O computador e a pre-época

Tive muita pena de não ter podido assistir à estreia de Leandro Lima, Mariano Gonzalez e sobretudo de Castro. Era o único que ainda não tinha visto jogar e queria mesmo saber se poderá ser uma opção para o treinador. Parece que sim... Veremos... Ao contrário do seu colega nos juniores Rui Pedro não pôde jogar. Está suspenso preventivamente por chegar atrasado ao controlo, mas depois de ter passado pelo balneário. Apesar de se tratar de uma decisão com fundamento legal, não me parece razoável que um miúdo seja privado de um campeonato da Europa de sub-19 (onde pelo que dizem, fez falta) e de se estrear pela equipa principal do FCPorto, que tenho a certeza que é o seu sonho, por causa de um atraso... Será que é possível, nos minutos em que foi ao balneário, tomar alguma coisa que despiste o controlo? Que coisa é esta de fazer suspensões preventivas e depois fechar para férias ficando o processo parado e consequentemente, o jogador à espera?

Mais outra coisa sobre o CNAD. Não consegui ficar indiferente a uma entrevista do sr. Secretário de Estado do Desporto ao site da sua própria Secretaria de Estado. A certa altura responde assim, à seguinte pergunta:
«Terminou a suspensão ao futebolista do Benfica Nuno Assis, por «doping». O ‘machado de guerra’ entre si e o presidente do Benfica será enterrado? Luis Filipe Vieira acusou-o de perseguição...
Só intervi porque havia uma decisão inaceitável do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. A luta contra o «doping» ficava seriamente comprometida se o Estado não reagisse. Os tribunais deram-me razão. Não aceito a acusação de perseguição. Na época de futebol de 2006-2007, o Naval, o Leiria e o Vitória de Setúbal foram visitados 12 vezes pelo controlo anti-«doping»; o Beira-Mar, 13; o Sporting, 18; o FC Porto, 30 vezes. E o Benfica foi 11 vezes. Não fui eu que escolhi! Foi um computador, que faz os sorteios e não tem qualquer camisola vestida.»
Duas coisas: É este o trabalho de um ano do CNAD na primeira liga? A selecção do computador tem de ser mesmo aleatória? Se há um clube que tem controlos positivos não deverá ser controlado mais de perto? É que ainda por cima o raio do computador é tendencioso... Estou naturalmente a brincar... Ainda bem que o FCPorto foi controlado mais vezes. Ao menos por aí eles não pegam... O que é certo é que não andamos com sorte com os computadores... Basta ver o resultado do sorteio do campeonato e perceber o arranque terrível que temos. Dos 5 jogos que perdemos na última temporada, 3 repetem-se nas primeiras 3 jornadas...
Sobre a pre-época, deixo pequenos tópicos:
- Revelação: Fernando - Muito bom defensor, mas óbvio que é para emprestar. Se bem que eu mandava antes o Lino embora...
- Desilusão: Kaz - Nada do que estava à espera. Demasiado nervoso e precipitado.
- Apreensão: Tarik - No plantel???
- Melhor contratação - Mariano Gonzalez - Eram precisas opções de qualidade para as alas.
- A magia continua - Leandro Lima - Com pezinhos de veludo ainda vai dar muito que falar...
- Maior expectativa - Bolatti - Parece ter condições incríveis para ser um fora-de-série. Tem é de perceber rápido como é que o futebol europeu funciona. Para já o Paulo é melhor...
- Pior defensor - Lino - Nunca será jogador que possa jogar em jogos importantes. Péssimo posicionamento defensivo! Para quê contratar um jogador para jogar em casa contra as equipas do fundo da tabela?
- Lento - Luís Aguiar - Faz uns passes interessantes e joga com os dois pés, mas é demasiado lento a pensar... Não me agrada nada este jogador.
- Quaresma arrancou depressa de mais... Espero que mantenha a forma que vamos precisar no arranque...
- Irritação do defeso - Lucho - Espero bem que não esteja, como parece, a atrasar propositadamente o regresso... Isto são coisas de empresário mas não me parece que precisemos de estar a aturar este tipo de atitudes... Mais uma vez, esperemos para ver...

Comentários

Anónimo disse…
Não concordo com a avaliação que fazes do Luis Aguiar!!A lentidão advem do campo na europa estar mais sobrepovoadoe haver mais pressão sobre a bola, contudo em pouco tempo isso é resolvido!!As desmarcações e a maneira de tratar a bola de Mariano Gonzalez é fabulosa!!
Taqui disse…
Que tal prata tudo bem? Acho que as tuas análises (ao plantel) vao de encontro ao que venho pensando tb.. A convocatória de hoje já nos dá mais algumas luzes, o plantel está quase quase definido.

os dispensáveis:
Postiga: este menino (que é da minha terra)deve estar a ganhar muito dinheirinho e só veio pra cá à 2 ou 3 anos por que estava a caminho da Mouraria. Sei que ele tb quer sair,já houveram várias propostas,umas o Porto aceitava e ele não,outras o contrario..

