Mais meia hora de descontrolo


Foi nisto que se resumiu a derrota de ontem. Tal como na primeira meia hora nos Barreiros, voltamos a não controlar o jogo desde o seu início. Até já nem estavamos habituados mas se repararmos bem, normalmente tem dado em golos sofridos, basta ver o caso sintomático de alvalade: 5 minutos de descontrolo = 2 golos do adversário. O problema é que nos últimos 2 jogos tal descontrolo aconteceu por causa de falta de cobertura no lado esquerdo da defesa. Tal coincidiu com esta tentativa de troca de lado entre Raul Meireles e Lucho. Eis que invenção que Jesualdo preparou para este jogo: trocar os nossos médios de lado. O que é que motivou esta troca? Não consigo perceber. Para mim a ideia poderá ser aproximar Lucho de Quaresma, mas não faria mais sentido Lucho deambular pela direita quando Lisandro fizesse as diagonais para o meio no apoio a Farias. Todos nós sabemos que Lucho faz isso muito bem. É que ainda por cima foi exactamente isso que causou o desiquilibrio da equipa na ala esquerda. Na Madeira Ricardo Esteves teve meia hora para fazer o que quisesse, dispondo de todo o espaço do mundo. Deu até a ideia que a culpa era do Cech, mas Fucile teve os mesmo problemas. Aliás o Shalke viu esse jogo e logo decidiu colocar Kuranyi na esquerda... Enfim nada que não se tenha resolvido durante o jogo, mas para isso foram precisas boas exibições de Helton (apesar do primeiro golo), e grandes exibições de Pedro Emanuel e Paulo Assunção. O primeiro mostrou mais uma vez que a velocidade não é condição necessária para fazer um grande defesa e o segundo chega a cansar de o ver jogar. Paulo é simplesmente impressionante!

Concluindo, meia hora de descontrolo não chegou para me assustar. Podíamos ter marcado e o resultado podia ser mais promissor para a segunda mão, mas acho que chegamos claramente para este Shalke 04. De resto fica ficou a clara sensação de respeito que eles demonstaram pela nossa equipa. Defenderam de tal maneira que parecia que estavam a receber em casa um Real Madrid, um Manchester ou um Milan. Vou estar lá no dia 4 para apoiar a minha equipa na passagem aos quarto da champions.

Equipa para a recepção ao Paços:
Helton; Fucile, Stepanov, Bruno e Cech; Bollatti, Raul e Lucho; Quaresma, Lisandro e Farias.

Comentários

Se jogarmos na 2ª mão como jogámos na 2ª parte de ontem, acho que temos francas possibilidades de seguir em frente.

Cumprimentos.
riskolas disse…
Ontem prometi que não fazia post hoje!

Só tenho dois comentários a fazer:
1º Lamas põe a conversa a três "live" do msn;
2º Péssimo resultado. Temos de nos preparar para marcar 3 golos! A defesa deles é forte! Só criamos uma oportunidade de golo iminente o jogo todo!
prata disse…
E a do Meireles na primeira parte?

Esqueci-me de dizer uma coisa. Só fizemos 2 substituições. Sintomático...
riskolas disse…
Nem me lembrava dessa... mas o argumento mantém-se... Eu ontem deixava o Farias... é matador! Tinha tirado o Quaresma! E punha o Hélder Barbosa... Já agora, gostei mais dos cantos batidos pelo meireles..
1-0 é muito mau!!!!
Anónimo disse…
Caros Amigos,

A culpa desta derrota é claramente do Helton e tb do Fucile. Mais uma vez o nosso redes enterra nos 8ºs da Champions. Nuno diz alguma coisa??

Fucile - mau de mais para ser verdade, como é possível errar passes de 1 metro?? Não foi só a falta de cobertura na esquerda. O Jesualdo foi obrigado a trocar os laterais!!! Depois do J.Paulo existiu mais alguma falta de cobertura??

De qualquer modo, o nosso 1ºremate entre os postes foi só aos 65m, tivemos apenas 2 oportunidade claras de golo (Meireles-1ªparte/Licha-2ªparte), temos de fazer mais e ser mais esclarecidos.

Noto ainda, o respeito/medo que os Alemães sentiram face ao nosso Clube, e ainda bem, senão no final da 1ªparte o resultado poderia ser pior.

Vamos acreditar que na 2ªmão estaremos bem melhor... Porto!!!!!
prata disse…
Toni não concordo. João Paulo controlou melhor a situação porque o impeto do adversário baixou bastante.
Quanto a Helton podia ter feito melhor no lance do golo mas no resto teve muito trabalho e esteve muito bem.
Lamas disse…
Quem me dera que fosse dia 4 o jogo da 2a mão Prata... é dia 5 e vou estar a fazer exame...

