FCPorto 2007/2008 - O que já se pode perceber...

Depois de, apesar das saídas de Anderson e Pepe, termos feito uma pré-época promissora, vieram os dois primeiros jogos oficiais. Como tal, já temos matéria suficiente para fazer uma avaliação inicial das potencialidades da equipa.

Sobre o plantel:

- Jogadores nucleares:

- Quaresma – já poucas palavras exprimem o que significa para equipa e para o futebol em geral. Para mim, ‘Genial’ começa a ser pouco… Dirão: « Não passa a bola!», «Irrita!»… Enfim… Pergunto-me se alguns portistas o merecem… Para mim Quaresma, Lucho e Pepe, mais que os treinadores, foram os pontos de viragem na maldição deixada pela saída do grande Mourinho… Jogadores destes empolgam a equipa! Empurram-na para níveis superiores!
- Lucho – li o artigo do Miguel Sousa Tavares e parece-me que ele começa a perceber cada vez menos de futebol… Ninguém desmascara melhor politiquices à volta do futebol, mas futebol propriamente dito… Quem não inclui o Lucho nas pedras nucleares da equipa… Deve perceber mais de caça às perdizes… Basta ver a primeira parte em braga para ver a diferença quer na nossa produção ofensiva, quer na produção ofensiva do adversário. Não há ponta do campo que Lucho não tenha pisado nos 60 minutos que jogou (apesar de ter algumas culpas no golo de João Pinto). E tem 12 treinos no máximo…
- Bruno Alves – já aqui pedia há muito que lhe fosse dado o mítico nº 2. Transporta o sentimento portista e isso até parece fazer com que supere as suas limitações naturais como a falta de velocidade e de técnica, por exemplo. Temos líder! Já agora, o Bicho perante um lance como o da mão na supertaça, encostava à cabeça do árbitro se fosse preciso… Aprende Bruno…
- Zé e Fucile – Há muito que não tínhamos tanta projecção ofensiva vinda dos laterais. Muita da dinâmica ofensiva da equipa vem destes dois… Vão ser pedras fundamentais!

Jogadores importantes para a primeira equipa

- Helton – só um bom guarda-redes pode projectar a segurança defensiva que se exige numa equipa grande, em que os centrais, muitas vezes, jogam um contra um…
- Raul – é rápido, passa longo, chuta bem de longe… Que mais querem? Quantas equipas no mundo têm dois luchos?
- Paulo – vais ser difícil a Bolatti ganhar um lugar. É o esteio do nosso FCPorto.
- Lisandro e Mariano – Garantia de qualidade e remates nas alas. Deverão rodar consoante as características do adversário.
- Pedro e Stepanov – aos poucos deverá ser feita a transição, visto notar-se que o primeiro já começa e ter dificuldades para acompanhar…
- Adriano e Postiga – no final deverão ser eles a lutar por um lugar na frente. Por serem muito diferentes, têm muito a dar à equipa. (É óbvio que aqui estou a falar do Postiga que jogou em Braga… O outro Postiga é perfeitamente dispensável… Que fazer com este gajo? Há melhores no plantel? Não me parece…))

Jogadores de Banco
- João Paulo, Lino e Cech – a polivalência é sempre fundamental em épocas tão compridas. Se bem que o Lino não me agrade muito...
- Farias – para já não me parece ser melhor em nada que o Adriano… Que espere no banco.
- Bolatti – apesar de ser o reforço que mais me entusiasma, tem muito que aprender com o Paulo…
- Leandro Lima – não gostei nada em Braga! Andava perdido… Recomendo uns jogos no banco para aprender como se faz… Depois poderá rodar com o Raul.
- Nuno – não é o Baía mas serve…
- Kaz – só não jogou em Leiria porque não correspondeu na pré-epoca… Veremos como evolui…

Jogadores com quem Jesualdo não conta
- Edgar – percebe-se? Não tem características importantes e diferentes dos outros avançados?
- Luís Aguiar – se não conta com ele, (e bem, na minha opinião) porque dispensa o Jorginho? Não teria sido importante na supertaça? Fez essa posição no ano passado várias vezes…

Sobre o treinador:

Até nem foi mau na supertaça...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
FOI PÉSSIMO!!!

