O Fabuloso...

Custa ver jogadores que não deram nada pelo FCPorto e que nos custaram um dinheirão fazerem brilharetes ao serviço dos clubes que compraram os seu passes. Fabiano é só o mais recente. Já Diego tinha sido considerado o melhor jogador da Bundesliga... Mas dói. Ver o Fabiano na selecção brasileira onde não temos nenhum jogador e a marcar dois golos… Vê-lo ser até agora o melhor marcador da Liga espanhola custa ainda mais. Tudo isto sabendo que actualmente não temos um único jogador no plantel ao nível destes que aqui falei (nas respectivas posições...). Temos uma maldição nos pontas de lança e não temos um nº 10 a sério, de tal forma que nem temos um nº 10 no modelo de jogo utilizado (nem teremos enquanto o Leandrinho insistir em jogar sozinho…). Com isto não quero dizer que os jogadores foram mal vendidos. Economicamente foi bom. Todos eles deram mais valias se não tivermos em conta os salários pagos entretanto. Era inevitável. É óbvio que estes negócios através de fundos não permitem que se dê tempo ao tempo. Fabiano marcou 3 golos numa época e jogou pouco. Diego já nem convocado era. É óbvio que o gestor do fundo faz pressão para que o jogador seja colocado de forma a que o seu investimento seja rentabilizado. Por isso, e para que não haja mais ‘amargos de boca’ recomendo ao meu clube que se deixe destes negócios e destas manobras que interfiram com a gestão do plantel. A gestão do nosso plantel parte (bem ou mal) do nosso treinador. A única pressão que deve haver é a que vem com o cargo de treinador do FCPorto: Vencer sempre!

Quanto ao jogo de Domingo, gostei. Adversário muito complicado a seguir a uma série fraca de resultados, tinha tudo para dar tremideira. Mas não deu. Ao contrário dos nossos adversários directos, manietamos o Setúbal de tal forma que permitimos apenas 2 remates e de fora da área. Outro pormenor interessante foi o do trio maravilha: Lucho, Licha e Quaresma jogaram bem e no mesmo jogo. Tenham muito medo... Isso deixa-me muito tranquilo para os jogos que aí vêm.

Notas:

Excelente primeiro golo. O passe do Paulo a rasgar, a forma como Lucho encontra um espacinho para servir Lisandro e a culminar o killer instinct do nosso matador.

Jesualdo mexeu tarde. Houve ali uma altura em que o Setúbal começou a crescer e ele sem dar um sinal do banco. Só demonstrou pouca confiança no banco que tinha e isso preocupa-me.

Quaresma já no Estrela tinha mostrado futebol. Parece estar de volta. Que boa notícia!

Continuo a ter dúvidas sobre se Pedro Emanuel ainda tem pedalada para o nosso modelo de jogo. Relembro que um central do FCPorto joga muitas vezes um-para-um. É preciso velocidade. Ele não jogou mal, mas fez muitas faltas…

Alguém viu o Tarik? Eu vi. Dois fogachos é pouco. Bem substituído.

Mariano parece ter renascido para a confiança no seu futebol. Para já não chega o pouco que fez, mas já é um começo. Veremos no que dá.

Kaz e Farias também reentraram nas opções. Alguma coisa andam a mostrar nos treinos. O inverso podemos dizer de Edgar e Leandrinho… Que dizer do caso de Adriano?

Equipa para Liverpool:

Helton; Zé, Stepa, Bruno e Fucile; Paulo, Raul, Lucho; Tarik, Lisandro e Quaresma.

Prefiro o Stepa ao Pedro Emanuel. Acho-o melhor jogador. Desde que se mantenha concentrado… Jesualdo vai jogar de certeza com o Mariano Gonzalez no lugar do Tarik. Compreendo pelo facto de o Tarik pouco defender mas acho arriscado apostar, para este jogo, num jogador sem ritmo…

Comentários

policy10 disse…
eu sp disse q gostava do rapaz... ele tava gordo e lento mas era bom...

ja vos falei do tarik tb??



ps: alguem quer ir a lx ver o porto?? eu vou tar por la...
Pispis disse…
O problema é que esses dois meninos vieram numa das piores épocas de sempre do Porto (apesar das conquistas da Supertaça e Intercontinental): 3 treinadores, goleadas sofridas e ainda por cima em casa, Super a parar os treinos e a agredirem os jogadores, mais de 20 pontos perdidos em casa, Benfica campeão, etc, etc...

Isto serve essencialmente para o Fabiano pk o Diego, para muita pena minha, teve muitas oportunidades e nunca mostrou um futebol consistente e ainda tinha o pai a mandar os bitaites...

O Stepa jogar hoje é um pouco arriscado... Deve ter os índices de confiança em baixa e calha de enterrar tão cedo não temos jogador, agora se o 'minino' faz um bom jogo...
Lamas disse…
Mariano não… por favor… Já estamos em Dezembro… não sei o que viste no Domingo nele que gostaste… sempre que tocava na bola o meu comentário era: “Olha, o Mariano tá a jogar…” … Sou como o Moutinho, detesto gajos que não se entregam… pelo menos deviam mostrar que querem fazer algo… mesmo que sejam maus… mas pelo menos atitude… essa apenas depende da cabecinha de cada um… e nisso, esse Mariano já me encheu o quanto baste…

Quanto ao resto… De facto, custa… essencialmente porque são bons jogadores… e isso viu-se mesmo cá… mas faltou algo… talvez a entrega (mais no Fabiano)… talvez outro treinador (no caso do Diego)…

Logo… apesar de não ser decisivo… a derrota ia saber muito mal…

Viram os outros ontem??? Perderam, mas andam todos contentes… Não é isso que eu quero no meu FCP… NUNCA…
Lamas disse…
Lisboa??? Só se for para andar com o cachecol bem erguido no Colombo... :-)
prata disse…
Pis... Tudo bem que essa época foi má, mas para mim estas negociatas dos fundos MSI's e GSI's é que foram decisivas. Nem o Co dispensava o Fabiano... Tenho para mim que fomos forçados a aceitar a proposta do Sevilha... No caso do Diego tens razão.

