Fica-nos bem este segundo lugar


De facto não jogámos o suficiente para aspirar a sermos primeiros no nosso Grupo na Champions. E não estou a falar só de ontem. De facto afastámo-nos muito do cinzentismo que patente nas exibições anteriores mas ainda não chega para uma equipa como o Chelsea, por muito que tenha ontem aqui jogado de uma forma completamente descontraída. Nós também jogaríamos descontraídos não fosse esse pequeno pormenor que a equipa ter de compensar a nós adeptos o suplício que foi assistir aos últimos jogos do FCPorto. Em suma, jogámos bem melhor, mas no máximo, e numa perspectiva calimeriana de ver o jogo sob critérios de justiça, tal apenas resultaria num empate visto que o jogo foi dividido em termos de oportunidades de golo. Individualmente, nem gostei demasiado de ninguém, nem tenho grandes críticas a fazer. Fica claro que dificilmente Meireles e Rodriguez conseguiam continuar a jogar mal como estavam. E como tal, notaram-se melhoras. Também se percebe que Belluschi é muito mais decisivo quando joga lá pertinho da área e longe de onde Jesualdo o quer ver a jogar... Mas a verdade é que ele não consegue ocupar o espaço todo que lhe têm exigido e, por exemplo, no golo do Chelsea Sapunaru nunca poderá fazer milagres perante os dois adversários que teve de enfrentar constantemente. E o Chelsea é uma equipa com maturidade suficiente para aproveitar este tipo de espaços...

Mas o que mais me chamou à atenção no jogo foi o facto de perceber que o Chelsea, mesmo sendo treinado por um dos treinadores que eu menos gosto, joga exactamente como eu gostava que o FCPorto deste ano jogasse. Para além dos 4 defesas que incluem dois laterais bem ofensivos, têm um trinco que sabe lançar o jogo e participa activamente na construcção, seja Mikel seja Essien. Tem um médio de transição que ajuda a pegar na construção de trás, mas que também aparece na área se for preciso e depois tem um outro médio de transição que tanto pode entrar pelo miolo como pela ala e que se distingue do outro pelo facto de ser mais um transportador de jogo. E depois há um numero 10 clássico no apoio a dois avançados estando um fixo e outro a vagabundear pela frente. Agora digam-me se não encaixava bem o Fernando no lugar do Mikel, o Raul no lugar do Ballack, o Rodriguez no lugar do Malouda e o Bellushi no lugar do Deco. E o Hulk não ganharia pelo facto de não estar preso a uma das alas? Jesualdo está atento que este esquema ainda te vai ajudar a resolver outro imbróglio como o do ano passado...
Por mim está visto que este 4-3-3, seja com Belluschi, seja com Guarín, vai ser sempre desequilibrado enquanto tentarmos improvisar um Lucho com jogadores que simplesmente não têm as mesmas características.

PS: Esta nova moda dos árbitros que não marcam faltas é por demais irritante. É que nem para o FCPorto e nem para o Chelsea...

Equipa para a recepção ao Rio Ave: (em 4-4-2)

Helton; Sapunaru (ou Fucile), Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raúl Meireles, Belluschi e Rodriguez; Falcao e Hulk.

Comentários

Lamas disse…
Pelo menos uma das oportunidades da primeira parte tinha de entrar... aí podíamos ter tido outro jogo...

Não tenhas nada a criticar??? Estranho... eu não saí nada satisfeito de lá... faltou atitude... não senti, estou-me a referir mais à segunda parte, vontade dos jogadores em ganhar o jogo... em ser primeiros do grupo... tirando aquele pequeno período da primeira parte, faltou terem entrado na segunda com vontade de ganhar, de sermos primeiros no grupo, de mostrarmos que éramos melhores... Parecia que estávamos, simplesmente, a deixar o jogo correr... resultado... eles foram lá e marcaram...
Nuno Silva disse…
há um problema:

esse 4-4-2 que tu pedes exige que se faça um losangulo. está mais que visto que o Belluschi é um 10 e tem que jogar perto dos avançados no centro do terreno.

Isto porque pressuponho que o 6 é e será o Fernando terías o Rodrigues na esquerda como médio, mas Meireles não terá o talento para fazer o mesmo à direita. O Varela esteve bem defensivamente e poderia fazer isso, especialmente nos jogos mais fáceis da Liga Nacional.

Imagina se algum dia o Jesualdo iría colocar uma equipa com 5 jogadores ofensivos! Ele é um cagão! :)
JN disse…
o problema não está no 4-3-3. Está no facto de na direita termos na frente 2 jogadores k n defendem (belluschi e hulk) e um lateral direito k kdo sobe, sobe mesmo e depois arrasta-se para voltar à sua posição natural. Com Varela isto já não aconteceu. Para mim o momento-chave do jogo, para pior, foi a entrada de hulk e a saída do varela.
prata disse…
Não tenho nada a apontar individualmente. Podia dizer que o Rolando devia ter atacado a bola no primeiro golo, que o Falcao não pode falhar sempre os golos mais fáceis e marcar os difíceis, mas na globalidade ninguem jogou mal, mas também ninguem jogou especialmente bem.

