Os desafios de Jesualdo

O arranque do campeonato deixou os portistas muito confiantes no Tri. Mas a época não está a ser perfeita. Longe disso! É óbvio 7 pontos de vantagem sobre o segundo são muito bons nesta altura, mas é claro que mais cedo ou mais tarde vamos perder pontos. É inevitável por várias razões. Há sempre em todas as épocas aqueles jogos em que tudo corre mal... Acontece... E já agora convém não esquecer que já fomos arredados nas competições a eliminar que tivemos até agora... No entanto, não só superamos ilesos um calendário inicial complicadíssimo, como ganhamos uma vantagem considerável pelo meio. Nada mau. Satisfaz? Lógico! Chega? Não! (pareço o marcelo...) E porque não? É que parece que os portistas estão-se a deixar enganar pela cegueira dos 3 pontinhos. Já apresentamos um futebol condigno com a qualidade e a superioridade técnica dos nossos jogadores? Não! Fizemos uma boa actuação em termos de empenho contra o Paços de Ferreira e mais nada. Para mim é esse o grande desafio de Jesualdo. Pôr a equipa a jogar um bom futebol, pelo menos, de vez em quando... Quando não for possivel, como em Paços, que se jogue pelos 3 pontos. Isso é inevitável... Mas terá de ser determinado pelas contingências do jogo. Não se pode pôr na cabeça dos jogadores que isto chega... Quero que o meu FCPorto apresente a sua pressão sufocante sobre o adversário! Quero golos! Será demais pedir isso! Se for, que continuem a trazer os 3 pontinhos que ao menos já dá para alegrar a malta...

Chegamos ao segundo desafio. Esta vantagem tem de ser gerida e parece-me que em Novembro iremos ter uma boa oportunidade para gerir o plantel. Se repararem temos jogado sempre com os mesmos 13, 14 jogadores. E há que integrar os outros. Ou será que são assim tão maus? Não me parece. Se repararem o reforço que pegou até agora- Stepanov- precisou que se lesionassem 2 jogadores para ter uma oportunidade. E eu pessoalmente gostava de ver novamente Bolatti num jogo a sério. Gostava de ver Mariano a jogar numa ala, quanto mais não seja, para tirar as dúvidas. Tem sido um nódoa, mas até parece ter argumentos técnicos... E o Edgar? Não jogou bem nas duas últimas aparições? A lista continua... De todos os reforços só Lino parece ser para esquecer.

Destaques do jogo de Coimbra: Falhanços de Tarik (incrível), Lucho (na melhor jogada do desafio) e Quaresma (duas vezes) na nossa exibição mais cinzenta na Liga... Apenas os centrais e o Lucho merecem nota positiva. Já agora, é preciso ser o fiscal de linha a marcar o penalty? Está tudo doido...

Outros desafios:
- Ter paciência para aturar o Quaresma que, pelos vistos, amuou por ter saído... Esteve muito bem na substituição o Jesualdo. Já lá não estava a fazer nada...
- Parece que o berreiro do sporting ainda resulta. Incrível aquela placagem que dá origem ao primeiro golo.
- Lamentável uma equipa de alta competição parar mais de 15 dias em Outubro... Mais outra paragem em Janeiro...

Comentários

Anónimo disse…
Amigo Prata:

Jesualdo Ferreira entrou ontem para a história como o melhor arranque da era Pinto da Costa (que esta no clube há mais de 25 anos). Concordo plenamente que Porto não anda a jogar bem. Ou para ser mais preciso, nao ganha com boas exibições. Eu percebo o titulo deste post, mas eu chamava-lhe "As prioridades de Jesualdo". Jesualdo tem como prioridade (leia-se obrigação) de ganhar todos os jogos que disputa.E é aqui que ele cumpre todos os requisitos e conquista o seu lugar na historia. Ganhar. Eu quero ganhar. Acima de tudo, ganhar e conquistar os 3 pontos independentemente se jogo bem ou nao, se o golo é com o pé ou com a mão. Ganhar. Alta competição vive disso. Ganhar e consequentemente os bons resulatdos. Agora o aliar as vitorias às boas exibições já passa para uma segunda prioridade. Isso é que o Porto tem de melhorar, mas não sou tao dramatico como o Prata. Apenas com o Boavista e com a Académica acho que as exibições foram fracas. As restantes exibições foram boas, com periodos bastante bons e de grande intensidade no nosso jogo. Mais, não acredito em equipas vencedoras sem jogarem bem. Um, dois, tres jogos acredito, agora 8, não!

Notas positivas no jogo de ontem: jesualdo, defesa do Porto que transmite uma qualidade e uma tranquilidade enorme, paulinho em mais um jogo mt racional e leandro lima, que apesar de ter pouco tempo de jogo tem alguns lances que me deixaram satisfeito na evolução do seu jogo colectivo.

