Goleada


Pois é... Foi mesmo uma goleada. Estive para fazer a crónica logo a seguir ao jogo, mas achei que só o faria com o devido discernimento no dia seguinte, com mais calma. Mas confesso que a goleada foi a primeira coisa que me passou pela cabeça quando vi o onze que se preparava para entrar em campo em Anfield Road. Tal receio durou até à primeira vez que Lucho toca na bola. Lucho tem esse dom de me acalmar. Aquela classe que ele passeia pelo campo quase me faz esquecer que temos um treinador limitado, uma política de contratações meramente intuitiva, um Quaresma de volta aos velhos tempos do ‘jogo sim, jogo não’, uma mão cheia de jogadores medianos (para a champions) e todos esses problemas que me inquietam no meu FCPorto. Mas a verdade é que só Lucho não chega. Pelo menos nem sempre. Nem mesmo quando o Lisandro ajuda com a sua garra inabalável. Para ganhar em Anfield, mesmo com esta amostra de Liverpool é preciso mais. É preciso mais Quaresma. É preciso o nosso treinador não dar docinhos aos adversários como Mariano e Marek Cech (Benitez mal viu com o que tinha de lidar passou logo o Babel para a direita). É preciso o Stepanov fazer um transplante de cérebro (apesar do terceiro golo ser em falta, não lembra a ninguém dar mão…).

Enfim, um jogo para não esquecer. Que fique na mente destes meninos (homens em campo só vi o Lucho e o Lisandro), que o FCPorto luta pela vitória em qualquer campo. E se perder, perde 1-0 , 2-1, etc. O FCPorto não pode em circunstância alguma ser goleado. Não há atenuantes. Os últimos 20 minutos foram vergonhosos. Sofrer o 2-1 pode acontecer. O que nunca pode acontecer é a equipa baixar a guarda e esperar que o jogo acabe. Que vergonha! Que meninos… E não me venham com a treta de que só dependemos de nós para ser primeiros do grupo. E o orgulho portista?

Passemos às conclusões imediatas:

Pedro Emanuel a titular já. Concordei com a titularidade de Stepanov mas ele não aproveitou a oportunidade e esgotou o credito. Se quer a titularidade vai ter que a ganhar novamente.

Mariano não tem condições para ser titular do FCPorto. É preciso perceber que só temos 3 alternativas para as alas: Lisandro, Tarik e Quaresma.

Fucile não pode falhar nenhum dos jogos mais importantes. Cech é uma alternativa em jogos de dificuldade média, ou seja, qualquer um da liga b-win.

Helton no banco já na Luz. Se não aceito as falhas de concentração do Stepanov, tenho de ser coerente.

Acabar com esta mania de pequenez que está patente no plantel. E a culpa é do treinador. Empatar 1-1 em Liverpool não chega! Temos de ganhar! Onde está a fúria de vencer do meu FCPorto? Ontem a partir do momento que chegamos ao empate perdemo-nos em fintinhas, calcanhares e coceguinhas ao adversário. Se o não tivéssemos feito nunca o Liverpool teria moral para chegar ao empate, quanto mais à goleada.

Notas:

Estiveram todos abaixo das suas capacidades menos o Lucho e Lisandro.

Kaz esteve razoável e mostrou pormenores e merece mais oportunidades.

Quaresma fez um péssimo jogo. Exige-se mais. Quero um rendimento constante e não meros fogachos. Para isso temos o Tarik…

Jesualdo quis desresponsabilizar-se a ele e à equipa ao fazer as alterações que fez. Correu mal e ele é o maior responsável pela goleada (Sim! Vou repetir a palavra até à exaustão! Não aceito que o meu FCPorto seja goleado).

O que nos vale é que vem aí um jogo para levantar a moral…

Equipa para a luz:

Nuno; Ze, Bruno, Pedro Emanuel (a central do lado esquerdo da defesa) e Fucile; Paulo, Raul e Lucho; Tarik, Lisandro e Quaresma.

