz de Jesualdo desapareceu quando levou 8 no estádio da Luz. O aprendiz de Mourinho não só não desapareceu como continua a ter em carteira propostas de grandes. Não percebo e espero que este seja mais um engano do gajo que chegou aqui a dizer que achava que Falcao tinha características semelhantes às de Farías... Deste tipo de enganos gosto eu muito! O outro rumor é o de treinador estrangeiro que chegou a ser noticiado como a opção prioritária. Aqui tudo depende. Se for um Del Neri ou um Co Adriaanse, não! Ou seja, recuso a ideia de dar a treinadores estrangeiros velhos as oportunidades que nunca se lhes deu nos seus países: a de treinar um grande. Prefiro correr esse risco com treinadores do nosso campeonato. Quanto aos outros, acho melhor mas não posso deixar de torcer o nariz. E tenho esta atitude quanto a estrangeiro e até quanto a Villas-Boas porque continuo a achar que a melhor opção não está sequer em cima da mesa. Por mim enquanto não se tentar Domingos não se pode partir para outra opção. Porque não tentamos contratar o melhor treinador portista da actualidade? Pior, porque é que continuo a ver mais desconfiança dos portistas em relação a Domingos do que em relação a Villas-Boas? Não percebo.

A Champions decidiu-se no fim-de-semana com o resultado esperado. Mourinho não perde finais e tinha uma equipa bem superior, ao contrário do que aconteceu nas eliminatórias com o Chelsea e com o Barcelona. Mas o que mais me chamou à atenção foi que o Inter levou de Mourinho o mesmo tratamento que o FCPorto em 2004: desprezo na hora da despedida. Muito má atitude e má formação de carácter para quem tem tanto talento no que faz. Não deixa de ser um ídolo, mas com este senão. E lá vamos ter o melhor jogador do mundo e o melhor treinador do mundo na mesma equipa. Custa-me porque detesto o Real Madrid e no próximo ano não poderei continuar a torcer por estes dois como torci até agora nos jogos em que o FCPorto não estava envolvido.

Dei uma vista de olho no jogo dos juniores e não fiquei muito impressionado. Fiquei apenas com alguns apontamentos. Sérgio Oliveira é mesmo o grande destaque da equipa e tem de passar a ser tratado como o futuro do nosso clube. De resto temos um extremo e um avançado bons - Alex e Claro - mas inferiores a talentos que não conseguiram nos últimos anos entrar na equipa principal como Rui Pedro, Vieirinha, Candeias, Bruno Gama e Helder Barbosa que foi recentemente transferido em definitivo para o Nacional. Gostei ainda de um lateral esquerdo africano que corre que se farta. Pela negativa, Abdoulaye que tem sido chamado à equipa principal pareceu-me muito muito fraco. Espero poder ver mais alguns jogos desta equipa agora que a TVI passou a transmitir o campeonato de juniores.

Na crónica da próxima semana espero estar a comentar o novo Treinador do FCPorto...

Comentários

Anónimo disse…
Amigo , eu acho q o nosso porto fica bem servido com o André vilas boas...
Acho q pussui um bom modelo de jogo...Pode ser um tiro no escuro? Pode, mas o Guardiola tb foi....e ganha... Com a nossa casa bem arrumada....Acho que se pode dar bem por lá..

Abraço Portista
Artur disse…
Para mim o treinador deverá ser: primeiro o Domingos, pk merece. Em alternativa o Villas Boas pk me faz sonhar!!
Fernando B. disse…
Deixem o Domingos em Braga...

Assinem com André V B

Adjunto Pedro Emanuel

Jorge Mendes, por favor coloque, Helton + Bruno A + R Meireles.

Dispensem, emprestem ou rifem aquela meia duzia de jogadores tipo Vilanovense (sem ofensa)


Regresso dos Ukras e um ou outro que todos conhecemos...

Contratar 3 Bons jogadores Bons, caros, mas o equivalente ao que se gasta em 10 Prediguer

Depois trabalhar, trabalhar...
Anónimo disse…
"Villas-Boas fez melhor que o treinador que substituiu mas fez muito pior que Domingos, que com os mesmos jogadores, fez o melhor campeonato pela Académica seguramente dos últimos 20 anos"

Prata...AVB fez menos 6 pontos que a epoca historica do Domingos com "apenas" 7 jornadas menos!!! E a AAC fez "apenas" mais 9 golos que na epoca historica de Domingos!!!
Daniel disse…
Domingos claramente que merece ser treinador do Porto pela época fabulosa que fez em Braga e pelo bom trabalho que tem feito nos últimos anos pelos clubes que passou.

Mas como PC não gosta de ser consensual a opção deve ser outra, não sendo o Domingos que venha quem ele quiser.

Vilas Boas, faltam dados para avaliar se é bom ou se é mais um treinador relâmpago, pelo menos é portista...

