Estado de alerta


No meu último post cheguei à conclusão que apenas tínhamos equipa para consumo interno. O jogo de sábado levanta mais e mais preocupantes questões. Então nem para consumo interno? Acho que seria precipitado pensarmos isso mas tal não implica que não seja muito preocupante a temporada que temos feito até agora. Vamos ser claros: a temporada para já está salva pela exibição na Luz e pelo resultado em Alvalade. Tudo o resto tem sido mau. Seja a integração dos novos jogadores, sejam as novas soluções tácticas apresentadas, sejam os muitos problemas físicos que temos tido com jogadores titulares como Lucho e Fucile, seja a falta de espírito de equipa que notamos à medida que os resultados negativos vão aparecendo. Pouco nos tem segurado acima da mediocridade e aqui destaco 3 jogadores: Raul Meireles, Bruno Alves e Lisandro. Tudo o resto tem sido tragicamente mediano ou mau.

Reportando-me mais uma vez ao meu último post, resolvi abordar questões mais de fundo. Para variar vamos agora a questões mais específicas, como por exemplo o guarda-redes. É óbvio que temos um problema na baliza. Se Helton tem sido fraco Nuno tem sido ainda pior. Depois de ter valido os 3 pontos ao Dínamo, voltou a estar mal contra o Leixões. Já Helton, apesar de ‘apenas’ registar um frango este ano, continua a ter aquela displicência irritante. Ainda por cima dizem que tem pedido para não jogar. Quem sobra? Ventura? Não me parece. Aliás, não vejo solução fácil para isto. Jesualdo cedeu perante a pressão dos adeptos e pôs Nuno a jogar. Erro dos adeptos, erro meu e erro do Jesualdo. Por mim e para o próximo jogo tentava o Helton outra vez. Tenho a ideia que o melhor Helton é superior ao melhor Nuno e como tal, quero acreditar que o pior Helton é menos mau que o pior Nuno. Mas o problema vai continuar lá… Outro problema é o sub-rendimento constante de Lucho. Como explicar este apagão? Ao contrário de Rodriguez não há selecções, ao contrário de épocas anteriores fez a pré-época. A única explicação só pode ser extra-futebol o que é muito mau, visto que se trata de um dos capitães de equipa. A verdade é que muito da má época do FCPorto se pode explicar pelas fraquíssimas exibições de Lucho. Por último gostaria de falar de Rodriguez. Todos adoramos aquela declaração de Guerra ao nosso inimigo de morte. Mesmo que tenha custado 7 milhões de euros, todos acreditavam que vinha ali um jogador que não enganava. Pois enganou. Não rende, é sempre titular e é dos mais bem pagos do plantel, o que veio agora causar problemas com a renovação de Lisandro. Até agora a única coisa que a contratação de Rodriguez trouxe foi aquele gostinho de vingança que sentimos quando soubemos da notícia. Muito pouco…

Aí têm: depois dos 3 rostos que mantém a equipa competitiva, ficaram os 3 rostos que têm insistido em arrastar a equipa para baixo. Mas nenhum destes 3 tem tanta responsabilidade como Jesualdo. Nota-se que Jesualdo está ainda mais intranquilo que a equipa. Alguém percebe porque razão Tarik ficou fora dos convocados? Será por não ter jogado bem contra o Dínamo? A verdade é que puseram-no a jogar no meio… Ainda se Candeias tivesse qualidade suficiente para estar no plantel… Aí poderíamos engolir melhor a opção. Depois há a questão dos laterais no jogo com o Leixões. Pior que pôr o Lino a titular é substituí-lo por um médio. Mas por incrível que pareça ainda se conseguiu fazer pior. Que tal pôr lá outro jogador que nunca fez a posição e trocar o médio para a outra lateral? Resultado: jogo inquinado pelas laterais e um golo mal anulado ao Leixões. Mesmo assim há coisas que não podemos imputar a Jesualdo. Como culpá-lo se Nuno fica parado no primeiro golo a olhar para uma bola aparentemente de fácil defesa? Como culpa-lo da apatia geral da defesa no segundo golo e aqui volto a incluir Nuno que ficou inacreditavelmente na linha de golo e encostado ao poste perante um avançado isolado? Como culpa-lo se um jogador do Leixões de quem nunca se tinha ouvido falar e que provavelmente cairá brevemente no esquecimento geral, resolve após um ressalto bombardear a baliza de Nuno de um forma que nunca, e nem num treino, lhe terá alguma vez acontecido? Mas a verdade é que o Leixões foi buscar forças à nossa intranquilidade e não podemos deixar de culpar Jesualdo pelo facto de ela existir. Se ela existe é porque têm sido cometidos erros atrás de erros por entre um rol imenso de experiências que ele tem feito sobretudo no meio-campo e nas laterais. Gostaria de dizer para terminar, que gostei de uma das experiências. Temos de jogar com dois homens capazes de jogar na área e Hulk parece ser o único capaz de acompanhar Lisandro nessa tarefa. Tivemos claramente maior caudal ofensivo. O problema é que Hulk tem graves problemas de excessivo protagonismo. Se Jesualdo conseguir corrigir isso podemos ter o problema do apagão de Lucho e Rodriguez minorado. E aqui preparo-vos já para a minha equipa para a Naval. Por mim não jogava nenhum destes dois. Se jogam mal, saem da equipa. Estou farto! Não podem haver vacas sagradas.