Quanto ao jogo, Paulo Assunção teve sublime...

Helton enterrou no golo e teve outra defesa para a frente que não deu golo por um triz... além de uma saída na segunda parte que se alguém toca, ele já estava a meio do caminho...

Fez boas defesas, mas se as bolas que defendeu entrassem diria que era por culpa dele...

Estar com o Braga no msn a ver o FCP... jasus... é como ter um gajo ao lado a rasgar o Jesualdo durante os 90 minutos do jogo...

De resto concordo com o que tu disseste...

Fltou rasgar no Quaresma... preocupou-se mais com o Rafinha do que em jogar à bola... só não se preocupar em defender quando ela tinha as arrancadas dele... lembro-me apenas disso ter acontecido uma vez...

Estava à espera de mais, muito mais... daí o desgosto de ontem... se calhar todos estavamos e isso é que fez custar mais...

1-0 é mau... muito mau... se eles marcam... vamos entrar com a pressão de marcar e de não sofrer... e a palavra pressão assusta-me...

bem... já mandei umas basculizações laterais... ressabiadinhas, é certo, mas ainda não digeri bem o que aconteceu ontem...
Anónimo disse…
Como disse o autor do post, Helton fez uma boa exibição, pois fez, mas antes da boa exibição veio o frango habitual, é regra básica nos guarda redes não defender para a frente, foi isso que ele fez, deu um brinde ao Kuranyi.Sempre que o Porto perde jogos grandes, o primeiro a vacilar é ele, foi assim com o Sporting e com o Chelsea o ano passado, ele não sabe o que é concentração e responsabilidade, só conhece "pagode". Por tudo isto e por deixar os adeptos sempre com o coração nas mãos, NUNO A TITULAR, chega!

Quanto ao jogo, o Porto vai ter que fazer muito mais se quiser passar a eliminatória, criou poucas oportunidades ( a que era para marcar, falhou ) e a defesa tremeu muito na 1ªparte, Tarik devia ter jogado a titular em vez de Farias, porque assim o tridente ofensivo teria sido muito mais móvel.

O autor do post elogiou e bem Pedro Emanuel, mas após o jogo a seguir ao Marítimo disse que estava lento e devia-se dar oportunidade ao Stepanov...
prata disse…
A minha ideia não é tirar o Pedro Emanuel, mas sim ir integrando o Stepanov visto que o capitão não vai durar para sempre... E tem problemas naturais de falta velocidade. Sobra-lhe em coração.
Anónimo disse…
Penso que deveria ser integrado o Mariano Gonzalez!!Titular já contra o Paços!!
Anónimo disse…
Caro Prata,

Temos de chamar os "bois pelos nomes", de facto na derrota de 3ªfeira, os culpados estão identificados, e não me refiro ao Treinador, que até nem aprecio. Mais, até esperava o famoso 442 com Cech.

Portanto, apenas acho que alguém como o Helton não é "intocável", até pq o Nuno é um bom redes. Ou alguém já se esqueceu dos erros do Stepa, e o envio do mesmo para o banco

Sejamos realistas, a eliminatória não está perdida pois somos um "colosso" à beira deste SK04, mas podiamos e deviamos ter feito mais e melhor.
Anónimo disse…
Olá
Sou o Moderador do FC Porto PlanetaPortugal - http://fcporto.planetaportugal.com
e venho informar que o vosso blog ja está linkado no nosso portal em http://fcporto.planetaportugal.com/links.php

Agradecemos a gentileza de nos linkarem também no vosso Blog com o código.

<a href="http://fcporto.planetaportugal.com/" target="_blank">FC Porto PlanetaPortugal.com</a>

Também temos um sub-fórum dedicado a blogs do Futebol Clube do Porto onde podem fazer a vossa ficha de apresentação de acordo com as regras do mesmo.

Estamos a oferecer a todos os blogs do Futebol Clube do Porto um quadro de Cotações em Tempo Real das Acções da Porto SAD. Se quiserem usar basta colocar no vosso blog o seguinte código:

<iframe src=http://fcporto.planetaportugal.com/bolsa/afiliadofcp.php space=0 vspace=0 width=170 height=247 marginwidth=0 marginheight=0 frameborder=0 scrolling=no></iframe>

Se quiserem podem ver a demonstração em http://fcporto.planetaportugal.com/ferramentas.php

Obrigado