Isto é FCPorto!


A mensagem ficou clara: Na nossa casa não!

Ora aí está uma vitória é nossa moda: heroica perante a dimensão e a intensidade das contrariedades. Querem que enumere? Vamos lá. Faltava o nosso melhor marcador e jogador este ano, Falcao, e ainda faltava Varela, Ruben e Helton. Jogávamos apenas pela honra e sem objectivos classificativos. E ainda por cima ficámos com menos um jogador. E da maneira que foi... A verdade é que foi assim mesmo e sem espinhas. Grande jogo, grande atitude, grande intensidade. Tudo que nos faltou para estarmos nesta altura a lutar pelo campeonato. Vem tarde, mas não convém esquecer que esta ponta final tem de ser aproveitada para o próximo ano. E isto vem no encontro do que tenho aqui dito. Há que pensar em mudanças mas nunca numa revolução ao nível do plantel. A única revolução que proponho é na orientação da equipa onde, de entre os candidatos desejados, Domingos continua a ganhar pontos e como seria engraçado se ele regressasse ao FCPorto no próximo ano para ser Bicampeão. (Humm... Não parece...)

O jogo até começou com mais perigo na nossa baliza mas poucas foram as alturas em que não estivemos por cima. E depois, com 10 jogadores, acabámos por vulgarizar por completo aquele que será muito provavelmente o próximo campeão nacional. O que não deixa de ser irónico visto que eles até estão mais habituados a jogar em superioridade numérica. Mas o adversário até acabou por empatar graças a uma felicidade imensa que foi o golo do Luisão (muito semelhante ao chouriço com a canela que já tinha metido contra o Braga). Mas a partir daí só deu FCPorto. Vamos lá ver se conseguem reservar as rotundas por mais uma semana...

Quanto à equipa, todos estiveram muito bem mas não podia deixar de fazer destaques. Para mim os melhores foram Bruno Alves, Alvaro Pereira e Guarín. Mas o melhor mesmo foi o Belluschi. Que jogaço! Nunca visto a este jogador. E aquele golo... Ele e o colombiano continuam a ganhar preponderância no planeamento do plantel da próxima época. Começo a achar que não precisamos de grandes reforços para o meio-campo.

Quanto ao árbitro, Jesualdo esteve muito bem: «Se apitar algum jogo assim na África do Sul não lhe darão mais nenhum para apitar». E põe um gajo destes a apitar uma meia-final da Liga dos Campeões. De bradar aos céus a expulsão de Fucile. Aliás dá-me a ideia que ele só viu amarelos em lances que não merecia visto que quanto acertou no Di Maria mesmo à minha frente, não viu. E depois há o penalty sobre Hulk, a agressão de Luisão, a expulsão perdoada a Maxi Pereira quando agarra o Alvaro isolado. Enfim, que belo representante vamos ter no Mundial.

Não esquecer que Cardozo não marcou.

Equipa para tentar dar a Falcao o título de melhor marcador:

Helton(ou Beto); Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Meireles, Guarín e Belluschi; Hulk e Falcao.

Comentários

Anónimo disse…
grande jogo. que graaaaaaaaaaaande jogo.
E se o Falcão nao jogou, o certo é que Cardozo também nao.. :)

Simoes
Penta disse…
só para dizer que há mais um túnel neste que será, para todo o Sempre, recordado como o "Campeonato dos Túneis": refiro-me ao Túnel do Belluschi ;)

saudações PENTACAMPEÃS!
riskolas disse…
E à 29ª jornada vimos o nosso Porto!!!

Não é preciso golear, não é preciso jogar "tika-taka", aka "à Barça", basta jogar com querer, com raça e com união! Terá sido o único jogo esta época com todos estes condimentos.

Ganhámos bem, muito bem!

Desde que o Hulk voltou e COMEÇAMOS A JOGAR COM 4 MÉDIOS(!!!!!!!!) marcamos muitos golos e jogamos muito melhor! Até o Guarín é grande jogador! Que pena a chapelada na trave!

Péssima arbitragem! Tanto quis segurar o jogo que se perdeu no seu critério! O Fucile é amarrado fora da área e dentro da área. Depois teve a queda para a TV que o tramou mas, a verdade, é que no chão e sem pedir falta fez um passe que daria uma situação de golo iminente prontamente interrompida pelo Olarápio!!!