Totalmente de acordo quando referes a falta de atitude de Mourinho relativamente ao timing de saída do inter,tinha mais que tempo para falar do Real q não na altura dos festejos, ele referiu que em 2004 já sabia que a final ia ser o seu último jogo no Porto e ia para o chelsea, contracto assinado sem os dirigentes do Porto saberem...
Isto não invalida que tenha vibrado com a vitória do inter e achar o Mourinho um grande treinador.

Milito, que grande avançado!
prata disse…
Não gosto de responder a anónimos mas é demagógico falar de pontos quando os 6 pontos significam uma diferença do 11.º, num campeonato em que lutou para não descer até 2 jornadas do fim, para um tranquilo 7.º lugar. Não é a lançar estatísticas avulsas que me convences que um tipo que tem 20 jogos de carreira como treinador principal tem valor para o FCPorto.

E por falar em demagogia proponho ao anónimo que some a diferença de pontos do Braga de Domingos para o Braga do mestre da táctica...
Luís Avelino disse…
Em relação aos Juniores:

Do que vi, sinceramente só me chamou à atenção os dois africanos (lat. esq e ext. direito) e o extremo esquerdo Alex enquanto tiveram pernas.

De resto não vi nada de especial, incluindo o Sérgio Oliveira (todo partido)
Pispis disse…
Para mim continua a haver apenas duas alternativas, e por esta ordem de preferência: ou Domingos, ou Paulo Bento... Inacreditável é deixar chegar as coisas chegarem a este ponto, parece q todo o treinador se quer promover às custas do Porto, é o Jorge Costa, é o Villas-Boas, é o Preud'homme (vai para o Twente), é o Boloni, agora é o Avram Grant...

Que se resolva num instante para não andarmos c o plantel indefinido em plena pré-época...

Agora um off-topic... Li as notícias de manhã e dei por mim a pensar "Isto só mesmo nos Estados-Unidos...". Não é que conseguiram expulsar o David Luiz e ainda por cima na primeira parte?!?! Continuo a dizer "só mesmo nos Estados-Unidos..." :-)
prata disse…
É um facto que o Sérgio estava todo partido no final. Não se percebe bem porquê...

Faltou também falar do processo das ameaças a árbitros. Convém estar atento porque julgo que se estão a preparar para abafar mais esta notícia "incómoda"...
miguel87 disse…
Se vier o AVB fico confiante, se vier o Paulo Bento não ficarei nada tranquilo. Um estrangeiro, de certeza que será na linha dum Del Neri ou Co, por isso vai ser como os melões...só depois de abertos é que se vê.
Domingos merece mais uma época em Braga para tentar entrar na Champions e confirmar a candidatura ao titulo, assim como o Braga merece manter um treinador que o levou ao melhor resultado de sempre.

Dos Juniores gostei do Ricardo (central), do lateral esquerdo, uma espécie de Alvaro Pereira com mais força e técnica, do extremo esquerdo e do Claro, que faz lembrar Domingos. Já o Sérgio Oliveira é como o algodão: não engana! Apesar de estar todo partido, a bola ficava mais redonda cada vez que chegava aos pés dele; tem um toque de bola e visão de jogo acima da média, esperemos que seja aproveitado pelo futuro treinador e que mantenha uma evolução estável, pode vir a ser um grande craque!
Pela negativa, quase todos os outros, com destaque para o Abdoulaye que se fartou de meter agua e o capitão Dias, que ao potencial fisico alia... nada! A rever nos próximos jogos.

Para acabar, o Mourinho, esse génio da táctica e adepto fanático de um clube, e um clube só: Mourinho FC! Impressionante como o gajo se põe sempre acima de tudo e todos e faz questão de o vincar bem, como desta vez que não viajou de volta com a equipa e se deixou ficar em Madrid!
Quanto ao futebl jogado, tornou-se uma espécie de Jesualdo competente, pois simplesmente renuncia á posse de bola e mata os jogos em contra...perdão, transições rápidas!
É pena para quem, como eu, gosta de futebol de ataque e com posse de bola, ainda por cima em ano de Mundial. Só espero que a Espanha mantenha o futebol que teve no Euro e que seja campeã do mundo, a bem do futebol espetaculo. Para o ano Guardiola vai ter oportunidade de vencer Mourinho numa prova de regularidade ao invés de perder num jogo inquinado Olegariamente...
Discordo que Domingos deva já ser treinador do Porto, penso que deve demonstrar algo mais, ainda não me convenceu, ficou em 2º? Sim, mas tinha plantel para isso, e com um futebol seco e murcho. Há Uns dias atrás quando Domingos soube quem iam ser os adversários na pré-eliminatórias da Champions respondeu "só os nomes assustam", como? Se vier para o Porto com esta atitude algo medrosa pode ser complicado; deve ainda amadurecer mais um bocado.
Villas Boas? Parece-me ter mais conhecimentos estratégicos que Domingos, e tentou praticar um futebol mais vistoso na Académica, podem argumentar que é só teoria, mas esta é precisa. Inexperiente? esteve em Inglaterra e Itália, deu para ganhar calo e não se amedrontar com grandes nomes do futebol, ao contrário de Domingos que só de ouvir o nome de clubes de 2º ou 3º nível se assustou. Mas a minha ideia é que Villas Boas vem para o Porto, mas para ser adjunto de um técnico estrangeiro.
Penta disse…
@ Daniel [registado]