Aviso já que se empatarmos vai sair aqui outro post crítico…

Comentários

Anónimo disse…
Trabalho Psicológico de Jesualdo: o teste final

Jesualdo inicia a entrevista logo após o apito final do árbitro com “…somos líderes e precisamos de um ponto para passar aos oitavos de final”. Já os seus homólogos do Sporting e Benfica não podem dizer o mesmo, já que o acesso à fase seguinte da Liga dos Campeões é impossível. Daí que, quer Paulo Bento quer Camacho daria muita coisa para trocarem de posição com o treinador líder do campeonato português.
O jogo em Liverpool tem de ser uma referência para o resto dos campeonatos, leia-se, Liga Portuguesa e Liga dos Campeões. Como também já tinha sido o jogo na Amadora. E existem várias situações semelhantes nos dois encontros. A primeira foi o descontrolo emocional nos últimos minutos dos jogos. Um período maior em Liverpool e um menor na Amadora. A segunda situação comum foi os sucessivos erros individuais de Hélton e Stepanov. Ambos têm tido erros com influência nos resultados. Não são maus jogadores. Longe disso. Hélton já provou que é um guarda-redes de elite, Stepanov tem características inerentes a um central de qualidade, mas têm falhado em alturas cruciais e em alturas que não podem cometer erros. O outro factor comum que encontro é a ineficácia de Jesualdo. Jesualdo quando deve agir não age. Pior ainda, quando age não acerta. Ao sermos mal habituados com Mourinho (acertava em tudo!) somos mais exigentes com qualquer treinador. Mas se existe uma preparação minuciosa antes dos jogos, existe também o chamado “jogo de banco” por parte do treinador. E não falo só de substituições. Jesualdo perde claramente neste jogo. A sua leitura de jogo pode ser discutível, mas no momento de alterar alguma coisa, peca por não o fazer, ou então fá-lo em situação vantajosa no marcador o que lhe dá um maior conforto na decisão. Mas isto pode ter uma explicação. E na minha óptica tem a ver com o insucesso que tem quando pretende alterar o rumo dos acontecimentos. E nem entro por conteúdos tácticos. Jesualdo quando age tem tido inúmeros momentos infelizes e decisões pouco acertadas. E se ao nível técnico e táctico discuto muitas opções, parece-me ser ao nível psicológico que Jesualdo sente-se menos à vontade. Volto a insistir na mentalidade que o treinador transmite aos seus jogadores. Mentalidade que não está de acordo com a estrutura e objectivos do clube. A mentalidade apresentada na Amadora nos últimos minutos e na segunda parte em Liverpool não são dignas de um clube que luta por todas as competições que entra. Jesualdo tem um duro e decisivo teste este sábado. Resta agora trabalhar psicologicamente os jogadores. Resta-lhe transmitir-lhes ideais e valores que permitam aos jogadores voltarem a acreditar nas suas potencialidades. Resta-lhe optimizar ao máximo o rendimento de cada atleta. Mas para já, uma falha no início do processo. A inutilização da comunicação social para levantar a moral dos jogadores e adeptos. Que saudades do Mourinho no final da Supertaça Europeia (após perder 0-1 com o Milão e na véspera de um jogo com o Sporting) dizer à comunicação social que “…o Sporting vai pagar!”.
Para terminar, uma breve referencia à exibição de Kaz e Mariano Gonzalez. Kaz é um jogador que devido à sua estatura tem benefícios e desvantagens. Jogador com ideias simples, eficácia no passe curto, mas com dificuldades de integração em momentos de grandes intensidades do jogo. Muitas dificuldades em encontrar a sua zona de acção nos processos defensivos, esteve bem melhor na posse de bola e nas transições ofensivas directas. Importante no golo (que jeito que deu o 1,92m e 86kg) e na luta de bolas pelo ar que Hélton diversas vezes abusou. Um jogador que precisa de ser trabalhado no aspecto táctico. Mariano esteve eficaz nos processos defensivos, mas sem perigo e objectividade na construção do jogo. Dificuldades na analise do jogo bem como de índole técnico. Não posso deixar de terminar com uma pequeníssima referencia ao melhor jogador do Porto nos últimos tempos. Simplicidade com classe, leitura de jogo fantástica, disponibilidade ao jogo acima da média, inteligência técnica, táctica e emocional e sentido de oportunidade de um jogador que só pode ser de elite: Lucho. Se um dia ele for para Barcelona, eu ficarei muito satisfeito. Depois explico porquê!
riskolas disse…
Pita, já tinha comentado ao Lamas que esperava ansiosamente pelo teu post.

Foi péssimo o que se passou ontem. Hoje estou algo mofino e o jogo de ontem não estará "isento de culpas".

Nas declarações disse que ia para ganhar. Apresenta um onze descaracterizado que pede para defender!

O liverpool tem um conjunto de jogadores muito bons mas a defesa é fraca! Tinhamos de cair em cima!

Lucho e Licha só, não chega! E eu acho que temos jogadores para mais...