Em resumo:
Nota 9: Samurai;
Nota 8,5: Álvaro Pereira;
Nota 8: Fernando e Beto;
Nota 7,5: Todos os outros. :)

Voltando à arbitragem, pedir cartão para o adversário dá cartão amarelo. O Di Maria - muito futebol nos pés mas NENHUM carácter na pessoa, aliás, é um profissional execrável - viu-lhe serem perdoadas cerca de 10 expulsões... por acumulação de amarelos!

Em resumo da época, a matéria-prima esteve sempre lá mas o Jesualdo tratou de nos matar bem cedo! É o grande responsável por esta época fraquinha em que tivemos sempre dificuldades para ganhar um jogo, fosse quem fosse o adversário!

O Jesualdo faz-me lembrar as pessoas monótonas que repetem diariamente os trajectos, os hábitos, as comidas, etc. Está programado para o 4x3x3 e não percebeu que esta época a estrada estava fechada e tinha de se desenrascar pela EN 4x4x2! Ficou parado... perdemos! Adeus!
prata disse…
Faltou dizer que estava espectacular o Dragão ontem. Adoro estes jogos!
Artur disse…
Mais uma vez "Obrigado El Tecla!!"
Dragus Invictus disse…
Grande vitória do FC Porto, grande atitude dos nossos jogadores, sempre bravos a lutar contra tudo e contra todos!
Nota para a atitude deplorável de Luisão que ao intervalo atirou violentamente uma bola de golfe aos adeptos.
Por atitude similar, a Federação Alemã de Futebol (DBF) condenou o avançado do Hamburgo, Paolo Guerrero , a uma suspensão de 5 jogos depois de este ter atirado uma garrafa de água contra um adepto no fim do jogo contra o Hannover 96 .
Além da suspensão, Guerrero teve de pagar uma multa de 20 mil euros. O Ministério Público de Hamburgo abriu um processo contra o atleta que pode vir a ser acusado de um crime de agressão física .
Este gesto que pode valer castigo ao central, já que o artigo 125.º do Regulamento Disciplinar, sobre o "uso de expressões ou gestos ameaçadores", prevê na alínea 4 - "contra os espectadores" - suspensão de um a dois jogos e multa de 100 a 500 euros.


Mas vamos esperar (sentados) para ver o que vai fazer o CD a Luísão!
prata disse…
Artur, fico a aguardar a tua apreciação à exibição de Belluschi.
miguel87 disse…
"está lá? daqui é do estádio da luz, era para adiar aquela reserva que fizemos, pode ser??"

Como diria o outro "podem guardar os fógos"!!

HAHAHHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA

O Benquerença mostrou mais uma vez toda a sua "classe"!
Muito poucas vezes achei tão boas as palavras do Jesualdo, como as de ontem sobre este artista!

Quanto a nós, e ao fechar do tasco, falta só uma ronda, não tenho duvidas sobre a ordem de importancia das razões que definiram a nossa sorte neste campeonato:

1) culpa própria (treinador)
2) adversarios + fortes
3) arbitragens
4) decisões disciplinares

Acho que basta eliminar o problema 1) para na próxima época voltarmos ao nosso lugar!
Artur disse…
Prata, de facto se jogasse sempre assim seria um dos meus ídolos, até pk um gajo k dá cuecas constantemente tem de ser considerado um craque.
Daniel disse…
Grande jogo!
Grande atitude!
Grande ambiente!

Parabéns ao treinador, aos jogadores e aos adeptos, o Dragão ontem fez me lembrar o antigo estádio das antas, soberbo, poucos jogos teve o Dragão com este ambiente.

Quanto ao jogo, a atitude na 2ª parte dos jogadores do Porto é fenomenal, com 10 e a ser roubados à grande, em casa o que é pior, demos uma lição de futebol, o que estava em causa era o nosso orgulho e isso pelos vistos não nos conseguiram levar.

Grande jogo e golo de Belluschi.

Quanto à equipa visitante, vai ter de comprar mais um árbitro na´próxima semana e inclinar o campo como é habitual e a imprensa diz que está tudo bem.

