Estava escrito


O campeão foi previamente escolhido. E todos anos a pré-designação repete-se. Normalmente não se conta com facto de o FCPorto, não só conseguir ser melhor, como conseguir ser muito melhor. Não foi o caso este ano. É verdade este ano as papoilas foram mais saltitantes, melhor orientadas e havia mais qualidade. Mas será possível garantir que eles foram mesmo os melhores depois de todos os condicionamentos que tiveram os dois principais adversários? Será difícil de reconhecer que o Campeão deste ano falhou grande parte dos maiores testes que teve de passar? Falhou redondamente em Liverpool, Braga e Dragão com derrotas esclarecedoras. Ou seja, a superioridade não se notou de tal maneira que nos fizesse esquecer os túneis. E na minha cabeça ficará sempre a dúvida: O que seria o FCPorto com Hulk a tempo inteiro? O que seria do clube do regime sem o ponta-de-lança Ricardo Costa? O que seria do clube do regime sem as nomeações cirúrgicas dos árbitros Lucílio Batista, Carlos Xistra, Pedro Proença e o João «pode ser o João» Ferreira para os jogos nucleares? O que seria do clube do regime se tivesse que jogar como jogam todos os adversários e se tivesse de jogar constantemente contra 11? Não sabemos e não saberemos. Ficará para a história mais um campeão manchado pela dúvida. Pelo menos pelas minhas... Chamar-lhe-ão mau perder. Pode ser que seja, mas os argumentos que apresento para duvidar são válidos. Sem os condicionamentos seriam melhores? Não sei.

E o campeonato terminou para o FCPorto com mais uma vitória. A décima com Hulk. E neste jogo houve duas fases: com e sem Valeri. Adivinhem qual foi a fase que venceu o jogo? Mas já chega de bater neste jogador. É fraco e pronto... Com a entrada de Rodriguez voltamos ao sistema fetiche de Jesualdo e acabámos por vencer o jogo com alguma sorte no primeiro golo que foi em fora-de-jogo, mas com total merecimento visto que fomos bem superiores na segunda parte. Destaque para Falcao que falhou o objectivo de ficar à frente na lista de melhores marcadores mas é claramente o melhor avançado do campeonato. Até teve ajuda com aquele penalti que não me pareceu existir, mas Cardozo teve uma ajuda ainda maior: a dos jogadores do Rio Ave com duas belas assistências. Esta foi também uma competição condicionada como não podia deixar de ser...

Para a semana, vamos lá buscar a fruteira. Já tenho o rectângulo de papel que dá acesso ao jogo e já está marcada a camioneta e o leitãozinho. Será um prémio de consolação.

Equipa para a final da Taça:

Beto; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Meireles, Guarín e Bellushi; Falcao e Hulk.

Ps: Quero acreditar que não estava escrito no cheque a passar a jogadores que conseguem ser expulsos aos 10 minutos de jogo...

Comentários

miguel87 disse…
Excelente analise sobre o campeonato. Aconteceram coisas nunca antes vistas, sempre branqueadas ao máximo pelos me(r)dia, mas que se tivessem sido ao contrário até já tinham tentado levar os casos á FIFA!
E assim se fez história, com o 1º campeão nacional de futebol de 10!

É importante expor todos os casos vergonhosos e descarados que aconteceram neste campeonato, mas tão ou mais importante é não esquecer que apesar de tudo não conseguimos evitar a vergonha por culpa própria.
Continuo a achar que com um treinador menos mau teriamos conseguido melhores resultados e muito provavelmente festejar novo penta.

É paradoxal a forma como a equipa começou a jogar melhor futebol e a obter melhores resultados quando se viu privada de alguns dos principais jogadores por lesão, o que obrigou o treinador a alterar ligeiramente a formatação da equipa.

Quanto á analise deste ultimo jogo, não me parece justo continuar a criticar jogadores que são obrigados a jogar em posições que não são as suas. Como já disse antes, excepto o Mariano, acredito que qualquer jogador do plantel tem condições para se impôr ou, no minimo, ser útil á equipa, desde que saibam retirar deles o melhor rendimento, coisa que este treinador manifestamente não conseguiu.