Inventar no futebol, só por mero acaso pode correr bem.

Até admito o 4x4x2, embora ache que a equipa não deva alterar a estrutura deste modo, até porque o passado recente demonstra que estas alterações não correm bem.
Entendo o Kaz. Mas, 20 minutos contra o Setúbal depois de meses sem jogar chegam para jogar contra o Liverpool?!??!? Deve ter sido bem planeado... ou não!

Mariano!??!?!?! Até já tinha dito que achava que ele ia jogar... mas não pode! A liga intercalar está ai para ele recuperar confiança... E há jogos da Bwin que chegam para isso... CHAMPIONS é para os melhores!

Marek Cech só no meio-campo ou quando o Fucile tiver a perna partida!

Stepanov é a decepção!

Quanto ao Helton já eu disse mais do que uma vez que está cada vez mais parecido com o Ricardo! Vedeta e erros crassos!

Já o Prof(???) continuo a questionar qual a especialidade dele... "Incompetência para tótós"???
Numa palavra, diria que, depois do Octávio, ele é a maior BESTA que se sentou no nosso banco!

Então tira-me o Kaz que, pelo menos, tem cabedal e deixa o Mariano em campo!?!?!?!?!?

E quando tira o PAssunção era para ganhar o jogo, não?!!? Besta estúpida!

O Jesualdo faz-me lembrar aquelas pitas que nos dizem "não" o dia todo e à noite depois de um "és gira" abrem as pernas sem cerimónia!

Estou podre e, por muito bem que tenhamos jogado na 1ª parte, para todos os efeitos o FCP LEVOU 4 NO BUCHO!!!

INADMISSIVEL!!!

Pelo menos ganhamos ao trofense...

Leandrinho e AndréAndré brilharam...

P.S. No domingo vi o Rui Barros e o J.Pinto a comandarem o aquecimento. São eles os preparadores fisicos do FCP??? Se são entendo agora muita coisa...

Volta Rui Faria! Nem que seja até o Mourinho arranjar clube!
riskolas disse…
Ah, pela primeira vez, na minha curta vida, estou com medo do jogo que aí vem...

Medo... muito medo...

E temos equipa para lhes dar um recital!

O problema é que o nosso maestro é o TOY!
prata disse…
Gostei desta do Toy...
Anónimo disse…
O Porto esteve muito bem até aos 70 e tal minutos!!O Mariano demonstrou k pode ser titular e k está a caminho de começar a fazer a diferença!!Ninguém tem culpa k a besta do Stepa só faça merda!!Ou melhor..tem culpa kem o poes a jogar!!Com os lampioes vai ser controlado e espero k mariano continue a titular!!já agora k merda é akela de marek cech????k fazia o Fucile no banco com um gajo k deixou sempre o adversario cruzar???Puta k o pariu!!
prata disse…
Artur, tens uma tendência estranha para os patinhos feios... Luís Aguiar, Tarik, Mariano...

De certeza que não gostas do Stepanov?
Pispis disse…
Tudo se resume ao que o Pedro Emanuel ainda ontem dizia aos jornalistas: "Nem tudo está bem quando se ganha e nem tudo está mal quando se perde".

Com esta expressão, o nosso capitão dá legitimidade àqueles que criticaram o Jesualdo mesmo qd tinhamos só vitórias no campeonato e defende que nem tudo foi mau no jogo de Liverpool. Concordo com ele.

Responsabilidades directas nos golos do Liverpool: 1º - Lucho ; 2º - Stepanov ; 3º - Stepanov ; 4º - Bruno Alves e Helton.
prata disse…
Lucho responsável no primeiro??? Não concordo nada. Não só escorrega como deveria ter a dobra de Stepanov e a cobertura do homem que tá no poste que era o Cech.

No 2º o Ze tem de dividir as culpas com o stepanov.

Mas pouco interessa estar aqui a apontar o dedo a jogadores, quando para mim o verdadeiro culpado está no banco e dizem que é professor...
Lamas disse…
Ler isto, após Sábado, estamos muito mais calmos...

Mas daqui resumo...

Helton está na hora de sentar um bocado no banco... ontem voltou a ter um ou outro pormenor que faz com que mereça descansar um bocadinho...

Stepa... demasiado infantil... já são erros a mal...

Cech... esforça-se bastante... aí não o censuro... falta-lhe algo para estes jogos...

Mariano... defensivamente é de facto melhor que o Tarik... viu-se no início do segundo golo... mas e o resto... tem de render muito mais...