Uma última nota, quando os adeptos do Porto forem a Lisboa exijo a mesma segurança que eles tiveram cá, mas dispenso que um polícia idiota ande aos tiros ao pardais em plena auto estrada a dar uma de valente, que vá para a cova da moura e se pendure lá numa árvore e brinque com os seus amigos bandidos.
Tiago Moutinho disse…
Caros amigos

Curioso que alguns jogadores aqui referidos como grandes jogadores e grandes exibições, já foram dados como dispensáveis por alguns membros deste blog.

Por último, nao ficava mal uma palavra de reconhecimento ao prof jesualdo.
prata disse…
Essa conversa do eu bem vos disse não convence. Só porque estão a jogar bem agora não implica que não tenham feito exibições miseráveis no passado. Quem tem espírito crítico tem destas coisas. Arrisca-se a ser obrigado a elogiar os que anteriormente criticou. Mas fá-lo com outra legitimidade.

O Aimar ontem não deve ter ficado tão bem disposto. o Túnel deve ter-lhe apagado o sorriso parvo da final da Taça da Liga.
riskolas disse…
Fantástico é dar 3 às lamparinas e fazermos de conta que não estamos em 3º!

Fantástico é dar 3 às lamparinas e fazermos de conta que não jogamos a ponta dum corno durante o resto da época!

Fantástico é o Jesualdo continuar no FCPorto para 2 ou 3 vezes por ano os seus defensores poderem vir exigir o seu elogio!!

Aliás, se o Porto é hoje o que é tal deve-se ao facto de jogarmos bem uma ou duas vezes por época!!

Sem dúvida!

Viva o Por... perdão! Viva o Jesualdo!
Lamas disse…
Para ganharmos não basta sermos melhores... temos de ser MUITO melhores... o jogo de ontem foi um pouco o resumo da época... se tivéssemos sido, como sempre, MUITO melhores, o penta era nosso...

A expulsão do Fucile é inacreditável... a falta de rigor e de coerência do Olegário é incompreensível...

Ontem a camisola 7 voltou a ter magia... mas que golo... :)

Ontem foram 90 minutos com a adrenalina no Máximo...

Só faltou o golo do HULK...

P.S. Rodriguez regressou e gostei bastante...

P.S.2. Miguel, faltaram as lesões...
Pispis disse…
Que ambiente fantástico! Já não me lembrava de festejar tanto os golos do Porto, principalmente no dia em que ficamos fora da Champions e o Leixões desce de divisão :-)

Belluschi fez um jogão, Guarín já garantiu presença no plantel da próxima época e ia marcando um golo do outro mundo! Beto mostrou (outra vez) a Jesus q não precisa de mais 3 ou 4 cm e Fernando varreu tudo... Q atitude!
Salgas disse…
Não entendo como é que o mundialista Olegário:
1.º Apita parando o jogo, para dar amarelo ao Fucile quando um jogador do FCP podia rematar à baliza e com possibilidade de marcar...
2.º Não mostra amarelo/vermelho no lance do Maxi com o Beluschi a 1m do assistente que expulsou o Jesualdo sem a minima hesitação.
3.º Não mostra cartão ao Di Maria na simulãção de penalti...
4.º Marcando falta, por suposta não de Coentrão, não mostra amarelo...
5.ºAssumindo que viu algo no lance do Luisão sobre um jogador do FCP (não me recordo qual) mostra amarelo em vez de Vermelho...

Muito má a arbitragem, como foram muitas ao longo deste campeonato e quase sempre a favor das Lamparinas.

A diferença foi a ATITUDE do Porto porque, caso contrário, nunca ganhariamos este jogo.

Grande PORTO.
Daniel disse…
Preciso e conciso...

Excertos de comunicado F.C. Porto

1 – O SL Benfica não tem dimensão moral para apontar o que quer que seja em matéria de comportamento de adeptos e de organização de jogos

2 - O clube, de resto, é o denominador comum nos seguintes factos: morte de espectador numa final da Taça de Portugal; ataque a uma equipa de hóquei em patins, que deixou um atleta do FC Porto em coma; incêndio de um autocarro de portistas em visita ao pavilhão da Luz; invasão de campo e agressão a um árbitro assistente; conivência e apoio a claques não legalizadas, que acarreta multas a ritmo quase semanal, devido ao lançamento de material pirotécnico diversificado; colocação estratégica de stewards num túnel, a fim de provocar a equipa adversária;



5 – É normal que «virgens ofendidas», que conseguem que a polícia responda a sacos de tinta com tiros de «shotgun», arrombem portas de um balneário?

