Na Senda dos Golos...

... motivo que nos leva ao baú buscar outro jogo com golos... com muitos golos... 5, apesar de no vídeo só estarem 4 num jogo nas Antas contra o Portimonense... um dos primeiros após o rebaixamento do Estádio na Época 1986/87...



Este foi um dos vídeos que Jaime Marques (o principal responsável pelo alargamento da nossa base de dados de cromos) solicitou por e-mail que gostava de recordar, sendo mais um dos motivos da sua publicação... outro desses motivos prende-se com o facto de este ter sido o primeiro que Levezinho (um dos habituais leitores e, por vezes, comentador neste blogue) viu ao vivo no Estádio das Antas, sendo que este confidenciou que o que mais retinha na memória desse jogo foram os calções brancos de Zé Beto, recordado na semana passada por Pispis na rubrica "cromos" do nosso blogue...

Outras notas do vídeo:

- O toque de calcanhar de Gomes no terceiro golo...
- As arrancadas de Jaime Magalhães pela direita...
- O central goleador, Celso, e o seu pontapé canhão...
- O público a pedir para Gomes marcar o penalty... eu estava lá e lembro-me perfeitamente deste momento... Gomes passava uma má fase na marca dos 11 metros mas o público presente queria ver o seu ídolo marcar... contudo, a bola voltou a não entrar... nesta altura André era o "marcador de serviço" de penalties do FCP...

Comentários

levezinho disse…
Infelizmente mesmo com o video não consigo recordar muito mais do que já recordava (provavelmente por ser pequenito na altura). Não me lembro de nenhum dos golos, nem me lembrava sequer dos marcadores.

A única coisa que recordo é que ficou 5-0.. lembro-me do pormenor do ze beto, lembro-me das obras e lembro-me que na altura (provavelmente por causa das obras) fiquei na bancada central lol enquanto hoje sou um adepto de superior. :)
Lamas disse…
Eu também lembro-me mais das coisas porque revi estes vídeos mil e uma vezes... era o meu passatempo preferido nos tempos de miúdo quando ficava doente na cama...

Mas o pormenor do penalty de Gomes lembro-me perfeitamente ouvir todo o Estádio: "Gomes, Gomes, Gomes...". O mister deixou, mas ele voltou a falhar...
Artur disse…
Fantástico o pormenor do segundo golo. Já agora e depois daquela frase de Meireles, ontem surgiu outra de Guarin: "Somos FC PORTO. O nosso lugar é no topo".
Anónimo disse…
Esclarecimento sobre Wilson Eduardo



O Sporting, em comunicado oficial, mostrou-se preocupado com o tratamento dado por Record a uma notícia sobre Wilson Eduardo, na qual se escreve que o jogador foi "roubado" (assim mesmo, entre aspas) ao FC Porto, numa simples alusão ao facto ter trocado os dragões pelos leões. Eis o essencial desse comunicado:

"[...] Porque o teor da notícia não corresponde, nem no todo nem em parte, à verdade [...] impõe-se um esclarecimento público: os jovens Wilson Eduardo e João Mário Eduardo, acompanhados da sua mãe, contactaram, no ano 2004, o Sporting, manifestando a sua intenção de virem a representar o Sporting Clube de Portugal, em virtude de terem mudado a sua residência do Porto para Odivelas. O respeito que o FC Porto nos merece levou-nos a solicitar a respetiva prova documental (atestado de residência e declaração da entidade patronal da mãe dos atletas) [...] Deste modo, as transferências dos irmãos Wilson e João Eduardo não podem, mesmo jornalisticamente, ser tratadas como "roubos" do Sporting a quem quer que seja.

Nota da direção: Record estranha o esclarecimento emitido pelo Sporting a propósito da notícia veiculada ontem sobre Wilson Eduardo e lamenta que alguém no clube tenha interpretado mal o que toda a gente entendeu. A.P.

Data: Sexta-Feira, 11 Dezembro de 2009 - 8:10

In record
______


Tenho muitas duvidas que isto se tenha passado assim e entretanto o FCP perdeu dois belissimos valores...
Ricardo de Sousa disse…
Que petardo do Celso.
Este homem a marcar livres é que era...
Vendo agora o Celso a rematar, faz-me lembrar o Guarín nos remates também. Na preparação do mesmo e na forma como se encolhem e batem na bola..

Abraço
Anónimo disse…
domingo, 13 de Dezembro de 2009
Uma boa semana
Aos êxitos desportivos em Guimarães e Madrid, associou-se mais uma vitória na barra onde se dirimem os conflitos numa sociedade de direito, quando o tribunal do recurso do Porto não deu provimentos aos despachos do MP, sobre o processo do envelope.

Platini não pediu desculpas, mas de alguma forma deu a mão à palmatória sobre a leviandade das suas acusações. A gravidade das suas palavras pediriam mais, mas um gesto é um gesto e de alguma maneira veio confirmar que a UEFA acatou definitivamente o que a justiça portuguesa sentenciou, dando o seu infeliz dito como nulo e sem efeito.

O SLB (em nome da verdade desportiva), o MP (em nome da luta anti-corrupção) e Ricardo Costa (em nome da disciplina desportiva) o que têm para nos dizer? Se entendo o SLB e o Presidente do CD da LPFP que “egoisticamente” trataram de servir os seus próprios interesses, preocupa-me o modus faciendi do MP e do dream team criado para instruir a acusação, agindo à luz dos holofotes mediáticos e segundo uma agenda que se confundia com a do próprio SLB.

Demasiado dependente de gargantas fundas, de escutas e da promiscuidade entre os agentes da justiça e a comunicação social mais trauliteira, à frente da qual se posiciona galhardamente o CM, o MP tentou ganhar os processos na praça pública. O julgamento popular haveria de funcionar como uma forma de pressão sobre os tribunais que já tinham mandado arquivar os processos por falta de provas. A arrogância dos procuradores e a boa imprensa, não mascararam a ausência de provas e o contraditório apresentado em defesa dos acusados. As loas cantadas depressa se deixaram de ouvir. Aos funcionários públicos ao serviço da justiça não basta olhar para o umbigo e trabalhar para a Televisão. Exige-se exactamente o contrário. O PGR serviu-se do futebol, deixou-se apanhar na teia política e foi traído pela CS que o tinha posto num pedestal. Bem feito!
In reflexãoportista