Equipa para a Figueira da Foz:

Helton, Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile; Raul, Tommy Costa e Guarín; Lisandro, Hulk e Tarik.

Comentários

Pispis disse…
Prata, tás a falar daquele miúdo chamado Braga q no ano passado jogava contra o Infesta? Uns azuis já tinham ouvido falar dele esta época, em Belém, se calhar até já viste o golo cm um dos melhores da época :-)
Anónimo disse…
Ainda hoje de manhã ouvi na rádio dizer que os jogadores do FCP foram ameaçados no final do jogo e que o balneário estará a "arder" sobretudo por causa do salário do Rodriguez. A comunicação social não nos vai deixar em paz, só vai parar quando estivermos completamente desestabilizados (se é que ainda não estamos!!!!). O problema do FCP não é só do Jesualdo. Já repararam no nosso banco? Fraco, muito fraquinho. Apesar de achar que o Rolando é bom jogador, acho que o Pedro Emanuel tem que jogar para ver se consegue disciplinar aquela defesa. Sofrer 3 golos em casa com o Leixões (que só não foram 4 porque os árbitros deram uma ajudinha!!!) deve fazer o nosso treinador repensar. A Liga dos Campeões já era, resta-nos segurar a UEFA. O Campeonato está à nossa disposição porque os adversários estão igualmente muito fracos. Despedir o Jesualdo é solução? Duvido, lembrem-se que na última vez que o FCP mudou de treinador a meio da época (e até mudou mais do que uma vez!!!) perdemos o Campeonato para os mouros do Trapattoni. Tal como agora, também nessa altura os 3 grandes estavam muito fracos. Eu não quero outro desfecho igual.
Salgas disse…
Bem desta vez foi para além do aceitável... Ao ver o jogo lembrei-me muitas vezes da equipa que o Prata costuma sugerir e da teimosia em incluir Pedro Emanuel. Não posso estar mais de acordo com ele, porque nota-se muito a falta de um patrão na equipa, de alguém que dê um grito dentro do campo e quebre a apatia geral dos restantes. Depois temos um treinador que é mesmo muito estúpido!!! É que apesar de ter inventado ao colocar o Tommy a defesa esquerdo, resolve inventar novamente, quando o resultado era de 2-2 e o mesmo jogador estava a ser dos melhores em campo. Tinha sido através dele que o FCP tinha construido 2 ou 3 lances menos maus e um dos quais deu no 2ºgolo. Então como as coisas estavam equilibradas vai de desequilibrar novamente: 1º - Coloca Mariano a defesa esquerdo, não entendo o motivo, mas o Leixões percebeu o convite e os dois golos, o mal anulado e o 3º surgem por esse lado da defesa.
2º - Coloca Tommy a defesa direito e o mesmo desaparece do jogo.
Resultado final: Perdemos porque o a equipa anda com uma falta de confiança assutadora, porque e o treinador é mesmo Burro (Aliás foi ele que escolheu os refoços desta época ou Não?).
P.S. - Espero que melhorem o contrato ao Lisandro, pois, tem sido dos poucos que, pelo menos, deixa tudo o que têm em campo.
prata disse…
Também não concordo com a dispensa do treinador. Mas é preciso fazê-lo ver que o seu trabalho tem deixado muito a desejar...