6 – Faz sentido que um dirigente suspenso consiga comparecer na zona técnica, ainda por cima com direito a escolta policial?

7 – É «fair play» ver um jogador lançar um objecto e cuspir para a bancada?
Penta disse…
bom dia, com Alegria! ;)

o que eu realmente espero para ver, mas sentado (porque ainda me irei cansar), é a aplicação dos seguintes castigos:

i) ao "Ruizinho dos Túneis", por, impedido de tal, ter permanecido ilegalmente junto ao balneário do quarteto de arbitragem;

ii) ao vergonhoso comportamento dos bandalhos (para não dizer bem pior e, assim, descer ao nível deles) do NN, que arremessaram quatro petardos para a bancada onde me encontrava - posso garantir-vos que foi um dos maiores cagaços que tive na minha 8ainda) curta existência;

iii) ao careca do Luisão, pelo comportamento vergonhoso que teve ao intervalo;

iv) ao Maxi "cotovelos" Pereira, pela agressão ao Belluschi.

sinceramente, penso que só serão decididos - mas de uma forma célere - lá para Setembro/Outubro deste ano - e com sorte! ;)

saudações PENTACAMPEÃS!
Toni Silva (Baresi) disse…
Portistas,

3 notas:
-Grande 2ª parte do nosso Clube
-Arbitragem ao nível do costume em matéria de favorecimentos ao SLMerda
-Vergonhosa actuação da Polícia dentro do Dragão, que em resposta ao lançamento de cadeiras e moedas por parte da mourada para o nosso sector, cargou sobre nós obrigando-nos a sair no nosso lugar.

No entanto, acho que criamos o ambiente apropriado (dentro e fora do terreno) para recepção ao campeão dos adiamentos e reservas de espaços públicos, que a nossa RTP relevou com grande importância, dando voz a autenticos actos de vandalismo. É o serviço público que temos ....
prata disse…
EU vi isto que o Toni está a dizer e fiquei parvo com aquilo. Então eles carregam sobre os adeptos que estavam a levar com os petardo em cima? Vergonha
Anónimo disse…
Grande exibição do árbitro Olarápio Benquerença, na linha, aliás, de outras assinadas em jogos entre Porto e Benfica (quem não se recorda do Baía ir buscar a bola dentro da baliza pelo menos um bom meio metro, após uma bomba do Petit?) Neste último jogo, fez incrivelmente vista grossa a um penalti cometido sobre o Maxi Pereira e a outro por mão do Hulk dentro da área. Ah, o que seria do FêQuêPê sem os árbitros?!
Penta disse…
@ Prata

infelizmente, é verdade. eu também vi. para além de tentar afastar-me o mais possível - como muitos outros adeptos, alguns "infiltrados" até - ainda tive que (literalmente) correr por cima de cadeiras para não levar com bastonadas.

apetece-me dizer que, às vezes - senão sempre! - compensa ser ilegal...

saudações PENTACAMPEÃS!
miguel87 disse…
...e o que seria dos benfiquistas se o ridiculo matasse!!??
riskolas disse…
ERA MAIS UMA ESPÉCIE A DESAPARECER...
Pispis disse…
Tendo em conta o q temos presenciado este ano nos jogos do Benfica eu tb fiquei admirado que o Benfica só tivesse sido beneficiado duma expulsão do adversário e lhe perdoassem as expulsões de Maxi Pereira (falta sobre Álvaro), Luisão (agressão), Coentrão (corta bola com a mão qd já tem amarelo) e Dí Maria (simulação).