Quanto ao 4-4-2 não é necessário que os dois médios de transwição tenham as mesmas características. Até acho que é melhor que não tenham.
Anónimo disse…
Julgamento

Gripe A e Felícia Cabrita atacam Carolina Salgado

Carolina Salgado está doente, com gripe A, e faltou, por isso, à 15ª sessão do julgamento que prossegue a 11 de Dezembro. A ex-companheira de Pinto da Costa, arguida em cinco processos e assistente num outro cujos arguidos são o presidente do FC Porto, Nuno Santos e Afonso Ribeiro, foi também "atacada" por Felícia Cabrita (na foto). A autora da biografia de Pinto da Costa, arrolada como testemunha por Lourenço Pinto, disse haver "uma contradição muito grande entre o que disse na entrevista e o que vinha no livro". As cassetes com a entrevista poderão ser juntas aos autos. A jornalista defendeu ter sido "depreciativo" o que Carolina "fez em relação a Fernando Póvoas" e que o processo "está carregado de ódio". Ao ler o livro "Eu, Carolina", concluiu que "ela estava a mentir".

Da inquirição de Joaquim Salgado, pai de Carolina e Ana Salgado, destacou-se o facto de ter revelado que as filhas "desentenderam-se" no seguimento da constituição de uma sociedade e que "Ana fez terrorismo com a família com as histórias que tem contado". Sem relevância para o processo, Joaquim Salgado disse que "Carolina é amiga dos animais, não é invejosa e é ingénua em muitas coisas".
OJOGO
miguel87 disse…
Concordo com o Lamas, ontem depois de mais um exibição pálida (para não ser mais drástico) quase me deu vontade de chorar! Chorar de raiva por ver a minha equipa amarrada sei lá a quê, em vez de ir para cima de um adversário que jogava a passo. Chorar de saudades de ver a minha equipa jogar futebol...

Individualmente não tenho nada a apontar, mas apesar de ser uma lufada de ar fresco não ver nenhum jogador do Porto a jogar de collants, não tenho a certeza se o Beto não poderia ter feito algo mais no golo, afinal é uma bola na pequena area. Espero que mantenha a titularidade, quanto mais nao seja demonstrou grande confiança e capacidade no jogo aereo.
miguel87 disse…
Duas notas:

-ALERTA, o site do nosso clube foi alvo de um ataque de hackers por parte de uma empresa de produtos financeiros! Preocupante.

-Porque é que quando jogamos com os juniores na liga intercalar conseguimos bons resultados, mas quando se misturam jogadores do plantel sénior aparecem os maus resultados?? Ontem com Fucile, Nuno A. Coelho, M.Lopes, Prediger e Mariano, levamos 3 secos desse colosso da capital do movel!
Mas pronto, como diz no site da tal empresa financeira: "Objectivos cumpridos, apesar da derrota"
Pispis disse…
A minha leitura do jogo pode estar deturpada pk só consegui chegar ao estádio no intervalo (fica já esta salvaguarda), mas os meus parceiros de bancada avisaram-me logo q os jogadores das duas equipas e até o pp árbitro tinham apostado no 0-0, então assisti à 2ª parte extremamente calmo, todos a jogar a passo, os do Chelsea tinham mais bola mas os passes eram efectuados entre os defesas e os elementos mais recuados do meio-campo, de quando em vez o Chelsea lá chegava à linha de fundo c mais perigo mas os cruzamentos eram inconsequentes, portanto, estava mm convencido q havia um arranjinho para o 0-0...

Imaginem cm fiquei qd soube q o Rolando apostou no 0-1, não atacou a bola (medo de fazer outro auto-golo?), não cortou a linha de passe e ainda deixa o Anelka sozinho, q ao menos tenha ganho mt dinheiro na bwin... A partir daqui, o Porto lá mostrou um bocadinho mais de atitude, mas tudo tão mauzinho, akele meio-campo completamente manietado pelos homens do Chelsea, o Fernando de cabeça perdida parecia q queria ser expulso outra vez contra o Chelsea...

Enfim, mas deve ter sido por só ter chegado ao intervalo...
riskolas disse…
"Fizemos tudo para ganhar, acho que a equipa teve uma boa atitude, subimos muito de produção. Colectivamente, fomos uma equipa muito mais forte do que fomos nas últimas três semanas. Há um sinal claro de evolução, um sinal que nos dá optimismo e confiança para os próximos jogos".

Terá sido isto que Jesualdo disse.

Concordo!

De facto, nos últimos jogos, só jogávamos bem 5 minutos. Ontem jogamos bem quase 15 minutos, o que dá um acréscimo de 200% no tempo de qualidade de jogo!

Por este caminho, conto com um Abril fortíssimo!

Só quero que chegue o dia em que o veja a ir embora!

Que jogo mais fraco!

Depois disse que o Belluschi está a adaptar-se! A quê? Só se for ao Olival, já que a jogar 1 jogo por mês há-de ir longe!

O Jesualdo é uma merda!