Nota negativa: academica (domingos). Uma equipa que nao arriscou nada. Jogou no erro do Porto. 90 minutos de espera por uma falha para provocar um desiquilibrio. A jogar assim, a segunda liga será uma realidade.

Abraços
Anónimo disse…
Queria só dizer 2 coisas:
1 - Este arranque de campeonato é o melhor dos últimos 68 anos. Desde 1939 que o FCP não fazia algo assim. E toda a gente continua a bater no Jesualdo. Mas o que interessa é estar em 1º no fim da época, claro.
2 - Concordo com o Prata quando diz que o único reforço que é para esquecer é o Lino. Até fico mal disposto quando penso que foram dispensados jogadores como Jorginho e César Peixoto para ficar uma anedota de jogador como este Lino. E aqui a culpa é toda de Jesualdo, à que criticá-lo quando é caso disso, ele não é tão mau como o fazem mas tem algumas falhas pouco aceitáveis.
Anónimo disse…
Hum... O porto ganhou os jogos todos da liga? sim! o porto vai à frente do campeonato? sim! ja leva uma vantagem considerável sobre o slb e scp? sim! os outros estao a jogar melhor q nos? nao! temos sido beneficiados pelas arbitragens? nao! e o outros? sim! o benfica tá na merda e o camacho vai pra rua no natal? sim! o raul meireles já marcou um golo fora da área? nao! vai marcar? sim!tamos bem na CL? sim! o benfica está bem na CL? nao! o benfica é uma merda? sim!


q querem mais? pratinha... tas mto mto mal habituado!!! se fosses mouro achavas q esta equipa do fcp foi feita no céu e q estava a praticar o melhor futebol desde o tempo do eusébio...





ps: taça da liga n vale...
prata disse…
O camacho tem contrato vitalício... Não ouviste o presidente da autoproclamada 'instituição'? Aqui é que se aplica na perfeição a teoria do marcelo:
Camacho tem permissão perder todos jogos? não! Mas pode perder todos jogos? Sim! Que é que lhe acontece? Nada! LOL

Este Kahdafi dos Pneus é um comediante nato...

Ps: Sim tou mal habituado... Mas tenho outras ambições para o clube e que vão além das competições nacionais...
Ps2: Espero muito mais do Leandrinho do que o que vi até agora...
Anónimo disse…
Queria apenas deixar um apontamento. Sem duvida que oa adeptos do Porto estao divididos em duas correntes: aqueles que ganham e nao ficam satisfeitos com as exibições e aqueles que ficam satisfeitos apenas por ganhar. Eu sou um dos segundos. Ou melhor, a prioridade é ganhar. Um dos primeiros mais conhecidos tem sido MST. Leiam a sual ultima cronica que vai muito ao encontro da cronica do Prata.Eu pergunto o que acontecerá quando o Porto perder!? Eu pergunto, como serão as criticas a jesualdo e companhia?! O Porto não vai ganhar sempre. Só espero que o bom senso e que a inteligencia reine durante esse periodo.

Um abraço
Taqui disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Taqui disse…
Biba Malta, no meio de tanta insatisfação e falta de jeito do Tarik (ai meu deus!) lá vamos indo (como dizia o outro) em primeiro!
Temos é que desconfiar destas paragens +/- grandinhas e vamos logo a Marselha que não vai ser nada fácil! Mas aproveitando este intervalo, permitam-me estes dois links para descontrair eh eh eh:

www.forum-for-football.com/soccer-
players-wifes.html
www.edeuscriouamulher.blogspot.com

Quem já conhece é pq anda actualizado ;) Abraço
Pispis disse…
Prata, a equipa mm jogando mal ou jogando o qb, ganha. Por isso, n podes fazer destes posts para já.
Se a equipa repetir a 2ª volta do ano passado (pk o q me parece é q basta uma derrota para estes índices de confiança irem abaixo) e estivermos mm à beirinha de perder o campeonato cm aconteceu na época passada, aí ninguém se vai lembrar deste fantástico início de época q tem tudo pra se prolongar pk vamos ter 2 jogos em casa e todos vão cair em cima do Jesualdo lembrando q a ekipa nunca atingiu um nível exibicional satisfatório e q akele mau momento há mt q estava anunciado.
Esperemos q assim n seja!
Anónimo disse…
Visitem bancadatripeira@blogspot.com
Lamas disse…
Eu também queria ver mais, mas essencialmente quero ganhar... Que o Jesualdo seja o nosso treinador até final da época... significa que fomos campeões... porque não me parece que haja muita contenção (como o Moutinho pediu) quando o FCP perder...

Teve excelente em Coimbra a pôr o Bosigwa a jogar lesionado... assim o moço arrebentou-se todo e não foi jogar pela selecção... :-)

Só uma nota final para o lance do Lucho... ui... ui...