Quanto ao Braga, já vi o golo a que te referes. Afinal é possível o raio cair duas vezes no mesmo sítio...

Já agora, não sei se viram ontem os primeiros minutos do jogo do Benfica. Será de estar escaldado ou comparado com a Naval o Leixões teve mesmo um índice de aproveitamento monstruoso. Quatro oportunidades quatro golos e um deles mal anulado. É que a Naval também teve oportunidades para estar a ganhar 2-0 aos 30 minutos... Adivinhando o que ia acontecer, resolvi nem ver o resto jogo.
Anónimo disse…
Só pelo simples facto do Jesualdo ter escolhido o "pé frio" Zé Gomes, deveria ser despedido.

Acho que a equipa e os adeptos estão cheios deste senhor.

De qualquer modo é o plantel mais fraco dos últimos anos (em salários e valores de contratações já não é assim), mas por este facto não podemos culpar o Jesualdo, pois o nosso plantel é feito pelos vários empresários que gravitam na esfera portista.
Lamas disse…
O regresso de Pedro Emanuel é imperioso e na baliza eu apostava em Ventura...

Já foi aqui falado, mas eu volto a repetir porque gostava que alguém tivesse feito esta questão a Jesualdo (sim, ainda estou incrédulo): Porque é que ele meteu o Mariano a defesa esquerdo quando já tinha adpatado um médio a essa posição e, que por acaso se tinha saído bem, conforme documenta a génese do segundo golo, bem como em termos defensivos, pois os lances de perigo do Leixões desapareceram. Penso, penso, penso e não consigo compreender o que passou na cabeça dele.

Quanto ao Braga... Prata devias retirar o que disseste... é quase nosso vizinho (Arca D´Água), na volta também jogou à bola na Filipa contigo, das camadas jovens do Salgueiros (sempre deu nas vistas, pergunta ao Pelé) e era das principais referências do Salgueiral quando estes foram descendo de divisões e ele, como júnior, mostrava algo mais... depois ficou-se pelo Leça e era sempre a figura do jogo... o Leixões foi buscar e é justo o miúdo tar a ter esta sorte... pronto, lá ficou um parágrafo da minha costela do salgueiral a falra...
prata disse…
Detesto esse Braga! Detesto! LOL

Têm razão. Lá porque não conheço não implica que casque assim no homem...
miguel87 disse…
Segundo ouvi dizer, não sei onde, o Braga esteve nas camadas jovens do Porto.
Lamas disse…
isso tb é verdade...
riskolas disse…
Gostava de ler o ponto de vista do tosta mista... e saber se ele mantém confiança na equipa técnica.

Quanto ao jogo, devo dizer que não fui ao Estádio.

Mas vi na TV e doeu. Doeu muito.

Prata, eu gostava de ver esse Braga no Porto! É desse tipo de jogadores que precisamos. Jogadores que passaram dificuldades e com trabalho subiram até à primeira liga. Ainda por cima, será portista e é português.

Quanto ao nosso Porto... nem com o Couceiro eramos tão maus.

Quanto ao Lisandro, merece uma cláusula como o Raul tem no Real Madrid que diz que ele tem de ganhar tanto como o jogador mais bem pago do Plantel. Ninguém trabalha mais do que ele, logo ninguém pode ganhar mais do que ele. Ponto final!

Só mais uma coisa. Estou farto de ouvir e ler que o Porto tem uma equipa em construção. O Leixões também tem! E com treinador novo! E jogou contra nós sem o Wesley. As lamparinas também. E com ou sem sorte estão à nossa frente.
Na terça-feira, antes do jogo contra o Dinamo escrevi que para se ter sorte é preciso ir atrás dela. Nós não temos ido atrás dela. Estamos à espera que ela apareça. Depois as bolas acabam todas no poste... é a vida.

Ah... Ó Jesualdo passa-te ao...!

P.S. Superdragões: VERGONHA!
riskolas disse…
Outra coisa.