Foi tudo fraco! A entrevista inicial, a táctica, o timing das alterações… Então cabe na cabeça de alguém, um treinador que tem Quaresma, Bosingwa, Fucile, Bruno Alves, Adriano e Lisandro na equipa, dizer que o jogo vai cair para quem cometer menos erros? E que tal provocar erros? E que tal não armar a equipa em função do adversário? E que tal não prender uma das nossas melhores armas ofensivas (Lisandro) a uma marcação directa sem nexo? Para mim, Jesualdo e Paulo Bento são iguais! E iguais a Fernando Santos… e iguais, noutro nível, a Benitez, Mancinis, Rijkards e outros medrosos que andam aí! Para mim a atitude no futebol terá de ser sempre proactiva no início dos jogos! Só poderá ser reactiva pelas incidências dos jogos: expulsões, estado do terreno, más arbitragens, falta de muitos jogadores importantes… Mas estes senhores não concordam… São os reis do 0-0! Só não será assim por há sempre um Bruno Paixão… Até há, de vez em quando, um bafejo de sorte como o do Izmailov… Por isso é que Mourinho é único, pioneiro! Ele não espera o erro, provoca-o! Quando não é possível, arranja outras maneiras como as bolas paradas e transições de laboratório! Tem defeitos mas em termos de audácia está anos de luz dos outros…
A diferença entre a supertaça e braga não esteve só no lucho! É que o professor tem menos medinho do braga do que do sporting amorfo do Paulo Bento… Sem Nani quem agita aquele sporting? No FCPorto ainda temos Quaresma… Mas temos que esperar que os outros cometam erros… Começo a perder a paciência com este senhor professor (?!) …

Para a semana quero o mesmo onze, com Postiga se Adriano não recuperar, e com Mariano e sem o Tarik. (Artur: ele é mesmo fraco… Jogar no FCPorto não é para quem quer… Por muito que se tente e que se queira…)

Comentários

Tony Silva disse…
Vou voltar a falar no Postiga :)

Dada a recente lesão do Adriano e a incógnita que ainda é o Farías, ainda bem que (ainda) não vendemos o Postiga. Aliás fiquei muito satisfeito por verificar que ele constava da convocatória do prof. para este primeiro jogo do campeonato e mais ainda quando o vi a entrar em campo. Para mim, talvez por ser avançado e português, é um jogador que me enche as medidas.

Tirando a vertente "humana" (que deve ser muito fraca) o Postiga é um jogador com muito a dar á equipa. É um jogador mais completo que o Adriano que basicamente "só" é matador, ou seja "apenas" dá o ultimo toque e nesse aspecto é de facto um excelente ponta de lança, mas o Postiga é um jogador que joga e faz jogo. É um jogador com técnica, diferente dos outros que lá temos, capaz de fintar no um para um e partir para o remate.
No fundo é diferente do Adriano e é isso que um plantel como o do FCP também precisa: - diversidade.

Enquanto não aparece mais uma crise de confiança, ou tique de vedetismo, ou o que quer que seja que o impede de dar um passo em frente como profissional de futebol, acho que o devemos aproveitar ao máximo.

Se fizer meia epoca como a primeira metade da epoca que fez o ano passado já valerá a pena mantê-lo no plantel.
Tony Silva disse…
Já agora uma palavrinha sobre o professor:
-Fiquei estupefacto com a inclusão do Tarik no onze!!!
Porquê????
Não pude ver a segunda parte do jogo, mas o Mariano não estava ok para jogar de inicio?!?!?
Porquê o Tarik??!?!
Ainda por cima por saber que o Porto tem jovens jogadores como o Vieirinha e Helder Barbosa emprestados e opta por continuar a apostar em Alans e Tariks e outros que tal.

