O fantasma do Natal

Na era pós-mourinho é a 3ª vez que o nosso FCPorto está nesta situação de abaixamento de forma após o Natal. Como me recuso a acreditar em fantasmas, começo logo a reflectir sobre as causas deste marasmo em que a equipa caiu. Logo vejo que nada tem a ver com o que sucedeu nas épocas anteriores. Há dois anos, Fernandez foi despedido nesta altura após uma derrota em casa com o Braga do nosso Professor Jesualdo. No ano passado, perdemos com o Estrela na Amadora e o Co Adrianse tremeu de tal forma que mudou a táctica para o atípico 3-4-3 e, por exemplo, Diego nunca mais jogou.

Ora no primeiro caso, era óbvio que aquele era um dos planteis mais desequilibrados da história recente do FCPorto. Na altura ficamos sem mais dois heróis de Gelsenkirchen Carlos Alberto e Derlei e o único reforço que se viria a confirmar útil foi mesmo o Ibson. Recordo também que nessa altura a comissão disciplinar atacava em força com os sumaríssimos e como tal, parece-me agora miraculoso o segundo lugar conseguido nesse ano e só o péssimo futebol do Trapatoni ajudou a disfarçar o nossa péssima época a todos os níveis. (nesse ano houve também os factores carolina e claque)
Quanto à época passada, o treinador era Adrianse e com isto está tudo dito. Cada vez mais estou convencido de que o talento individual e o espírito de equipa dos nossos jogadores valeu por si apesar do insano ditador que os treinava. Queria vê-lo a experimentar o 3-4-3 com o Ricardo Costa ou com o Bruno Alves. Se tivesse lesões e castigos como teve este ano o Jesualdo…
Este ano è diferente. O futebol do FCPorto até Dezembro veio sempre em crescendo. Voltamos finalmente a ter boas prestações na Europa. Tínhamos um onze estabilizado e até os jogadores que tardaram a ganhar forma começaram a render ao seu nível. Estou-me a lembra de Lucho, Lisandro, Paulo Assunção e do próprio Quaresma. Jogadores outrora controversos como Bosingwa, Postiga e Bruno Alves estão a realizar as suas melhores épocas de sempre. Então o que se passa? A minha opinião é que o plantel apesar de equilibrado, não tem nalgumas posições segundas escolhas à altura. Refiro-me particularmente à posição de defesa central e aos extremos. Na posição de defesa central é óbvio que Ricardo Costa não tem qualidade suficiente. Estando Pedro Emanuel no estaleiro, a 3ª opção este ano tem de ser João Paulo e no defeso temos claramente que ir ao mercado. Quanto aos extremos, Alan não tem qualidade e Vieirinha ou não tem maturidade ou não tem o que é preciso para jogar num clube desta dimensão. Recomendo que ambos sejam dispensados. O Vieirinha precisa de rodar e o Alan tem de ir de vez. Nesta posição não é liquido que necessitemos de ir ao mercado visto termos boas opções nos miúdos que temos emprestado nomeadamente o Ivanildo e sobretudo o Hélder Barbosa parecem-me melhores opções que as actuais. No entanto, relembro que o Professor pouco teve a ver com a construção deste plantel e que o a situação actual do futebol recomenda apenas pequenos retoques no mercado de Inverno. Isto porque nesta altura os preços estão inflacionadíssimos.
Resumindo, tenho toda a confiança no Professor para resolver esta pequena crise de resultados mas no entanto, deixo um pequeno reparo. Parece-me claro que Professor tem de olhar mais aprofundadamente para a nossa construção de jogo ofensivo. Sem Quaresma e sem Anderson, parece-me óbvio que temos de jogar com outro tipo de médios. Estou-me a lembrar de Jorginho e sobretudo de Ibson, mas para jogarem de início.

Comentários

riskolas disse…
Não estou tão optimista como tu. Em 2006 estava... hoje, não!
Falando dos extremos, o Ivanildo tem de comer muito arroz para aguentar dias com nortadas... o hélder barbosa não é nesta fase (e na minha opinião não será nunca) melhor que o vieirinha que precisa, de facto, de rodar na 1ª liga, de modo a ganhar tarimba de 1ª liga.

Quanto ao professor, surpreendeu-me na Champions. Tudo o resto era previsivel. Aliás, o FCP está a jogar como o Braga jogava o ano passado... ou seja, nadinha! O braga na época passada só "jogava à bola" nas 2as partes ou quando se apanhava a perder...

Mas o pior, na minha óptica, é a postura "à la mourinho" que ele está a adoptar! E todos nós sabemos que Mourinho só há um... Ele e mais nenhum!

P.S. Como pôde o prof esperar 1 hora para mexer na equipa!!?!?!?!?!?!?
Pispis disse…
Mas, Prata, os jogadores não quiseram nada com akela merda, nada! Isso é que me deixa revoltado... O Vieirinha teve oportunidade de jogar e o que é que ele faz? Arrasta-se pelo jogo como um pastelão a debitar estilo para as bancadas... R. Costa, o que é akilo?
Só o Lisandro e o Bosingwa é que demonstraram querer e crer, pode ter calhado mal, mas ao menos tiveram atitude...

Tirar o Mareque para meter o B. Alves a defesa-esquerdo??? Que tal tirar o R. Costa?!?!? Meter o Alan para o Lisandro ir para o meio e passado 5 minutos (5 MINUTOS!!!) mete o Sokota para o Lisandro ir para a ala outra vez?!?!? Estamos a brincar?

Últimos 4 jogos, 3 não marcamos golos... Enganaste bem Postiga, enganaste...
prata disse…
Só falei dos problemas de fundo.

É óbvio que o professor mexeu mal do banco. Para mim o Ibson entraria logo ao intervalo. 3 defesa com Ricardo Costa ao meio é suicídio. Entre o Paulo e o Raul só punha 1 no 11 inicial. O Postiga parece estar de volta aos velhos tempos...

Mas penso que este jogo deu para ver todas as nossas debilidades e mais algumas e que algo tão mau não se deve repetir.

Relembro a vergonha que estão a ser as nossas arbitragens e as ausências todas que temos. Que seria do Manchester se o Ronaldo e o Ferdinand não jogassem um jogo. Nem eles têm soluções de banco à altura. Isto já para nem falar do Chelsea sem Terry e do Barcelona sem Ronaldinho neste fim-de-semana.
bLuE bOy disse…
Amigo Portista... preciso de te enviar uma coisa por email.
Contacta-me via email:
blogdoblueboy@gmail.com
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
lucho disse…
Estou preocupado mas th esperança q aquele grupo de campeões dê a volta à situação. Vamos ter fé. Força Porto!! Força Lucho!