Quanto ao Marianonão concordo, lamas. A unica coisa que tem mostrado nos ultimos jogos foi empenho... Falta tudo o resto...

Só vou a Lisboa se for para o camarote presidencial gozar com o presidente da instituição. De certeza que o icas com seu rendimento mensal chorudo consegue arranjar isso.
Anónimo disse…
Trabalho Psicológico de Jesualdo: o teste final

Jesualdo inicia a entrevista logo após o apito final do árbitro com “…somos líderes e precisamos de um ponto para passar aos oitavos de final”. Já os seus homólogos do Sporting e Benfica não podem dizer o mesmo, já que o acesso à fase seguinte da Liga dos Campeões é impossível. Daí que, quer Paulo Bento quer Camacho daria muita coisa para trocarem de posição com o treinador líder do campeonato português.
O jogo em Liverpool tem de ser uma referência para o resto dos campeonatos, leia-se, Liga Portuguesa e Liga dos Campeões. Como também já tinha sido o jogo na Amadora. E existem várias situações semelhantes nos dois encontros. A primeira foi o descontrolo emocional nos últimos minutos dos jogos. Um período maior em Liverpool e um menor na Amadora. A segunda situação comum foi os sucessivos erros individuais de Hélton e Stepanov. Ambos têm tido erros com influência nos resultados. Não são maus jogadores. Longe disso. Hélton já provou que é um guarda-redes de elite, Stepanov tem características inerentes a um central de qualidade, mas têm falhado em alturas cruciais e em alturas que não podem cometer erros. O outro factor comum que encontro é a ineficácia de Jesualdo. Jesualdo quando deve agir não age. Pior ainda, quando age não acerta. Ao sermos mal habituados com Mourinho (acertava em tudo!) somos mais exigentes com qualquer treinador. Mas se existe uma preparação minuciosa antes dos jogos, existe também o chamado “jogo de banco” por parte do treinador. E não falo só de substituições. Jesualdo perde claramente neste jogo. A sua leitura de jogo pode ser discutível, mas no momento de alterar alguma coisa, peca por não o fazer, ou então fá-lo em situação vantajosa no marcador o que lhe dá um maior conforto na decisão. Mas isto pode ter uma explicação. E na minha óptica tem a ver com o insucesso que tem quando pretende alterar o rumo dos acontecimentos. E nem entro por conteúdos tácticos. Jesualdo quando age tem tido inúmeros momentos infelizes e decisões pouco acertadas. E se ao nível técnico e táctico discuto muitas opções, parece-me ser ao nível psicológico que Jesualdo sente-se menos à vontade. Volto a insistir na mentalidade que o treinador transmite aos seus jogadores. Mentalidade que não está de acordo com a estrutura e objectivos do clube. A mentalidade apresentada na Amadora nos últimos minutos e na segunda parte em Liverpool não são dignas de um clube que luta por todas as competições que entra. Jesualdo tem um duro e decisivo teste este sábado. Resta agora trabalhar psicologicamente os jogadores. Resta-lhe transmitir-lhes ideais e valores que permitam aos jogadores voltarem a acreditar nas suas potencialidades. Resta-lhe optimizar ao máximo o rendimento de cada atleta. Mas para já, uma falha no início do processo. A inutilização da comunicação social para levantar a moral dos jogadores e adeptos. Que saudades do Mourinho no final da Supertaça Europeia (após perder 0-1 com o Milão e na véspera de um jogo com o Sporting) dizer à comunicação social que “…o Sporting vai pagar!”.
Para terminar, uma breve referencia à exibição de Kaz e Mariano Gonzalez. Kaz é um jogador que devido à sua estatura tem benefícios e desvantagens. Jogador com ideias simples, eficácia no passe curto, mas com dificuldades de integração em momentos de grandes intensidades do jogo. Muitas dificuldades em encontrar a sua zona de acção nos processos defensivos, esteve bem melhor na posse de bola e nas transições ofensivas directas. Importante no golo (que jeito que deu o 1,92m e 86kg) e na luta de bolas pelo ar que Hélton diversas vezes abusou. Um jogador que precisa de ser trabalhado no aspecto táctico. Mariano esteve eficaz nos processos defensivos, mas sem perigo e objectividade na construção do jogo. Dificuldades na analise do jogo bem como de índole técnico. Não posso deixar de terminar com uma pequeníssima referencia ao melhor jogador do Porto nos últimos tempos. Simplicidade com classe, leitura de jogo fantástica, disponibilidade ao jogo acima da média, inteligência técnica, táctica e emocional e sentido de oportunidade de um jogador que só pode ser de elite: Lucho. Se um dia ele for para Barcelona, eu ficarei muito satisfeito. Depois explico porquê!