PS.O 1º golo é mesmo fora de jogo? não me pareceu que o Falcao tocou a bola de cabeça, mas ainda não consegui rever o lance em condições.
Sobre o penalti, acho que não há dúvidas, é o lance tipico do avançado chegar primeiro á bola e desvia-la do guarda-redes.
prata disse…
Vou ter de ver os lances outra vez? É que ontem evitei ver TV por isso só relatei o que me pareceu ver na altura... E também acho que Valeri jogou na sua posição.

Vi há pouco o artigo no reflexão portista o video que um atrasado mental chamado Pragal Colaço que é de uma irresponsabilidade delirante. Mas está tudo doido? E se a casa do FCPorto é mesmo atacada vai se ouvir este gajo para perguntar como é que ele sabia? Isto atinge uns limites...
miguel87 disse…
Prata, estive agora a ver o lance do 1º golo, nos videos do sapo, e não parece nada que o Falcao toque na bola, apesar de tentar cabecea-la. Assim, mesmo na dúvida, parece-me um golo bem validado.
Lamas disse…
Na dúvida beneficia-se o ataque... tudo correcto portanto... :)

Grande Primeiro Parágrafo Prata...

Quanto ao jogo... tivemos na primeira parte um guarin novamente trapalhão e na segunda um Belluschi mais perto da posição 10... está-me a começar a conquistar... o facto de continuar a "fazer cuecas" é um dos motivos, o outro, o mais importante... é a garra, atitude e determinação que coloca em cada jogada... evoluiu bastante em termos de agressividade...
Daniel disse…
1º golo fora de jogo! viste o resumo na sport tv... Pénalti sobre o Falcão não existe! Existindo contacto é pénalti. Falta referir que existem quase de certeza 2 pénaltis a favor do Porto que a sport tv fez o favor de não repetir nem se dignou a falar!

Justíssimas as palavras de José Gomes no final do jogo, se fosse outro mestre qualquer a jogar a 2ª parte toda contra os vermelhinhos com 10 e tivesse ganho seria idolatrado,como não foi não se deu importância nenhuma.

Valeri não está a jogar onde deveria estar, que é na Argentina bem longe do Porto!

Domingos no Porto já!
riskolas disse…
É uma época de "ses" mas o que fica registado é mais um título para as papoilas saltitantes.

Quanto ao pré-designio, ou às coisas feitas por outro lado, devo dizer que não sei de nada.

Quando os nossos dirigentes, supostamente os maiores interessados no sucesso económico-desportivo do FCPorto, passam uma época destas caladinhos só me faz pensar que afinal foi uma época normal, com um vencedor natural e que nós, os adeptos, simplesmente, estamos mal-habituados e não sabemos aceitar a derrota condignamente.

Pensando bem, o Hulk não estava a jogar nada e, por isso, valorizamos o Varela. O Sapunaru nem era dos jogadores mais apreciados. O Falcao pode descansar no jogo contra as lamparinas. O Cardozo nem marcou! Vejam lá como eles são justos. E é claro que o slmerda jogou 1/3 do campeonato com mais um! Isso torna tudo mais difícil, ou não tivesse sido um símbolo encornado a dizer que jogar contra 10 era mais difícil! Ou seja, tudo em nome do equilíbrio!!! Há, ainda, outro ponto de vista que é o de as expulsões serem justas. Se os adversários batiam nas papoilas tinham de ser castigados! E é óbvio que o Luisão e o David Luiz não bateram em ninguém! Em primeiro lugar são discípulos do Jesus. Em segundo lugar, ninguém mandou os adversários "cabecearem" e/ou "canelarem"/ os pés/sola/bica deles.

FOMOS MANSOS! A PERGUNTA QUE SE IMPÕE É: "PORQUÊ?"

Parabéns ao Braga! Parabéns ao djngdsngfsgnodsjfgs.
Anónimo disse…
Cuidado, está a ser preparada uma "vendetta", vai haver sangue na estrada e no pinhal do Jamor, duvido que haja jogo no próximo domingo.
miguel87 disse…
Faltou falar do Nuno A. Coelho, que me pareceu sempre muito certinho, confiante e autoritário.
Tenho impressão, pelo pouco que deu para vêr dele e de Maicon e por outro lado, pela forma que demonstraram este ano o B.Alves e o Rolando, que a nossa dupla de centrais mais forte teria sido composta pelos menos utilizados.