Até os penaltis q pedem eu os compreendo, dp de ver assinalados penaltis cm eu vi em Leiria sobre o Aimar, na Luz frente ao Nacional sobre o Aimar, na Luz frente ao Leixões sobre o Aimar (vou só dar o exemplo do penalti contra o Nacional na Choupana pk n foi sobre o Aimar) e tantos outros, é óbvio q estão mal-habituadinhos... Foi um campeonato bem ganho, até o jogador mais caro do Setúbal fez um bom arranjinho, talvez o mesmo q o Fábio Faria vai fazer na última jornada...
Penta disse…
@ anónimo das 16:45

a azia por teres que reservar uma qualquer rotunda por mais uma semana cegou-te e toldou-te o raciocínio - para não dizer, o discernimento.

levaram um banho de bola, com mais um jogador em campo e contra um adversário desfalcado de alguns dos seus habituais titulares.

foi uma «gloriosa» vitória, cheia de raça e de querer.

saudações PENTACAMPEÃS!
Anónimo disse…
...foi realmente um ganda jogo, libertei toda a minha energia até ficar sem voz.. na bancada Sul viu-se o jogo todo de pé, coisa nunca vista! Nem dei por ela que o jesualdo tinha sido expulso, só no carro a ouvir o rescaldo é que soube!
Agora falando do pós jogo, li hoje um bom artigo do MST, tirando a parte do Helton, quem nao leu que o faça, vale a pena!
E quanto a Domingo, meus amigos, não há réstia de esperança:

-1 milhao de Euros para o Rio Ave
-Mantorras na proxima época.
-Fábio Faria, obrigado a jogar a central.
Eles nao íam facilitar...

A nós resta-nos Falcao melhor marcador e taça de Portugal.

Abraço
Taqui
Anónimo disse…
Manchester City oferece 100 milhões de euros por Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes

"Inimigo Publico" (in Publico)
Anónimo disse…
Recorde mundial?
«O Benfica bateu no domingo um recorde, porventura mundial, de tempo de jogo em superioridade numérica ao longo de uma temporada, chegando a 342 minutos (cinco horas e 42 minutos de jogo) com mais um (por vezes, dois) jogador em campo. O que corresponde a 13 por cento do tempo total da competição. E Fucile foi o 17.º jogador adversário a ver o cartão vermelho em partidas do líder.»
João Querido Manha
in Record, 04/05/2010
miguel87 disse…
QUIZZ DA SEMANA:

Qual dos lances se irá verificar no próximo Benfica – Rio Ave:

a) Penalti(s) a favor do visitado
b) Expulsão(ões) para os visitantes
c) Golo na própria balizado jogador dos visitantes já contratado pelos visitados
d) Golo(s) anulado(s) ao visitante
e) Golo(s) irregular(es) do visitado
f) Todos os indicados acima
g) Nenhum dos indicados acima

Faça já as suas apostas e habilite-se a uma noite de festejos numa praça reservada perto de si!
Pedro Veloso disse…
Eu, apesar de benfiquista, até gosto muito do vosso blog e leio-o todas as semanas, mas só queria perguntar, quando debitam a habitual lengalenga sobre os árbitros do SLB, e agora até se divertem com insinuações sobre sobre jogadores do Rio Ave a abrirem as pernas no último jogo, se têm visto o Braga jogar?
Daniel disse…
Veloso...

Vi uns jogos interessantes do Braga, aquele que fizeram no Dragão gostei muito mas agora talvez não pense da mesma maneira, tive pena de não ver um muito importante que durou pouco tempo ao que parece,tendo sido intenso e decisivo, aquele em que o Vandinho tentou magoar um adjunto e por ter sido incorrecto levou um castigo de 3 meses...

Agora o que está na moda é a autoflagelação e partir vidros de autocarro de dentro para fora e depois chamar a comunicação do regime e dizer que o que se passou foi uma barbárie, espero que o ARD ou motorista que fizeram aquilo não se tenham cortado, podiam ter encenado melhor esta cena e entrado no Dragão já com os vidros partidos e não mostrar imagens na garagem do benfica, esquecerem-se que à saída do Dragão os vidros estavam no sítio, que amadorismo,o antónio pedro dava-vos umas dicas!

Pó branco, pó cinzento, a primavera é lixada!

Viva a civilazação, comboios de borla para os amigos...
Pispis disse…
Braga tem jogado bem, tem beneficiado de algumas decisões dos árbitros e o Coelho já deve ter contrato assinado para o ano :-)

Sem dúvida q até nisso o Porto foi anjinho este ano... perde dois pontos em casa com o Porto B...