Sejam bem aparecidos!


É óbvio que estou a falar do Raul Meireles e do Cristian Rodriguez. Não quero com isto dizer que foram os melhores em campo em Guimarães, até porque acho que o MVP foi o Varela, mas de facto, o nosso futebol é completamente diferente com estes dois a carburar. Há umas semanas e logo após o descalabro na Madeira, apontei aqui os problemas existentes e algumas soluções para a combater o futebol medíocre que estávamos a praticar. Um dos principais problemas que todos notávamos era a fraquíssima forma destes dois jogadores. E no campo das soluções falei na injecção de algo novo da equipa e dei o exemplo de Varela. Pois pode ser que, apenas no tratamento destes dois factores, Jesualdo tenha encontrado maneira de pôr a equipa a jogar, coisa a que ainda não estávamos habituados este ano.

Pois em Guimarães fizemos uma excelente primeira parte. Equipa pressionante, agressiva, rápida. Apenas pecámos um pouco na finalização e naquele inacreditável erro individual de Belluschi que, aliado à precipitação de Fernando, deu ao adversário um golo que claramente não fazia parte daquele filme. E aí veio a parte que não agradou a nenhum portista. No início da segunda parte houve ali uma tremideira e um descontrolo semelhante ao que vimos numa fase do jogo com o Marítimo. E isto é preocupante visto que estávamos a jogar com todos os nossos titulares do sector mais recuado, e tal não impediu que se criassem ali verdadeiras avenidas para os avançados do Vitória. Valeu que tivemos alguma sorte, mas nada que se compare à felicidade que foi o facto de o Guimarães ter chegado ao intervalo a perder pela apenas margem mínima. Mas tudo se compôs com Jesualdo a mexer bem a partir do banco (isto apesar que ter feitos as substituições clássicas). Individualmente, gostei dos 3 já referidos e não é de mais referir que este Varela é uma óptima surpresa. Não dava nadinha por ele... Outro que agradou e muito foi o Guarín. A sua entrada equilibrou o jogo e, a jogar assim, é realmente, juntamente com Farías, uma excelente opção para lançar no jogo.

Por falar em lançar gente a partir do banco. Que história é esta de tentar desvalorizar o papel de Hulk na equipa? «Ah e tal, perde muitas bolas...» E o Falcao também falha mais golos que os outros. É ele que joga na área. A Hulk pede-se que resolva. E quem tenta resolver tem de arriscar mais. É isso que se lhe pede. Mas é óbvio que correu bem a aposta em Varela e também é verdade que Hulk não entrou muito bem no jogo. Mas não convém esquecer que Hulk é o melhor e mais explosivo jogador do campeonato e é um luxo termos um jogador com estas características. São jogadores como este que transformam esta equipa com meios modestos numa equipa que luta de igual para igual com os melhores da Europa. Dito isto, e em vez de estarem a comparar números e índices de eficácia com Varela, comecem a pensar se Hulk está a ser bem aproveitado amarrado à linha lateral. De facto Hulk tinha tudo para começar a ser, tal como Quaresma, mal amado por alguns sectores da massa associativa. Enfim, há certos tipos que não merecem artistas como estes...

Equipa para lutar em Madrid por mais uns trocos da UEFA (ainda vão dar jeito para comprar uns argentinos...):

Beto; Sapunaru, Maicon, Bruno Alves, Fucile; Fernando, Guarín, Belluschi e Rodriguez; Hulk e Varela.

Comentários

Artur disse…
Foi você que pediu um Porto Ferreira??
miguel87 disse…
Se eu gostasse de ver a minha equipa a defender com o meio campo encostado á defesa e sem pressionar, tinha ficado maravilhado com esta exibição!
A melhor exibição dos últimos tempos sem dúvida, mas temos que admitir que os termos de comparação era muito baixos.
Valeu o Guimarães ir moralizado e jogar aberto.

Fernando na equipa até quando?? Ou a "punição" do Prof. é só para alguns?
Artur disse…
Miguel só viste os primeiros 15 minutos da segunda parte?? Pressão mto alta. Eu vi o nosso meio campo encostado à defesa deles. Foi você que pediu um Porto Ferreira?
riskolas disse…
Artur, um Porto Ferreira dura muito mais do que 45 minutos... mas estamos a melhorar.

Os primeiros 20 minutos da segunda parte foram escabrosos!!! E mesmo depois do 1-3, se o Nojento Assis marca o 2-3 íamos sofrer bem, íamos.

O que fica é a chapa 4!

P.S. Pis, o vosso jardineiro é o mesmo que trabalha para a Oliveirense???
Pispis disse…
Riskas, não temos centro de estágio e choveu fortemente durante todo o dia... Estava mt pior o relvado do Estádio da Luz, isso sim é uma vergonha, só utilizam 2 ou 3 vezes por mês e mesmo assim conseguem colocar akilo num lamaçal... Portanto, foi mesmo a toupeira que apareceu no momento em q o Eduardo meteu o pé na bola :-)

Qt ao Porto, vitória magnífica num adversário sp complicado e desta vez moralizado, a confirmar as melhorias do jogo contra o Rio Ave... Agora, ganhar ao Setúbal e azedar as rabanadas do Jesus :-)

Prata, tens q estar mais atento às ekipas mais pequenas, o Varela já tinha feito uma grande época, podia era n se impôr c esta facilidade num grande... Este ano repara no Fernando Alexandre, q jogador...
riskolas disse…
Pis, tens toda a razão! Excepto em relação ao F. Alexandre!!!!

Mas gostei de ver o lamaçal da luz e lembrar-me das declarações do Jesus no fim do jogo com os lagartos...
Daniel disse…
Vitória categorica!

A melhor exibição da época, com Varela a demonstrar o porquê de Hulk ficar no banco, a equipa é muito mais sólida com ele em campo, Hulk a par de belluschi com os seus tiques de estrela que não o é foram os piores, incrivel a perda de belluschi q dá a falta para golo, devia ter saído logo ali.
A recuperação dos lesionados, a sua melhor forma e a integração dos reforços levam a uma melhoria notória na equipa que nos írá levar à conquista do título.

miguel, deves ter algo a afectar-te o raciocinio e que te turva a visão, para o tipo de comentários q fazes, q não gostes do jesualdo é uma coisa, agora não saber reconhecer o óbvio é outra.

Arranjas um encontro com o jesualdo e discutem quem pune quem, talvez no fim te sintas melhor e com menos azia!
Artur disse…
Caro Daniel, o Bellushi perdeu ali e ganhou no lance do primeiro golo. Um jogador da posição dele pode arricar naquela zona. O Fernando é que devia ser mais sereno a abordar o lance. Quanto ao Hulk tens razão. Se bem que nakela fase do jogo deliciei-me com os seus passes de letra.
Lamas disse…
Vitória moralizante... só vi a segunda parte e aquele inicio deixou-me com muito receio... e mesmo depois do golo do nosso Capitão, as coisas podiam ter piorado se o Assis marcasse... Mas o que fica é a chapa 4 e uma vitória moralizadora...

Gostei muito da entrada do Guarin e do jogo do Meireles...
Pedro Mota disse…
Finalmente vejo uma pessoas a escrever aquilo que penso sobre Hulk..Ele é um cristo,é criticado por tudo e por nada,e muitas vezes não lha dão a devido valor..Se Hulk for mal aproveitado o mal não está nele,tal como não estava em Fabiano ou Diego...