Fernando: Apresentado no Estrela hoje. Não gostei no bessa,(apesar de estar fora da posiço dele).

Jorginho: Acho que só esteve cá o ano passado,como prémio do golo em Alvalade,nunca convenceu.

Luís Aguiar: Esperava mais deste homem,muito curto ainda, passa bem e tal,mas com o Boavista fez muito pouco. Não convocado para Roterdão,não me surpreende a dispensa!

As decepções:
Kaz: Uma miséria,só serve para os cantos,defensivos! Ahh e como já li por aí, para os treinos tb,para os colegas se habituarem a jogar contra gajos grandes. :)

Lino: Ai o nosso fétiche dos defesas esquerdos,não nos podemos queixar,todos os anos é assim!Reparem que faz a cobertura a 2 metros do gajo,ele tem tempo pra tudo,incrível!

Pra ver ainda: Stepanov e Farías,Bollati apesar de ter jogado muito bem contra o Atalanta.

verdadeiras contratações:
Leandrinho: 19 aninhos,muita técnica,rápido,aquele golo no Mundial sub-20!! tenho medo é dos katsouranis que aparecerem por aí.. Vai dar cartas o puto!

Mariano Gonzalez: Surpreendeu-me pela positiva na sua primeira apariçao,rápido,drible curto,já imagino ele dum lado e o Quaresma do outro,Meu Deus!

Vejamos então: 21 convocados para Roterdão; Ficaram os 4 dispensáveis que referi atrás, sobram Castro e Rui Pedro,Edgar, Bosingwa lesionado e o Lucho que chegou hoje de férias. Aí estão 26 atletas!

O meu grande medo: O tarik vai ter outra oportunidade,rezem todos eh eh eh

Abraço
Anónimo disse…
Não percebo como é possível julgarem de maneira definitiva jogadores como o Kaz e o Luis Aguiar!O kaz fez uma grande epoca no boavista e o Luiz Aguiar e dar oportunidade pra se adaptar!!Apenas vimos um jogo dele!Já o Jorginho estava aqui a dois anos não sei a fazer o K..
prata disse…
Posso concordar que sejam apenas as primeiras impressões. No entanto, não fiquei nada impressionado com estes dois. Tal como não fiquei com o Edgar. Só que o Edgar e o Kaz são jogadores que já conhecia e que esperava que viessem trazer alguma coisa à equipa no imediato. Para já, pouco trouxeram. Mas não vou ao ponto de dizer que têm de ser dispensados...
Para mim as dispensas serão o Jorginho, o Fernando, o Tarik, o Postiga. O outro não faço ideia. não sei o que vale o tal Rui Pedro, mas para mim Farias, Adriano e Edgar chegam e sobram. Ainda há o lisandro...
Lamas disse…
O que falta deve ser mesmo o Lucho... uma desilusão quando vi as notícias hoje de manhã... Não me parece que o miúdo fique... é já um acumular de situações que parece ter como desfecho a sua saída... como tu dizes... vamos aguardar...

Não esperava que o Jorginho fosse dispensado, mas a pressão do Guimarães deve ter sido alguma e claro que não é um jogador fulcral para o FCP e muito menos para as ideias do Jesualdo... mas podia ser útil... é óbvio que já está cá há dois anos e essa utilidade já poderia ter sido mais visível... acho que vai dar certo no Vitória... tem características boas, especialmente a velocidade, e com confiança qq jogador pode fazer sempre algo mais...

Ansioso por ver o Farias, Stepanov e Leandro Lima...

Luis Aguiar??? Não me parece... sinceramente... mas concordo com o Artur... vamos dar tempo... mas cheira-me a um Walter Paz...

Kaz??? Ainda acredito... vamos esperar... o FCP não é o Boavista... também tem de se integrar... fiquei maravilhado com o jogo dele no Bessa no ano passado... mas não é para ser titular... é um daqueles jogadores que vai dar jeito em certos jogos...

Mariano... vi pouco... do que vi gostei bastante... rápido, drible curto e os cruzamentos a sairem bem...

Lino??? Parece-me bem... para ala esquerdo ofensivo... cruza bem... mas certamente tinha se encontrado melhores opções no mercado...

Uma palavra para o Nuno (que o Braga gosta muito)... tem estado francamente bem...
Pispis disse…
Li na diagonal pk já é tardíssimo mas n pude deixar de comentar: para mim é inacreditável q se dispense o Jorginho.

Dp justifico isto, mas para já só me lembro de ele acordar a coruja em Alvalade :-)
prata disse…
Depois de terem feito a capa com o nosso Lucho, o jornal a Marca promoveu uma votação para saber se os madrlistas aprovavam ou não a contratação. O resultado para já tá nos 70% de respostas negativas. O que eles não sabem é que não foram só os adeptos de madrid a votar... Só eu votei 40 vezes no não. É que o Real Madrid é igual aso cor-de-rosinhas: dirige-se a partir dos jornais...

Ajudem a votar! Menos 80% de nãos é derrota!LOL
Lamas disse…
Já fui votar... mas só me deixa uma vez... as outras vezes que cliquei não contam...