Pessoal do MAFATE, vocês não acham que o Braga é parecido com o Imperador. Parecem irmão! Cara chapada! Feios como tudo! :D
prata disse…
Tinha-me esquecido de falardessa cambada de bandalhos que são esses elementos das claques. Poderão dizer que são elementos da claque a actuar isoladamente como foi dito por altura do ataque a Co Adriaanse, mas se se querem mesmo demarcar que tomem atitudes relativamente a esses gajos. Que criem uma lista destes gajos e que os expulsem de sócios da claque e mais importante para mim, que os expulsem de sócios do clube. Tou farto desta gente...
Anónimo disse…
Prata,
Esses bandalhos são importantes para criar um pouco de medo a quem se balda e a quem está apenas preocupado com o dinheiro k ganha ou k deveria ganhar.Por isso, e desde que não ultrapassem os limites da integridade física penso que são atitudes k só nos beneficiam
Anónimo disse…
CÒPIAS dos AUTOS TROCADOS por PAPEL

Penhoras ao Sporting e ao Benfica desapareceram

27.10.2008




As cópias de autos de penhoras efectuadas pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) a vários clubes de futebol, entre os quais o Sporting Clube de Portugal (SCP) e o Sport Lisboa e Benfica (SLB), desapareceram de um envelope selado que se encontrava na gaveta de uma funcionária da administração fiscal e foram substituídas por folhas para reutilizar na impressora.
A informação é dada pela própria funcionária da DGCI no âmbito do processo que decorreu no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa no seguimento da queixa do anterior director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, relativa às fugas de informação da DGCI.
O desaparecimento dos documentos foi abordado pela primeira vez numa informação enviada em Outubro de 2005 ao então director-geral pelo director distrital de Finanças de Lisboa. Este responsável relata o desaparecimento de autos de penhoras feitas a clubes de futebol e, face à denúncia, Paulo Macedo pede à Judiciária para averiguar a situação. Mais tarde, já no âmbito da investigação do DIAP, é apresentado um ofício do director distrital de Finanças de Lisboa que não é mais do que o relato feito pela funcionária do fisco a quem alegadamente foram roubados os documentos.
A funcionária explica que lhe foi entregue um mandado de penhora em nome do executado SCP e que, no seguimento desse mandato, foram executadas diversas penhoras ao clube. A funcionária diz ainda que fez três cópias do documento. Arquivou uma cópia junto ao processo que decorria naquela direcção de finanças; outra no arquivo mensal da equipa a que pertence; e uma outra num envelope onde já se encontravam cópias de outras penhoras a clubes de futebol, nomeadamente ao SLB. A funcionária garante ainda que o envelope se encontrava fechado com fita-cola.
Mas o inesperado aconteceu. Foi solicitado à funcionária informação sobre as ditas penhoras efectuadas ao Sporting e ao fazer essa informação tentou juntar a documentação. Mas tal não foi possível, porque o processo estava na sua mala pessoal, que tinha, naquele dia, deixado em casa. E foi então procurar o envelope com as cópias que tinha deixado na sua secretária. O envelope estava onde o deixou, mas toda a documentação que lá tinha deixado tinha sido substituída por um volume de folhas já impressas e que se destinavam a ser reutilizadas.
Perante este relato dos acontecimentos, a funcionária foi chamada a depor no DIAP, tendo reafirmado os mesmos factos, acrescentando que não se tinha apercebido que os documentos tivessem sido usados. Disse ainda que não tinha como identificar o autor do roubo porque as suas gavetas estavam abertas e trabalhava num espaço aberto com mais 25 pessoas.
O DIAP concluiu que, apesar de poder estar perante um crime de furto, não havia elementos que possibilitassem a identificação do seu autor e arquivou o processo. V.C.

O director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, pediu à Judiciária uma investigação sobre o caso dos autos


In PUBLICO
Nuno Silva disse…
Desculpem-me amigos... mas o Jesualdo deve ir para a rua já... aliàs à um ano atrás já deveria ter ido!

É preciso deixar alguém equilibrar a equipa, se assim o entender, no mercado de Janeiro.

Só um pormenor entre o deve e o haver: existe algum treinador no desemprego ou que o Porto possa contratar a equipas de nível inferior a esta altura do ano?
Anónimo disse…
Manos, disseram-me que nos blogs andam a dizer mal os Super. É assim, tenham a coragem e no proximo jogo do Porto apareçam na entrada da superior e identifiquem-se.
Cambada de maricas...
prata disse…
Um Superdragão a usar termos como 'maricas'? LOL

Artur és doido...