Arrepiante...

Palavras são poucas para descrever todo o simbolismo que este jogo tem para mim… É o primeiro que a minha memória se lembra de ter ido ao Estádio das Antas… Completamente a abarrotar… Tive lá 2 horas antes do jogo começar e poucos eram os lugares vazios lá dentro… Lembro-me de jogar à moedinha encostado à rede da Superior Norte para ajudar o tempo a passar…

Para situar os mais novos, o FCP jogava em casa, na última jornada do campeonato, contra os últimos para se sagrar campeão nacional, dependendo só de si… Contudo a 30 minutos do fim perdíamos escandalosamente, em casa, contra o Sporting da Covilhã que já estava matematicamente na segunda divisão… a partir daí é deliciarmo-nos com o meu primeiro ídolo, de seu nome Fernando Gomes, um símbolo do nosso FCP, do tempo em que se jogava por amor a camisola…

Agora desfrutem…



Outras Notas do Vídeo…

- A classe de Rabath Madjer…
- A velocidade de Futre…
- André, o pulmão da equipa, com uma jogada divinal no terceiro golo…
- Elói, um pés esquerdo fantástico, como se pode ver naquele livre…
- O aspecto do Estádio das Antas… estupidamente cheio…
- E claro… Gomes… se não tiverem tempo coloquem o vídeo nos 3m26s… e aí as imagens falam por si… pode não ter sido o golo mais bonito que vi nas Antas, mas foi, o primeiro que me marcou de forma especial…
- Última nota para os festejos do 9… o sentimento que lhe vai na alma é bem visível…

Comentários

Anónimo disse…
foi a viragem e o titulo que mudou o futebol português (e não só). ganhando nas 2 ultimas jornadas um campeonato que chegou a parecer perdido (o benfica liderou toda a 2ª volta) o porto, graças a isso, conquistou em 86/87 a TCE em Viena e na época seguinte a Intercontinental + SuperTaça Europeia, cimentando o prestigio internacional. e nem é preciso lembrar a avalanche de titulos que se seguiram nos 20 anos após esse momento. em 85-86 o porto ganhou definitivamente a hegemonia nacional, principiada com Pedroto no final dos 70s...

a propósito: se tiveres aí, bem podias colocar a jogada genial do Futre que deu a vitória decisiva em Setúbal na jornada anterior.
fica o desafio para 1 próxima ocasião :))
riskolas disse…
Muito bom Lamas!!!!

Vai continuando a por estes videos que eu não me lembro de nada disto e adoro ver!

Abraço!
prata disse…
Mas que golaço de Gomes!

Quantas equipas reagiriam assim aqueles 2 baldes de água fria. O nosso FCPorto é mesmo diferente dos outros...

Notas:
- Elogiamos noutro dos nossos videos/preciosidades a calma do Mlynarzick, mas aqui não deu muito jeito.
- Não me lembro deste Eloi.
- Incrivel como o nosso defesa não conseguiu virar o avançado do covilhã no segundo golo. Nessa altura nem devia ser vermelho...
- André tava em todo lado.
- Frente de ataque com Gomes, Futre e Madjer. Que luxo...
Pispis disse…
Vi mal ou nakela altura as Antas ainda n tinha as bancadas todas? Tava o pessoal todo amontoado nas redes! Tenho saudades do Tribunal a fazer vénias ao Deco :-)

Prata, no ano passado tivemos quase a levar 2 baldes de água fria, vá lá que o Aves só conseguiu empatar :-)
Lamas disse…
viste bem... o rebaixamento do Estádio das Antas ainda não tinha acontecido... foi passado um/dois anos, julgo eu... a inauguração após o rebaixamento foi contra os lagartos e ganhamos 2-0, com um golo de Gomes bastante similar a este...

Fica para uma próxima quarta-feira, esse vídeo...
lucho disse…
Obrigado lamas por esta fantástica recordação. GOMES sempre foi o meu ídolo. E este jogo com o covilhã teve uma importância mt grande para mim!
Obrigado e continua com esta iniciativa.
Anónimo disse…
lamas, as obras de rebaixamento foram nesse mesmo Verão, ou seja, devem ter começado logo após este jogo e terminaram em Novembro ou Dezembro. o Porto até teve de jogar em campos emprestados no inicio de 86/87.
A inauguração foi contra o benfica e não sporting. o Porto venceu nos penalties após 1-1.
Anónimo disse…
Não podem consentir...

Hélder Pacheco, Professor e escritor


No Grande Auditório do Soviete Supremo do Nacional-Centralismo, reuniu a respectiva assembleia-geral para análise, discussão e propostas relativas aos pontos únicos da agenda «Pode o Império Centralista continuar a consentir que o F. C. Porto ganhe campeonatos? Pode o Império consentir que uma equipa da província, sem representatividade nacional, mantenha a supremacia sobre as glórias do centralismo?»