Já agora no mesmo site tem a questão: será que o Barça deve vender DECO?
Pispis disse…
Lamas, há alguma opção nas respostas para: "Vendido não, mas deve voltar ao Porto"? :-)
riskolas disse…
E alguém que sabe disse-me o seguinte:

- Bollatti é para se "fazer"...
- Luis Aguiar não presta...
- Lucho... n te preocupes... vem outro...
- Di Maria é craque e era objectivo para daqui a um ano...
- Fernando é muito bom...
-Leandro Lima é show de bola...

Não revelo a fonte mas há poucos melhor colocados para revelar isto...

Perdoa-me fonte...
Taqui disse…
Hmmm estas sao as tais noticias de "filho de pai incógnito" mas explica-me o Bollati é "para se fazer" jogador? ou para se fazer dinheiro?
policy10 disse…
ja tinha saudade das fontes do braga...

a fonte "atirar barro à parede!!!"

ps: faz um blog com essas infos... dps vemos o q bate certo...
riskolas disse…
Pah, creio que é para se fazer como jogador... precisa de tempo... obviamente que caso cresça pode fazer dinheiro também... legitimamente...
Quanto à credibilidade da fonte não se trata de ninguém primo do tio do amigo do sobrinho do avô da mãe do filho da tia da irmã da vizinha da prima da tia do avô da neta da mãe do sobrinho daquele gajo que não me lembro de onde é...
Trata-se de alguém que faz parte da organização... Agora, se me disse as coisas na tanga ou a sério, isso já não sei... Estes tipos não gostam de falar daquilo que nos prende enquanto apaixonados pelo clube...

Já agora, não perdi muito tempo com o torneio de Roterdão mas retive algumas notas:
- Nuno finalmente revelou-se...
- Leandrinho parte tudo...
- Tarik, o que fazer????
- Lino? Muito fraco a defender...
- Quaresma, está muito forte...

Abraços...
prata disse…
Achei o jogo com o Feyenord quase tão fraquinho e os Shangais... Mas mesmo assim, também ficarm umas notas:
- Leandrinho é obra mas passa muito tempo alheado do jogo...
- Kaz já jogou melhor mas ainda não satisfaz.
- Tarik continua a ser para dispensar, na minha opinião.
- Fucile é o meu jogador preferido do plantel! (a seguir ao Lucho...)
- Stepanov teve coisas boas e coisas más. A rever...
- Quaresma tá impressionante! Os lagartos que se cuidem...
prata disse…
Esqueci-me do bolatti... Continuo a achar que o seu raio de acção é maior que o do Paulo. Tou a gostar, mas para já não arriscava em dar-lhe a titularidade...
Anónimo disse…
Há uma ideia pre concebida que diz k o Tarik é para dispensar!Imaginemos que o Tarik é argentino e só agora chegou ao Porto!!Já tou a ver os comentários...epah aquele gajo é que joga..voltando à realidade..aquele gajo é marrokino e já foi dispensado uma vez apedar de nunca ter jogado mal!!
prata disse…
Artur...
Nunca ter jogado mal? Não será o contrário? Não será o marroquino que só jogou bem contra os mancos dos chineses e contra os ainda mais mancos do boavista? Está a anos de luz de qualquer outro extremo do plantel e a anos de luz de alguns dos miúdos que temos emprestados... Dispensado já! E, se possível, em definitivo!
Anónimo disse…
Eu só vejo no Porto dois extremos melhor que ele.Quaresma e Mariano não considerando o lisandro extremo.O Tarik no início da época marcou um ou dois golos e fez algumas assistências!Ainda por cima não inventa..vai para cima do adversário e cruza!!Eu nem vou comentar essa dos miudos esperando k n te estejas a referir ao Vieirinha e ao Ivanildo..o único que se safa é o Hélder Barbosa!!
Pispis disse…
E o Tarik fez a jogada para o primeiro golo do Porto na época 2006/07 contra o Leiria, portanto fez mais q o Alan q passou a época toda no Dragão :-)
Lamas disse…
Ó Artur???

O Tarik é o melhor ala a seguir ao Quaresma e ao Mariano???

Mas quê??? Por acaso há mais algum???
Taqui disse…
Quando o entendido do futebol (luis freitas lobo) diz que ele é duma cultura táctica acima da média,que nao ha mais nenhum extremo como ele no plantel o que dizer?!! Pra mim bem pode lá ficar,não vai jogar e não! Agora uma coisa é certa,reparem na alegria dele,na motivação e vontade de fazer as coisas bem.. já ta? Pois agora comparem-na com a do Mariano. Joga muito mais é indiscutivel, mas falhar isolado e ficar com cara de que nao se passou nada hmmmm espero que seja só má impressao minha...
Abraço
prata disse…
Por acaso, essa jogada do mariano também me irritou imenso...
Mas o Tarik é fraco... Para se jogar no FCPorto que eu idealizo não basta querer, é preciso ter condições técnicas para isso... Que o diga o Ricardo Costa...