O Tarik em particular é um jogador sem passado (nunca ouvimos falar nele antes do Co se lembrar de o ir buscar), com a idade que tem é um jogador "sem futuro" e com certeza não tem as caracteristicas necessárias para o FCP estar a apostar nele no presente.

É fraco e ninguém me convence a mudar de opinião. Nem mesmo o facto de ter marcado dois golos na pré epoca a uma equipa que este ano vai lutar arduamente para não descer.

PS - Alan parece estar a fazer uma bela pré epoca no Guimarães e vaticina-se também que faça uma boa epoca.
Não sei bem se foi vendido ou emprestado mas pelo amor de Deus, que ninguém tenha a infeliz ideia de o ir buscar outra vez no final do ano.
Não são jogadores para o Porto. Apenas "funcionam" em equipas medianas. Deixem-no brilhar no Guimarães!
prata disse…
Esqueci-me do grande Fucile?! Que erro... E o Lisandro já joga...
Onze inicial para o sporting: Helton; Zé, Bruno, Pedro e Fucile; Paulo, Raul e Lucho; Lisandro, Quaresma e Adriano(Postiga).
Lamas disse…
Prata, apenas faltou uma imagem no post... :-)

Antes de mais referir a importante vitória conseguida no Sábado, o que, como sabemos, não é algo muito satisfatório para alguns comentadores do nosso blog dado que, por esse facto, o Jesualdo ainda se arrastará mais algum tempo no FCP...

Algumas postas minhas:

Helton - está de volta, sem grande trabalho, mas fantástico a lançar os ataques...

Bruno Alves - Imperial nas alturas...

P. Assunção - Um jogador de muita, muita qualidade... estou com medo quando entrar o Bolatti... é certo que ganhamos no poder de choque e nas alturas, mas aquela é uma posição vital em qualquer equipa onde também é preciso o posicionamento e a classe do P. Assunção...

Lucho - Por falar em classe... as transições mudaram da água para o vinho... talvez seja o homem do último passe que falta ao FCP... o tal 10... teve culpas no golo... ainda lhe falta pulmão...

Quaresma - É um jogador que me irrita pela maneira de ser... talvez menos que o Postiga... mas decide... e dele não é preciso escrever, basta ter visto...
Taqui disse…
Preciso de 1 bilhete pra sábado! Para a Sup. Sul. Alguem arranja?

Obrigado
Taqui disse…
sorry, para domingo! Acho que pra sábado nao faltam eh eh eh
Pispis disse…
Tony, custa-me estar a postar dp do jogo c o Sporting pk fico em clara vantagem, mas sabes q a minha opinião era semelhante mm antes deste jogo: Postiga é ZERO! Ele dado é caro e nós ainda estamos a pedir dinheiro!??!?!

Roberto é 1000x melhor :-)

Alguém me explica pk o Meireles foi substituído? O Jesualdo é masoquista e queria empatar o jogo ao meter um gordinho no meio-campo q n corre 10% do Meireles???
Tony Silva disse…
Oh!!!!!
Que há de um jogador sentir qd entra para o lugar do Tarik?
Desmotivação é claro!
Já para não falar no que o Jesualdo tá a transmitir ao resto do plantel qd aposta no tarik e não num ponta de lança. O Lisandro já não tem as rotinas daquela posição e nunca foi um ponta de lança puro, antes um segundo avançado.
Pispis disse…
Tarik vale o q vale e n merece mais comentários, mas esteve muito em jogo e n merecia ser substituído ao intervalo, substituição q só entendo pk precisávamos duma referência no ataque (mesmo sendo uma má referência) pk o Lisandro procurou zonas de terreno q n são propriamente dum ponta-de-lança...

Renteria, volta, tás perdoado!
Anónimo disse…
Estas ideias pre concebidas são muito engraçadas!!
O Tarik foi dispensado e é mau!!Dentro do campo ele trata de vos contrariar..e apesar de não ser grande,grande jogador,é um bom jogador!!Kem dera ao Paulo Bento!!