A tais questões, pronunciaram-se os seguintes representantes dos Organismos Tutelares do Centralismo da Confraria dos Centralistas Devoristas, que advertiu; da Confraria Centralista dos Gestores 7+ (acima dos 7 empregos), que berrou; da Confraria Centralista dos Gestores 7/5 (entre 7 e 5 empregos), que uivou; da Confraria Intelectual Centralista, que bolsou; da Confraria dos Assessores Centralistas, que gritou; da Confraria de Legisladores Centralistas, que decretou; da Confraria dos Grandes Incompetentes Centralistas, que dejectou; da Confraria dos Médios Incompetentes Centralistas, que arengou; da Confraria dos Provincianos Convertidos ao Centralismo, que grunhiu; da Confraria dos Centralistas subvencionados pelo Estado, que cuspiu; da Confraria dos Centralistas nomeados por proximidade do sistema, que ganiu; da Confraria dos Centralistas infiltrados nos Meios de Comunicação, que ladrou; da Corporação dos Centralistas Avençados, que exortou; da Corporação dos Centralistas Disfarçados, que invectivou; da Confraria Centralista da vista grossa à Insegurança no país, que programou; da Confraria dos Consultores Centralistas, que bradou; da Corporação Centralista de Comentadores de TV, que expeliu; da Corporação Centralista dos Acumuladores de Subsídios, que ejaculou; da Corporação Centralista promotora do abastardamento da Língua Portuguesa, que perdigotou; da Corporação Centralista do Cosmopolitismo Importado, que mesurou; da Corporação do Proteccionismo Centralista, que rezingou; da Corporação Centralista dos Exterminadores de Serviços Regionais, que peidorreou; da Corporação dos Yes-Men and Job for the Boys Centralization System, que arrotou; da Corporação dos reality-shows Centralistas, que discorreu; da Corporação dos Esbanjadores Centralistas, que vituperou; da Corporação Centralista dos Saudosos da Censura Prévia, que baliu; da Corporação Centralista dos Grupos de Trabalho, que praguejou, e todos em uníssono votaram: «Não podemos consentir!» e «É ultrajante!».


Face à unanimidade, a Assembleia aprovou as seguintes conclusões:


1.º - Uma cidade a que o centralismo retirou quase tudo: emprego qualificado, sedes de empresas, serviços, investimento público, etc., não pode manter um clube que ganha campeonatos consecutivamente;
2.º -A única coisa que o centralismo ainda não conseguiu extorquir ao Porto são os campeonatos; 3.º - Como os clubes centralistas não ganham no campo, é preciso fazê-los ganhar em jogos fora do campo.


Para isso, serão adoptadas medidas imediatas a) lançar uma OPA sobre o F.C. Porto, transferindo-o para a capital; b) aumentar o IVA do F. C. P., em 80% e os impostos em 90%, para o fazer ir à falência; c) depois do dourado, lançar apitos prateados, verdes, laranjas, vermelhos e até PINK - cor favorita dos centralistas - para descredibilizar o F. C. P.; d) formar um consórcio editorial para publicar exclusivamente livros de autores de nomeada - designadamente mortos ou moribundos - contra o F. C. P.; e) classificando-o como local altamente perigoso para o centralismo, expropriar o Estádio do Dragão por razões de Estado; f) fazer aumentar a taxa de desemprego da Área Metropolitana do Porto para níveis que obriguem à emigração dos adeptos do F. C. P. para trabalhar na Galiza; g) legislar no sentido de impedir os menores de 90 anos de assistirem aos jogos do F. C. P.; h) em caso de insucesso destas medidas, determinar que, no início dos campeonatos, os clubes do centralismo partam com 20 pontos de avanço.Mal esta notícia chegou à cidade, na Vitória, na Sé, em Campanhã, em Lordelo, no Aleixo, no Cerco do Porto, no Monte Crasto, no Monte da Virgem, nas Cachinas, em Rio Tinto, na Feira, em Avintes, Custóias, Valongo e por aí fora, em toda a parte onde há dragões, milhares de bandeiras azuis se agitaram. E, enquanto os mais velhos cantavam a Maria da Fonte «Pela santa liberdade / Triunfar ou perecer», todos faziam o gesto do zé-povinho na direcção do antigo Sul (agora mudado pelos centralistas para West Coast) e os jovens portistas cantavam: «Esta vida de dragão / Só dá campeão! Tra-lará-lará - lará, lará-lará.»


in JN
Anónimo disse…
Caro Lamas,

Nesse jogo estava na bancada, nos saudosos "Dragões Azuis", onde e após o golo do 1-2 (marcado por um tal de Rolão) cai um adepto (talvez um ataque cardíaco) sendo tratado no local. Enquanto o dito era assistido o nosso FCP empata, mais tarde é transportado de maca da Central para o relvado à frente da bancada, e é quando..... o Gomes faz o 3-2, e vejo o adepto a ressuscitar a por-se em pé na maca e a festejar aos gritos o golooooo!!!!