Mas quando um treinador coloca o nome e estatuto acima de qualquer outro atributo...
riskolas disse…
Miguel87, não fales assim do Mestre!

Houvesse mais 10 jornadas e o Mariano, o Varela e o CR10 continuassem lesionados e ainda éramos campeões!
Lamas disse…
Daniel, até podes ter alguma razão no que referes das palavras do José Gomes... mas aquilo foi CLARAMENTE puxar o "saco" ao "chefe"... fdx... mas que lambe botas...
Pispis disse…
"Valeri não está a jogar onde deveria estar, que é na Argentina bem longe do Porto!"

looooooooooool

Estou confiante para a próxima época e ainda nem sei quem é o treinador, é q pelas contratações dos adversários n vai ser preciso mt... O Sporting contrata um treinador q nem aguenta o 5º lugar e o Benfica contrata um defesa q nem tem lugar no banco vilacondense, até o Gaspar (2 assistências para Cardozo) lhe tira o lugar...
Desconhecido disse…
Em relação ao lance do Falcao, parece me que é ele quem toca a bola e dps é abalroado pelo redes, mas aceito que existam dúvidas.
Onde não existe qualquer dúvida é na dualidade de critérios nos cartões que exitiu ao longo desta liga:
Luisão sobre Belluschi - entrada dura + uma galheta no argentino = amarelo.
Jogador do Rio Ave sobre Ramires - entrada dura sem direito a galheta sobre o Ramires = Vermelho directo.
Explique-se isto...
prata disse…
O Falcao não parece tocar no primeiro golo e como tal é legal. Já no penalti dá ideia que o Falcao desvia do redes mas que mesmo assim ele chega à bola e como tal não seria penalti.


Os lances que decidiram o campeonato foram noutros campos. Basta ver o pavor que o clube das papoilas causa nos adversários. Eu já estava completamente convencido que o campeonato estava decidido mas mesmo assim resolvi ver o jogo. Não tinha nada de especial para fazer e queria ver se as pernas dos benfiquistas iam tremer na hora da decisão como tremeram na semana anterior. Mas rápido perdi a vontade de ver e a culpa é de um jogador: Wires. Até tinha ideia que era dos melhorzinhos do meio-campo do Rio Ave mas aquilo foi terrível. Primeira jogada primeira asneira do homem. Mastiga até ficar rodeado de adversários e acaba por fazer falta a poucos metros da área. Passado um minuto faz um alívio que eu que tenho dois pés esquerdos nunca consegui fazer e isola saviola numa jogada que dá golo. E vão duas asneiradas! Estava eu já a fazer zapping na TV a procurar uma alternativa a um jogo que começava a ficar decidido quando ouço no computador nova explosão de alegria. Vou ver e o Rio Ave tinha um gajo expulso. Não me digas que é o mesmo gajo? E era. E bem expulso. Desliguei.
prata disse…
Convocados de Queiroz logo:
- eduardo, hilário e rui patrício (guarda-redes);
- paulo ferreira, miguel, ricardo carvalho, bruno alves, rolando, duda e fábio coentrão (defesas);
- pepe, miguel veloso, pedro mendes, joão moutinho, tiago, raul meireles e deco (médios);
- cristiano ronaldo, nani, liedson, simão sabrosa, hugo almeida e danny (avançados)

Os meus convocados:(quase os mesmos...)
- eduardo, quim e beto (guarda-redes);
- paulo ferreira, miguel, ricardo carvalho,pepe, bruno alves, rolando, duda e fábio coentrão (defesas);
- miguel veloso, pedro mendes, ruben amorim, joão moutinho, tiago, raul meireles e deco (médios);
- cristiano ronaldo, nani, liedson, simão sabrosa, hugo almeida (avançados)
Lamas disse…
Mas quê? É para ver quem acerta mais?

faz-se já uma competição... :)

deve ser mais ou menos isso...

ainda vai aparecer por aí o Carlos Martins... detesto o gajo... e dava-me um certo gozo o gajo não ser convocado... mas no fim de contas talvez até merecesse...