A força do miolo


Ora foi preciso uma catadupa de lesões e castigos para que fosse ensaiado algo que muita gente tem vindo a pedir. Se bem percebi, jogámos com 4-4-2 numa espécie de losango com Guarín e Meireles a apoiar o numero 10 que foi o Rúben. Mais encostado à extrema direita esteve Bellushi e na frente Falcao. Os resultados foram animadores e no meio desta crise fizemos um jogo bem agradável. Raul e Rúben jogaram muito bem entre eles e também fizeram jogar, e até Guarín apareceu numa noite de excepção em relação às suas habituais trapalhadas. Basta ver que tal como Rúben ele está nos 3 golos. Mas voltemos ao MVP da partida - Rúben. Por mim é ali que ele deve jogar. Bem lá na frente na organização de jogo e em terrenos onde pode ser mais decisivo quer no passe de ruptura quer na finalização, o que lhe valeu finalmente a obtenção do seu primeiro golo pelo FCPorto. Com isto pretendo dizer que, dadas as características do plantel, caberá ao próximo treinador do FCPorto repensar se não ganharemos em mudar o paradigma táctico dos últimos anos. E até julgo que um dos que terá mais a ganhar com isso será o regressado Hulk.

E por falar em Hulk, que dizer da renúncia de Hermínio Loureiro? Que é que quer dizer? Que é melhor fugir antes que sobre para ele? Que não concorda com o Conselho de justiça? Que está envergonhado com liberdade que deu ao Ricardo Costa? Que não quer ser ele a passar o cheque da indemnização que se vai pagar ao FCPorto? Estranho...

Gostei das declarações finais de Jesualdo. Muito duro e objectivo como deveria ser. Na defesa do clube nestas situações ele tem sido sempre exemplar. E será lembrado por isso.

No sábado, não sei se hei de torcer pelas nossas miseras possibilidades de ir à Champions ou pelo sofrimento dos Mouros. Tendo para a segunda hipótese...

Equipa para Belém:

Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Meireles, Belluschi e Rúben; Hulk e Falcao.

Comentários

Lamas disse…
Bom jogo de facto... embora em muitos momentos faltou ali jogadores a explorar as faixas laterais... havendo esses jogadores, o rendimento do Ruben ainda podia ser maior, colocando lá as bolas como ele bem sabe...

Contudo, o meu destaque principal vai para Meireles... o meu MVP....

Eu acho que o FCP jogou num 4-3-2-1... Guarin, Fernando e Meireles... depois Belluschi mais para a direita e Ruben mais para a esquerda... e, claro, FALCAO...

Correu bem... mas precisamos de flanqueadores... coincidência ou não, quando o Belluschi saiu dá-se o terceiro, já com o Miguel Lopes como flanqueador a tirar um cruzamento até agora nunca visto a sair dos pés dele...

Este sistema obrigou, em alguns momentos, o Ruben a correr no espaço e ele não tem velocidade para isso... para ele tem de ser nó pé...

Por último... eu ainda acredito no Guarin... e Sábado sou, claramente, bracarense...
prata disse…
Pois. Também não tenho a certeza que tenha sido um 4-4-2. A verdade é que só Belluschi é que não beneficiou do esquema. Todos os outros jogaram bem melhor que nas partidas anteriores.
riskolas disse…
Não pude ver grande parte do jogo, logo não posso comentar grande coisa.

Só vi os golos e continuo a achar que o Bruno Moraes é um grande azarado porque tinha tudo para ser um craque!
prata disse…
Já agora há algum golo sofrido por Beto em que ele não chegue a tocar na bola?
Toni Silva (Baresi) disse…
Lamas,

Eu também acredito que o Guarin .... vai com o caralho no final da época, mas não irá sózinho... No mesmo contentor metemos o Tommy e o Valeri!

Ainda estou a pensar em que fazer ao Mariano, Farias e Orlando Sá...

Abraço
prata disse…
Toni, esse será o tema da próxima Terça-feira. Também tenho duvidas desse género...
Lamas disse…
Baresi, gosto da forma como abordas as questões... :)

Mas pronto, o Guarin está para mim como o Mariano está para o Artur... :)
Pispis disse…
O Beto podia aprender c alguém a ficar especado a olhar para a bola a entrar na baliza, para além de dar mt mais estilo, ninguém iria questionar se eventualmente podia ou não ter feito mais :-)

Eu adorava q o Guarín desse jogador, esse, o Mariano, o Sérgio Oliveira, o Castro... só q uns custam milhões e outros vêm da formação, e principalmente para os q custam milhões n nos podemos dar ao luxo q se estejam a adaptar (ou a evoluir) durante épocas a fio... Mas esperemos pelo artigo de terça-feira para opinar :-)
prata disse…
A minha ideia anda por aí. Até podes ser tu a escrever...

Pressão positiva! LOL
Tiago Moutinho disse…
Eu propunha já a renovação do contrato ao professor jesualdo ferreira.
Artur disse…
O Farias é um ponta de lança de nível mundial e não entendo como está metidos nestes comentários. O Mariano é um génio mto de vez em kdo. O Bellushi é uma anedota!! O Valeri é de facto um péssimo extremo. Gostei de ver o Jesualdo a pedir a demissão de alguém. Anedótico!! Proponho a renovação do Professor Jesualdo Ferreira. Não sei para que função já que o Mourinho nem para carregar os cones e as bolas o quis.
riskolas disse…
Sr. Moutinho, essa proposta é a sério??

Já agora, ser portista é querer o melhor para o porto ou defender os que lá estão?

Artur, tem respeito pelo homem que, com aquela idade, não deve ser nada fácil colocar e retirar os cones...
miguel87 disse…
Brilhante, depois do jogo de ontem está provado que a má época do Porto se deveu ao incompetente (ou nem por isso) da Cd da Liga e que temos um treinador extremamente sagaz e competente que conseguiu pôr a equipa a jogar á bola e a ganhar sem dispor de qualquer jogador capaz de actuar a extremo!
Além da garra, bem visivel, que foi capaz de incutir nos seus jogadores!
Brilhante também foi ouvir o treinador dizer que as pessoas deviam assumir os erros da mesma maneira que ele assume os dele(come again!?!?!?!)
Para cereja no topo do bolo só falta apresentar a renovação por mais uma temporada (a próxima já prevista mais a seguinte) ao mister!

Sobre os jogadores e antes de continuarem a crucifica-los questionem-se se eles terão tido as oportuniades devidas (excepto o sobreutilizado Mariano) e se deles foi retirado todo o potencial; deixo um exemplo pratico: o rendimento de alguns jogadores do benfica na época passada com o queque flores contra o rendimento desses mesmos este ano com o azeiteiro ruminante.
miguel87 disse…
Ainda sobre os jogadores posso dizer que o Falcao é muito fraquinho e se perde facilmente, apesar de ter como missão preencher o curtissimo espaço entre a linha de meio campo e a linha de baliza adversária!
Já o Belluschi é outro que tal, é um medio defensivo/ala muito fraco...
Já o Fernando está a voltar á sua forma apesar de parecer um pouco cansado, mas nada que nos preocupe, temos o Nuno A. Coelho para o que der e vier.
O que nos vale é que a partir da próxima jornada teremos disponivel esse supra-sumo dos extremos direitos daqueles de "ir á linha e cruzar" de seu nome Givanildo!
miguel87 disse…
ah, e por falar em jogadores fracos, mais um: Bruno Moraes! não sabe tratar a bola, tem dificuldades em rematar e segura pouco a bola... não admira que não tenha servido para o prof. pardal!
Tony Silva disse…
Xiiii... alguém está mal disposto :)