apoio a tua ideia - de que o André Villas-Boas poderá ser contratado para ser adjunto de um treinador estrangeiro. não está nada mal visto, não senhor.
contudo - e há sempre um mas - esta poderá ser inviabilizada: 1) pela recusa do próprio (em descer "de cavalo para burro" - ou seja, em deixar de ser o treinador principal para passar a ser adjunto, mesmo tendo em conta que o seria no FCP) e 2) por poder ficar "caro" para o FCP - e estamos em época de "vacas magras", principalmente porque na próxima época não há a 'Champions'.

saudações PENTACAMPEÃS!
Prata, como eu não sou anónimo, acho que me vai responder a mim: sabe em que lugar ficou o Domingos no primeiro ano de Académica? 12º. E sabe com quantos pontos? 32, menos um que o André em meio ano de Coimbra. Arranje outro argumento...

Um abraço
prata disse…
Vila Pouca, claro que respondo. Já vi que está com a mioria dos portistas nas dúvidas sobre Domingos. Pelo que percebo acha que os resultados de Domingos só apareceram nos dois últimos anos. Então vai de encontro à grande razão que apresento para não querer Villas-Boas - Falta de experiência. Concordo. Um treinador tem de treinar para crescer. Não digo que não se aprenda a fazer relatórios sobre os adversários mas acho que é melhor ir treinando nem que seja clubes de pequena dimensão. E Domingos fez isso e teve uma carreira sempre a crescer e a ultrapassar objectivos. Depois de épocas discretas ultrapassou o objectivo de fazer com que a Académica deixasse de ser um crónico aflito, e fez com que o Braga deixasse de ser um eterno aspirante a entrar na luta pela Liga. São estes os argumentos que procura? Não os arranjei agora. Eles estão nos posts que tenho feito sobre o assunto.

Quanto aos outros comentários, acho incoerente exigir mais experiência a Domingos quando não se exige o mesmo a Villas-Boas. E em termos de futebol, julgo que dificilmente faria melhor omelete com aqueles ovos mas também concordo que foi um futebol mais pragmático. Veremos (ou não) o que faz com melhores jogadores.
Prata, eu só disse que o seu argumento não estava correcto. Não é por falta de experiência que não quero o Domingos, é por outras razões. Quais, olhe muitas amizades, muito tu, falta de coragem para cortar a direito...O André é menos experiente, talvez, mas para mim tem o dom dos predestinados. Que quer, eu penso assim...Já pensava assim em relação a outro...

Um abraço
riskolas disse…
A saída do Jesualdo, a confirmar-se, já é uma bela notícia.

O seu substituto é uma incógnita.

Pessoas, normalmente bem informadas, garantem-me que será mesmo o AVB. Inclusivé já me indicaram um jogador que está prestes a ser contratado e que apresentarei a breve trecho.

Não sei o que esperar do AVB. De qualquer modo, acho uma estupidez entrarmos em comparações entre o AVB e o Domingos. Ambos têm poucos anos (menos de um, no caso do AVB) como treinadores principais. A partir daqui torna-se facilimo encontrar 1001 argumentos a favor de cada um deles. Ok, só 2 ou 3! :)

A minha preferência era a saída do Jesualdo.

A minha aposta de risco em PT era o Paulo Sérgio. Como esse já é lagarto, espero que o PdC acerte.

Só espero é que o novo treinador já saiba que é ele o novo treinador e que já esteja a trabalhar na próxima época!

Ainda sou do tempo em que a época seguinte ficava preparada antes do fim da primeira volta da anterior...
Fernando B. disse…
Faço minhas as palavras de dragão vila pouca.

Na mouche
Pispis disse…
Pelo menos o AVB já tem uma coisa q o Jesualdo nunca teve: empatia com os sócios...

Se é por ser ViLLas-Boas, loiro ou olheiro do Mourinho, não sei... mas se é pelo q fez na Académica este ano sugiro outro nome: Inácio, q fez ainda melhor na Naval e conseguiu chegar às meias-finais da Taça! Digo mais, só mm um grande clube consegue contratar o Inácio :-)
Há um traço de carácter/personalidade que me faz preferir Villas Boas ao Domingos: ser "cara de pau", quero dizer, se for necessário dar um berro no balneário, impor ordem, ser duro. Domingos parece-me mais "amistoso" e pacífico com os jogadores, como foi dito pelo dragão vila pouca não parece ser capaz de cortar a direito. É apenas a minha opinião.
prata disse…
Efeito Black Eyed Peas: Todos têm um feeling...

Pis estranhei ele ter aceitado ir treinar para a segunda...
Anónimo disse…
A minha preferencia:

AVB.