Enfim só no nosso FCP se vive esta devoção e amor ao Clube.

Grande Recordação, Caro Prata!!!!
O sofrimento só não foi maior porque o Boavista estava a ganhar ao Benfica 1-0.O treinador do Covilhã era o Vieira Nunes ex-jogador do F.C.Porto e cunhado do Artur Jorge.Foi uma época com muitos problemas,o campeonato parecia perdido,foram os nossos amigos lagartos que foram ganhar à Luz e nós ao ganharmos em Setúbal passamos para a frente do campeonato. No bonfim é que foi sofrer, já tinha acabado o nosso jogo e ainda jogavam o Benfica-Sporting, foram 2 ou 3 minutos que pareceram Séculos.O golo em Setúbal ainda está bem fresco na minha memória. Joseph dá a bola com a mão para a zona do meio-campo onde Futre a apanha, corre com ela finta os defesas o guarda-redes e depois de angulo difícil, faz o golo.Para mim aquele foi o melhor plantel do F.C.Porto que tenho memória. Pena foi que no ano seguinte tivessemos perdido o campeonato para o Benfica quando eramos muito superiores como demonstramos na Taça dos Campeões.
Um abraço
Lamas disse…
Pois "anónimo" é isso mesmo... as obras devem ter iniciado logo, dado os primeiros jogos de 1986/87 termos realizado fora das antas, especialmente em Vila de Conde, inclusive na primeira eliminatória contra o Rabath Ajax da Malta, em que ganhamos 9-0...

A inauguração também meti água, porque foi de facto contra o Benfica e à noite... mas o que eu me lembro é de um FCP 2-0 SCP e sei que tenho um panfleto em casa com uma imagem aérea do Estádio das Antas relativo a esse jogo... daí ter na cabeça ser o primeiro jogo após o rebaixamento, mas de facto não foi... mas vou indagar sobre o assunto... :-) Sei que esse jogo contra o Sporting já era a valer...

Toni Silva, tenho ainda imagens desse jogo (reportagens após o resumo) em que se vê um gajo na maca com o repórter a dizer isso mesmo "alguns corações não aguentavam... na volta era o gajo que ressuscitou...

Dragão de Vila Pouca, tenho também outra reportagem em que o jornalista pergunta isso ao Vieira Nunes, se vinha estragar a festa do compadre, ou algo similar... tenho de recolher isso...

Não tenho é esse golo do Futre... nem memória do mesmo infelizmente...
Anónimo disse…
lol de realçar que poucos dias antes dessa inauguração com o benfica, eles tinham levado 7-1 dos lagartos em alvalade.
e pouco tempo antes dos 7-1, o porto tinha ido à Luz vencer o jogo e a SuperTaça por 4-2, com uma exibição formidável do Futre(sempre ele!) mais um jogo memorável :)

por falar em SuperTaças na Luz (e à parte aqueles 0-5 de 96) poucos anos antes, houve mais uma humilhação inflingida pelo Porto em plena lampiolândia. vitória por 4-1 e SuperTaça ganha em 83-84, já com António Morais que substituiu o grande Pedroto...
tudo jogos que era óptimo rever.
Lamas disse…
O meu vídeo BETA foi adquirido em Novembro de 1985, infelizmente... :-)
Anónimo disse…
lol os 4-2 para a supertaça foram em Novembro de 86 :) assim como outros grandes jogos memoráveis
Anónimo disse…
lol obviamente não quis dizer que foram todos em Novembro de 86, mas sim depois dessa data que referiste a propósito do beta ;)
Lamas disse…
lol, ando a facilitar... vou ter de pesquisar antes antes de afirmar qq coisa... és MT FORTE...
Anónimo disse…
Este foi o meu 1º jogo nas Antas!!!!
Podes calcular o que é para mim rever estas imagens,muito Obrigado!


-desconhecia este blog mas a partir deste momento já é um favorito!

Abraço
Anónimo disse…
lamas, és o MÁI-OR. Sou sócio do FC Porto desde 1985, e vou às Antas desde 1978. Não tem paga a alegria que me deste. E sim, como é óbvio, o Gomes foi o único ídolo que tive.
Anónimo disse…
Quase chorei ao ver este video! Foi o primeiro jogo que vi nas Antas...o estádio estava cheio como tudo, quase "morria" abafado na superior norte :) Muito obrigado por este pedaaço de memória fantástico!
Lamas disse…
Simão, também foi o meu primeiro jogo nas Antas e também tive na superior norte... abarrotar por todo lado...