Últimos sinais


Na próxima semana teremos a única interrupção numa longuíssima pré-época que nos calhou. Todos nos lembramos que tivemos uma longa pré-época com Mourinho, que resultou no maior ciclo de vitórias do clube, mas neste momento, ninguém ousa fazer paralelismos. Pelo contrário, há paralelismos com épocas mais amargas. Há uns tempos, muitos gozaram com Vitor Baía por confundir Peseiro com Couceiro. Continua a ser motivo de troça mas, nesta altura, começámos a ver mais parecenças, do que a mera rima que traiu Baía. Nessa altura, depois de várias humilhações como uma derrota por 0-4 , em casa com o Nacional, poucos viam Couceiro com capacidade de preparar a equipa para a época seguinte, e acontece o mesmo com Peseiro. Não lhe reconheço capacidade para desenhar e executar uma época vencedora, partindo deste 'estado de coisas'. Poucos reconhecem, independentemente do que se fizer na próxima semana. 

O jogo com o Boavista trouxe pouco. Foi uma exibição fraca na primeira parte e melhor na segunda. Não trouxe grandes pistas para o onze da final da taça, mas sobram alguns sinais para a próxima época:
- Na lista de vendas deveremos ter Aboubakar, Hector Herrera, Brahimi ou Corona e Martins Indi.
- Na lista de dispensados deveremos ter Jose Angel, Bueno, Marega e Suk a que se devem juntar uma serie de retornados sem grande utilidade, como Ghilas, Adrian Lopez, etc..
- André André deverá começar a época numa situação pouco melhor do que na época passada, em termos do seu papel na equipa. Teve uns meses bons, mas voltou muito abaixo. De tal forma, que ninguém estranhará a sua ausência dos convocados para o Europeu.
- Layun deverá ser comprado em definitivo, mas este esquema de jogo não protege a equipa para o facto de Maxi e Layun se comportarem mais como alas, do que como defesas e esse é claramente um problema a atacar.
- André Silva marcou finalmente e todos sabemos como isso foi importante. Por muito que ele jogue bem, sem golos, candidatava-se mais facilmente a jogar emprestado, do que no plantel principal. Reparem que Aboubakar arrancou muito bem, mas perdeu-se quando se foram os golos.
- Terá que ser tomada uma decisão técnica clara quanto a Danilo e Ruben Neves. Eu continuo a achar que Ruben é a solução para grande parte dos problemas de construção ofensiva da equipa. Por muito que não consiga provar que Danilo jogue mal. Antes pelo contrário! Ruben dá muito mais à equipa porque, o que falta ao nosso meio-campo, não é músculo. Falta criatividade!
- Casillas deve ficar, mas haveria alguém incomodado se ele fosse embora? É interessante fazer esta sondagem e são poucos os que se importam. Não deixa de ser estranho visto que é, de longe, o jogador mais bem pago do plantel.

Curioso para perceber quem estará no onze da proxima semana, nomeadamente, se André Silva vai ser titular. Venha daí um título! Estamos mesmo a precisar.

Comentários

pancas disse…
Prata,
Para provar que o Danilo joga mal basta olhar para varios dos golos e oportunidades que os nossos adversarios criam - o Danilo esta sempre MIA do seu papel de proteger a zona a frente dos centrais. Normalmente porque recua a passo e outras vezes porque simplesmente esta mal posicionado. Bem melhor a central que a trinco...
Ele vale muito pelo fisico e pela "alma" mas um futebolista e feito mais de tecnica e posicionamente e ele nao tem muito disso.
prata disse…
Concordo com tudo menos com a parte de ele ser melhor a central. Acho que tem sido um central bem fraco. Mas não será difícil encontrar no Dragão imensa gente que discorda...
pancas disse…
Eu nao digo que ele seja um excelente central - apenas melhor do que a trinco, o que nao e dizer muito!
Acho que a central, o seu fisico e jogo aereo continuam a ser bem utilizados, mas ha menos problemas em recuar (ele ja esta na ultima linha) e menos expectativa de posicionamento ou passe.

Espero que ele marque uns golos de cabeca no Euro e que saia numa venda milionaria.
Mirone disse…
Alguém consegue explicar esta última contratação do Zé Manuel (?) ao Boavista?
Pelo que dizem é um contrato de 5 épocas (!) sendo que o jogador irá pelo menos realizar a pré-época. Contratar um jogador para jogar pelo menos a pré-época? Cheira um bocado a Marega.
orodas disse…
Danilo é pior que Rúben? Não mandem mais vinho para essa mesa...Rúben neves fez uma épica fraca: está lento na decisão ofensiva...e sem qualquer capacidade de rspita física na defensiva. E vão atacar o jogador que após a saída por motivos físicos do André André foi o único capaz de manter algum rigor: era impossível fazer de trinco central e número oito tudo ao mesmo tempo quando o resto da equipa não ajuda. Se é esta a visão dos adeptos sobre alguns jogadores não se pode criticar as péssimas opções da sad.
prata disse…
Não sofro por antecipação. Só me preocupo com essa quando for oficial.
Anónimo disse…
Hector Herrera é o nosso capitão e um dos nossos melhores jogadores, assim como Brahimi pelo que não podem ser vendidos. O Danilo é para mim o nosso melhor jogador e só o trocava pelo regresso do Fernando. O Porto que venda os excedentários e mais alguns mete nojo como o Aboubakar e que se veja livre de Varelas, Maregas e Suks.

Artur
Anónimo disse…
concordo inteiramente em relação ao Danilo; o problema dele é que a equipa acaba por jogar muito mal com ele em campo, mesmo quando para muitos ele pessoalmente parece jogar bem (mas sinceramente, também não sei onde vão buscar isso). precisamente como neste jogo, uma primeira parte miserável (um meio campo a não conseguir estancar o jogo ofensivo deste Boavista... alô?!?) e uma segunda bem melhor, tanto defensiva- como ofensivamente...

não quer necessariamente dizer que o Danilo não podia ser útil num contexto diferente (jogando juntamente com André André e Herrera não é tudo culpa dele, digamos), mas não me acredito muito (e de qq forma não há um Deco no plantel...)
-- tom
Lamas disse…
André Silva tem de ser titular na final da Taça ou então "andamos a brincar" estes últimos jogos... se não for é uma incoerência total...

Quanto a Casillas, penso que não há plano B... julgo que Helton termina contrato e não deve renovar... digo eu sem dados e sem ter pesquisado nada sobre isso... e Casillas apesar de bem pago também trás algo mais além da parte desportiva que relativiza um bocado a questão do preço pago, falando apenas em termos económicos...